Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018





PSD exige debate público 
sobre o encerramento 
da Rua Fernão Ornelas

O PSD não vai permitir que a Câmara Municipal do Funchal continue a agir pelas costas dos cidadãos. O deputado municipal, João Paulo Marques falava hoje na Reunião da Assembleia Municipal, exemplificando com o encerramento da Rua Fernão Ornelas.
“O PSD irá propor que esta Assembleia Municipal realize um debate público sobre o encerramento da Rua Fernão de Ornelas e sobre todo o plano de mobilidade da cidade do Funchal”, disse o autarca.
João Paulo defendeu um debate público que leve àquela Assembleia não só especialistas na matéria, mas principalmente, que permita a todos aqueles que serão afetados pelo encerramento terem uma palavra a dizer, nomeadamente os residentes, os comerciantes e os trabalhadores.
“Não há política urbana sem a participação daqueles que serão os seus destinatários finais” sublinhou, alertando que quanto mais participada for a discussão pública, mais justas serão as decisões tomadas, uma vez que serão mais próximas do que os cidadãos querem e precisam.
Para o deputado social-democrata o encerramento daquela rua é uma decisão marcante para o futuro da Cidade, até porque a Fernão Ornelas é parte da história e da identidade do Funchal, cuja “memória é importante cuidar.”
“É da identidade do Funchal, que esta Câmara não tem cuidado”, continuando a querer fechar ruas “sem ouvir quem nelas trabalha, sem ouvir quem nelas vive”, alerto o deputado social-democrata.
Lembrando que a gestão “irresponsável e atabalhoada” deste dossier começou em 2016 quando a Autarquia anunciou que iria encerrar a Fernão Ornelas para, após receber um abaixo-assinado de moradores e comerciantes, voltar atrás, a Câmara agora em 2018 com a mesma “teimosia”.
E se em 2016 a Câmara Municipal utilizou a terminologia “encerramento”, em 2018 utiliza a palavra “reabilitação”, sempre com o mesmo objetivo: fechar a Rua Fernão de Ornelas sem ouvir os cidadãos, os comerciantes, os trabalhadores, os residentes.
“Está visto que a Câmara não quer fazer esse debate” e “quer decidir sozinha o futuro dos negócios e das dezenas dos postos de trabalho da Rua Fernão Ornelas”, notou, garantindo que o PSD não irá permitir que isso aconteça.
“Não vamos permitir que o futuro do Funchal seja decidido nas costas de quem vive e de quem trabalha na Cidade”. 
Texto PSD

12 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá encerrar aquilo e transformar a Rua Fernão de Ornelas na nossa Rua Augusta para bem de todos.
Aliás todo aquele arruamento desde o Banco de Portugal a Rua Fernão Ornelas deveria ser encerrado com exceção das transversais. Não se compreende a circulação junto a Catedral quando existem outras alternativas.

Anónimo disse...

Para certas medidas a bem da maioria da população não há que haver mais estudos.. mais estudadinhos e depois outros estudos só para perpetuar no tempo... já conhecemos este lema do PSD atual que é o deixa andar... ver as vias rápidas. A Camara foi eleita recentemente e teve a maioria do voto que é para decidir e então no final do mandato veremos se decidiu bem ou mal.

Anónimo disse...

O Funchal não tem capacidade de escoamento de trânsito para se dar ao luxo de encerrar vias principais.
Isso já foi demonstrado num estudo encomendado pela câmara há muitos anos. Devem ter deitado fora.
O resto são teorias para inglês ver.

Anónimo disse...

Vamos lá acabar com esplanadas na via pública.

Anónimo disse...

Não tenho nada contra o encerramento de ruas ao trânsito, desde que não sejam transformadas em locais de comércio desordenado.

Existem ruas onde os peões conseguiam circular melhor quando estavam abertas ao transito do que agora, onde para passar só em fila indiana e esperando que não venha ninguém em sentido contrario.

Reparem nessa mesma Fernão Ornelas que em principio encerraram uma fila de transito para facilitar os peões, colocaram lá esplanadas e no fim o espaço para peões ainda ficou mais reduzido que antes.

Outros belos exemplos, a rua das Murças..., a zona Velha nem vale a pena falar, antes rezar para nunca acontecer algum problema grave onde seja necessário viaturas de socorro.

Anónimo disse...

em termos de MOBILIDADE a CMF tem atualmente os mais conceituados especialistas a nível mundial... veja-se a "plantação" de LOMBAS ... KISS AND RIDE ...BIKE BOX. Consta que de todo mundo chegam charters transportando gente que aqui vem colher ensinamentos das nossos génios em mobilidade.

Anónimo disse...

Chamem o Canha para meter na ordem o Funchal... fecham as ruas para meter mais esplanadas que ainda é pior.

Anónimo disse...

quem nunca passou a faze de andar de camionete é que acha que fechar tudo é a solução

Anónimo disse...

Como é bom passar uns aninhos na oposição. Com que então quando o PSD e a Rubina estavam a frente na Camara fecharam ruas a torto e a direito sem fazerem coloquios e veem agora clamar. As viaturas que por lá passam tem outra alternativa e só andam lá a passear há que dar dignidade aquela zona nobre do Funchal dando mais vida e proceder ao seu encerramento transformando aquilo num ex-libris da Cidade. Lógico que a noite e ao fim de semana tudo se apaga como acontece nas grandes cidades onde há remedio para tal.
Encerramento em frente e transformar aquilo como diziam anteriormente na Rua Augusta Funchalense e então posteriormente com a reconstrução da Companhia Insular de Moinhos transformando aquilo numa Galeria Comercial ficará 5 estrelas.

Anónimo disse...

quando é para não fazer/evoluir fazem comissões e estudos , esqueçam , perguntem ao pestana aos trindade se fazem grupos de estudo e comissões ,
os empresários investem e não andam como estas bestas em comissões e estudos...é para fechar e melhorar força

Anónimo disse...

Estes Renovadinhos do PSD só querem estudos e mais estudos e nada fazem. Está no seu ADN este tipo de deixar andar.
Agora vejam como se faz vocês estiveram lá dezenas de anos e não fizeram nada semelhante foi por isso que votei na mudança e estou satisfeito. Os louros tem de ser dados a quem faz e a quem produz.

Anónimo disse...

Optimo. Linda Medida vai ficar espetacular também tenho carro e passo por lá para ver os rabiotes. Um Bem Haja ao Cafofo e a sua Equipa. Rubina ve como se faz.
Agora é fechar desde o Banco Portugal até ao Bazar do Povo.