Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018




Montado no fim do verão, um passadiço de 80 mil euros que o mar vai levar no Inverno


“O ex vereador da Câmara Municipal do Funchal, Edgar Silva, foi o porta-voz de uma iniciativa levada a efeito esta manhã, pela Coligação Funchal Forte, na Praia Formosa. Sobre o novo passadiço a nascente, o candidato referiu que “é uma loucura e um despesismo gastar-se 75 mil euros num passadiço que o mar vai levar na próxima levadia. A nossa equipa quando estava na Câmara fez esta estrutura com madeira de árvores abatidas por causa dos incêndios no Parque Ecológico, e nem chegou aos 5 mil euros, e durou dois invernos”.


Gil Canha

Foi assim que alertamos os nossos cidadãos para o despesismo tresloucado da gestão camarária de Paulo Cafofo, nas últimas eleições autárquicas, as quais fui o cabeça de lista derrotado. Na altura, solicitamos ao sr. Arquiteto Elias Homem de Gouveia que nos arranjasse madeira-de-cedro, que tinha sido parcialmente ardida num incêndio no Parque Ecológico da CMF, e com esse belo tabuado e com a ajuda do Grupo Pestana, construímos um passadiço ao longo da praia que era ligado à saída do túnel que vem do Doca do Cavacas, por uma ponte da mesma madeira. Como sabíamos que o mar galgava essa zona nos invernos, utilizamos na construção desse passadiço, um material barato, ecológico e funcional, e que foi percorrido por milhares de munícipes e turistas, durante quase três anos.

O ano passado, o sr. Presidente Paulo Cafôfo, juntamente com o seu mago das finanças resolveram pegar no dinheiro camarário e lançá-lo candidamente ao mar, como quem lança confettis. E não contentes, ainda gastaram um dinheirão no Diário de Mr. Blandy, a propagandear esta caríssima obra que Neptuno levou esta semana nos seus queridos braços.  
Como não gostamos que nos tomem por burros e mesmo sabendo que a viloada adora ser enganada, este verão,  fomos lá denunciar e chamar a atenção para mais esta caríssima obra cafofiana engana-vilões, mas, infelizmente, o nosso inteligentíssimo eleitorado optou pela caveira sorridente. Por isso, caros munícipes... toca a pagar impostos para os cafofianos torrarem nestas magnânimas obras de engenharia marítima.  
Infelizmente, andamos anos e anos a avisar que a faixa costeira é uma zona de risco, que até os holandeses e americanos já iniciaram há mais de 20 anos o recuo estratégico e planeado da zona costeira, porque sabem que o avanço do mar (movimento transgressivo) é irreversível. E eles, que são ricos, já não permitem a artificialização e ocupação humana das zonas costeiras, exceto instalações vitais. E nós aqui na Madeira, sempre com a mania que somos espertos, andamos a gastar milhares de euros em restaurantes, cafés, promenades, complexos balneares construídos em cima do calhau e sem qualquer sustentabilidade financeira, que o mar vai destruindo sempre que lhe dá na gana.
Mas pronto! Se calhar o Cafôfo quer imitar o sr. Alberto João, que um dia se vangloriou que iria desafiar o mar. Mas bem longe... lá para os lados da Pena e do Quebra-Costas.  

31 comentários:

Anónimo disse...

Olha o Movimento do Autocarro que nem chegou a encher o mesmo aqui a opiniar. Não sabem o que o Povo Funchalense vos deu em Outubro não representam ninguem.
Depois de sair a lotaria eu também acerto nos números.

SIA disse...

Em pleno periodo eleitoral Cafofo ia fazer um passadiço de madeira? estamos mesmo a ver.
teria que ser alguma coisa que justifique a televisao e uma pagina no DN, como veio a acontecer.
Dinheiro não falta, até ja há para ai um incentivo para os consumidores de água pagarem a horas.
Tambem é preciso pagar a secretaria do Vereador medico, que por coincidencia é a sua namorada e por coincidencja é irmã do vice-presidente Miguel Gouveia
Em 3 meses já aprendeu a fazer aquilo que combate. E acusam os anteriores vereadores e o Governo de meterem os amigos?
Mas grave é esta senhora mandar como se foose Vereadora eleita sobre as chefias.
Vejam tambem o que estão a fazer na porta de acesso aos serviços na Câmara. Uma barreira para que nenhum municipe possa acedr á Câmara, só identificado é que sobe. Nunca isso aconteceu depois do 25 de abril.
A intensão é afastar as pessoas ao contrario do que andam sempre a repetir.
Vão lá e vejam.
Coitados dos pobres.

