Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2019


KLAUSS FRIEDRICH VIVE NA ÁFRICA DO SUL 
- E SOLIDARIZA-SE COM O DIÁRIO


Jacinta Raquel Nunes



Diziam as más línguas que no antigo Jornal da Madeira, quando era para passar uma mensagem sem rosto, inventava-se "um cidadão" que desancava na oposição, no Diário, nos ingleses, no Sr. Silva, no bochechas, no Eanes. Ficou famoso um tal de Klauss Friederich  que enviara uma espontânea demonstração de solidariedade e admiração a Jardim, devido a uma inconveniência da Frau Merkel sobre os túneis da Madeira. Tudo más línguas, pois todos sabemos que as fontes naquele matutino eram rigorosas e tangíveis.
No Diário conhecido historicamente como independente e referência jornalística, começaram a despontar uns "cidadãos" nos últimos tempos. 

Campanha da CDU


Valorizar o trabalho e os trabalhadores
· 

·A Candidatura da CDU à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Madeira, realizou hoje uma reunião com dirigentes e activistas sindicais, para abordar a alteração da legislação laboral que uniu uma vez mais PS, PSD e CDS para penalizar quem vive da sua força de trabalho.
·A cabeça de lista, Herlanda Amado, proferiu a seguinte declaração:
·“A precariedade laboral, juntamente com as baixas remunerações, é hoje um dos factores que mais promove instabilidade laboral e potenciam a pobreza e a exclusão social.


LÍDER DA OPOSIÇÃO SEM PARTIDO



O PS apresentou uma candidatura à presidência do Governo Regional diferente do tudo o que era conhecido. Não foi o presidente do partido a candidatar-se, mas um independente. Muito desconforto, boicote ao porta-a-porta, contestação miudinha. O filme seguiu, com esta originalidade. Se tivesse ganho, perfeito. Mas não ganhou.  Para tornar a situação ainda mais estranha, o independente anuncia-se numa reunião dos novos deputados como coordenador político do PS Madeira. Deu a louca nos socialistas!


PSD-CDS: conversações de arrancar castanheiros

Decorre amanhã nova ronda das conversações em curso entre delegações do PSD e do CDS. Trata-se de dar novos passos a caminho da constituição do governo de coligados segundo acordo inspirado nos resultados de 22.
A reunião será outra vez no Hotel do Castanheiro.



CAFOFO 3.0


João Barreto

Depois de ter, intitulando-se independente, condicionado toda a política autárquica do Partido Socialista/Madeira para o Funchal, o Sr. Cafofo atingiu o segundo nível e passou a dominar a atuação política regional desse partido.
Cabe aqui perguntar se Paulo Cafofo, neste processo, atuou com completo domínio da sua vontade e estratégia próprias ou se foi, apenas, um fantoche dominado por alguns títeres atuando atrás das cortinas, quais sejam, o apparatchik Iglésias ou o handyman Victor.

PTP defendeu complemento de reforma e um passe gratuito 
para os antigos combatentes do Ultramar

Coelho pede aos eleitores que “não desperdicem” 
o voto nos partidos que não os defendem 


O cabeça de lista do PTP pelo círculo eleitoral da Madeira às eleições legislativas de 6 de outubro, José Manuel Coelho, defendeu hoje um complemento de reforma e um passe gratuito nos transportes públicos, para os antigos combatentes do Ultramar que defenderam a pátria.
“Eu sou antigo combatente, participei no 25 de Abril conquistamos a democracia política, mas ficou por conquistar a democracia económica, porque ainda existe desigualdade, discriminação e falta de oportunidades para todos os cidadãos”, disse o candidato.

CDS-M nas eleições nacionais



SARA MADALENA FALA DOS 'PASSES'
AOS ESTUDANTES DA UMa



"Aquilo que exigimos e reivindicamos é que o Passe Sub23 para os estudantes universitários da Região Autónoma da Madeira seja financiado pelo Estado como é no continente", declarou esta segunda-feira a candidata o CDS-PP à Assembleia da República, Sara Madalena, durante uma ação de campanha junto à porta da Universidade da Madeira (UMa).

JPP em campanha




LINA PEREIRA DEFENDE 
UM COMBATE EXAUSTIVO À CORRUPÇÃO


O Juntos pelo Povo (JPP) esteve numa ação de campanha junto à Praça do Povo onde abordou uma temática com elevada importância a nível nacional e que está relacionado com a corrupção existente em Portugal. “Infelizmente, o nosso país, é um dos mais corruptos da Europa.” 

Resistance is futile” – As eleições

“Resistance is futile” é a tentativa de impressão na alma dos cidadãos que  “Não vale a pena resistir”; “Não há alternativa à submissão”; “Eu quero, posso e mando”; “faças o que fizeres, tenhas o Mérito que tenhas, associes-te a quem te associares, a minha Vontade prevalecerá”. “Resistance is futile” é o que os Dominadores incutem nos Escravos.
Sobre esta técnica na vida normal do cidadão falei noutro sítio.

Agora falo em termos de eleições.



CAMPANHA ELEITORAL



Os três operacionais desenvolveram a sua actividade ontem na freguesia de Gaula e respeitaram o pedido de amigo Nuno Brás: ficaram à beira da igreja, mas não propriamente no adro. Pelo à-vontade do verdinho Élvio, nota-se que está a jogar em casa.

domingo, 29 de setembro de 2019

Eleições nacionais



PTP quer estacionamento gratuito no novo hospital da madeira e lança desafio ao CDS para ficar com a pasta da saúde no novo Governo


O cabeça de lista do PTP pelo círculo eleitoral da Madeira às eleições legislativas de 6 de outubro, José Manuel Coelho, apelou aos madeirenses que “não desperdicem” os seus votos nos PSD, PS e CDS, porque é necessário defender na Assembleia da República a construção de um novo hospital. Reforçando que o PTP precisa de 12 mil votos para eleger um deputado.

Bloco em campanha



Reforço das pensões para maior dignidade dos mais frágeis 


A campanha do Bloco de Esquerda deslocou-se à feira do Santo da Serra, Ernesto Ferraz, o primeiro candidato pela Madeira defendeu o reforço das pensões para maior dignidade nas condições de vida dos mais velhos.
Lembrou que a coligação PSD-CDS propunha-se cortar 600 milhões por ano e que o PS queria congelar 250 milhões nas pensões.

Acção política no Caniço



JPP DIZ SER FUNDAMENTAL REPENSAR
ESTRATÉGIAS NO SECTOR DO TURISMO


O Juntos pelo Povo (JPP) esteve numa atividade junto às unidades hoteleiras do Caniço de Baixo para salientar a importância do setor turístico para o equilíbrio da economia da Região e apontou algumas problemáticas que prejudicam o setor e que