Anónimo disse...

O Cafofo fez com o DN um estardalhaço com este passadiço que o mar levou, e o tipo hoje apareceu na RTP/Madeira de colete a dizer que retirou o material e desarmou o passadiço quando as imagens da televisão mostram ao contrário. Mesmo a gente a ver a armação destruída, o Prof. Mentiras arria mala.

Anónimo disse...

Mas isto não é crime?!.. Lançam ao mar o nosso dinheirinho e não lhes acontece nada?

Anónimo disse...

Estes ainda mantem a coligacao ?????
estes querem e palco mediatico.

Anónimo disse...

O Prof. Mentiras mais o Cantor e o Miguel-dá-emprego-à-família deviam ser todos levados pelo mar. Não se perdia nada senão um pouco de poluição marítima.

Anónimo disse...

Lembro-me de ver o enfermeiro Edgar a falar disto na televisão, uma vergonha este Cafofo.

Anónimo disse...

Antes o povo estava com o Jardim e as elites contra, agora o povo está com o Cafofo e as elites contra. O Cafofo como o Alberto só atraem vilões

Anónimo disse...

Levados pelo mar??? Que tristeza de comentario. sempre a minha catequista com os seus 80 anos dizia quem deseja mal ao seu vizinho o seu vem a caminho.
De que planeta vieste? Marte?

Anónimo disse...

Lembro-me bem do passadiço em madeira que o Gil Canha refere que aguentou vários anos. Passei por ele centenas de vezes. Este passadiço nem aguentou meia dúzia de meses. Não é de pedir responsabilidades ao Senhor Cafofo? Gastou mais de 100 mil euros apenas para fotografia!

Anónimo disse...

Que diferença para a ETAR feita pelo Governo/ARM em Camara de Lobos que aguentou a fúria dos mares!

O cais ao lado partiu-se, o passadiço para praia do Vigário ao lado não aguentou. Mas a ETAR ficou intacta.

O Diário de Notícias, pasquim que leva ao colo Cafofo, deu mais destaque a inauguração do passadiço na praia formosa que à ETAR pese este ser uma obra muito mais importante para a população.

Claro que agora deve esconder a destruição do passadiço e já teria lugar na primeira página se a ETAR tivesse vindo abaixo.

Anónimo disse...

Se fosse só este passadiço que o mar levou! No verão foi de grande serventia, mas que sirva de lição.Os senhores para completar o trabalho, que mostrem tudo o que o mar levou esta semana.A marina da Calheta lá foi. Câmara de lobos foi coisa nunca vista.E há mais, infelizmente muito mais. Prestem ao povo um serviço completo. Assim não vale e o povo não dá troco, como se viu nas últimas eleições.

Anónimo disse...

É só mamar.despesismo no seu melhor. Quando for feita uma sindicância à Câmara vai-se saber o verdadeiro estado das contas municipais. Ainda acabam todos presos.

Anónimo disse...

Do planeta da puta que te pariu

Anónimo disse...

Os cafofianos não têm emenda andaram anos a dizer que iam mudar isto, afinal fazem pior que os PÊpedês, a gente faz uma crÍtica a eles e eles dizem que a Calheta e Câmara de lobos também o temporal fez das suas. MAS SUAS BESTAS VOCES NÃO DISSERAM QUE IAM ACABAR COM OS VELHOS VÍCIOS E COMPADRIOS?

Anónimo disse...

No passadisso que o mar levou devia ir todos os raposas peladas desta terra e o cachorro/povo ficava sem pulgas.

Anónimo disse...

80 mil vamos indo,boa parte dessa verba e para dar ao DN para publicidade

Anónimo disse...

Ainda há quem acredite que essa pasadiça custou 80 mil ? PS e bom em desvios de verbas este não é diferente. Viva jpp

Anónimo disse...

Os Soisas que paguem o passadiço.
Não foi os Soisas que manipularam uns pseudo trabalhadores da Quinta do Lorde, oriundos do caniçal e Machico e outros infiltrados, com a mão invisível do Profe Mentiras,(ditador) que encostaram o Dr. Gil Canha pela porta fora?
Todos serviram para arranjar votos ao Profe Mentiras, mas depois só ele quer mexer na panela para melhor lamber os beiços.
Quem diria que um simples aprendiz de história seria tão mentiroso e vazio, mas manipulador do nosso bom Povo.
Até da desgraça procuram tirar proveitos políticos e rebentar com o Destino Turístico da Madeira.
O DN e TV recebem balúrdios publicitários do Profe Mentiras e dosingénuos renovadinhos para promoverem o Turismo da Madeira, depois publicitam vídeos dos atrasados mentais que vivem de subsídeos de desempregos e outros para andarem a enxovalhar e rebentar com o Turismo da Madeira.
Façam como os Espanhóis e Canarianos.
Lá há sempre sol e boas temperaturas....
Não sejam parolos..seus burros

Anónimo disse...

Um passadiço de 80.000 euros que esteve montado 181 dias . Cambada de ignorantes .

Anónimo disse...

O Cafofo é um clone do Jardim, só que mais para o bur...o

Anónimo disse...

Gil, já estava preocupado consigo pois não tinha visto mais artigos seus. Não desista, já que nos roubam não nos tirem a vontade de rir.......

Anónimo disse...

Este Gil é mesmo mau, trata o povo por viloada. O povo é inteligente e sabe bem escolher os seus representantes. É um povo superior, para mim basta!

Anónimo disse...

O que é ridículo é ter que ser montado um passadiço. Se nesta terra fosse respeitado o afastamento de 50 m ao mar, que é do domínio público marítimo, não era preciso montar uma geringonça dessas em cima do calhau.

Os proprietários desses hotéis e quem os autorizou que paguem agora para reconstruir a serventia junto ao mar. Era o que faltava estar sempre o erário público a assumir esses custos.

Anónimo disse...

Não percebo tanta coisa por causa de um investimento que 80.000€ que correu mal.
Vejam o que o mar fez a vários pontões e marinas por toda a costa Sul. E esses sim, são investimentos de dezenas de milhões. Em comparação, estes 80.000€ são apenas uma gota.. Pensem antes de colocar as preferências políticas acima da inteligência...

Anónimo disse...

Os empreiteiros do regime, mais conhecidos pela "máfia no bom sentido" já estão a esfregar as mãos de contentes com mais esta bênção da natureza, para encher os bolsos! A viloada paga e não bufa!

Anónimo disse...

Numa zona turística a CMF iria colocar calhau, ou fazer em betão para encher os bolsos de construtores, falidos, que constroem casa que violem o PDM, em cima de túneis?
Haja paciência!
O passadiço, que o mar levou a estrutura, durante uma das maiores tempestades no mar dos últimos 15 anos, estava muito bem construindo, era o local onde muitos Madeirenses podiam passear. Segundo sei, pare da estrutura foi retirada. Nem respeito pelos trabalhadores da CMF e da frente Mar tem.
Bem, quem na noite eleitoral anda ao soco e pontapé... está tudo dito....

Anónimo disse...

Este anónimo das 19.31 parece ser o Iglésias porque não sabe que há cerca de quatro anos houve um temporal pior que este na zona costeira do funchal, e também é mentiroso como o Prof. Mentiras. As imagens da televisão mostram bem os restos d passadiço levado pelo mar e com o Prof. mentiras a mentir em frente dos nossos olhos.

Anónimo disse...

Cafofo chama o teu amigo Jardim, o tal que disseste que era um grande homem e queria-lhes pagar o livro, e vai com ele vigiar o mar e as vossas obras de m...da

Anónimo disse...

De risada este comentário...palco...Cafofo e companhia estão sempre em cima do DN...

Anónimo disse...

O seu conceito de lotaria está invertido...é que a ação de campanha o passadiço estava inteiro...seu burro...o autocarro estava cheio de meninas lindas...o resto é brincadeira...sim o movimento está activo...é agora uma tertulia anti...fofos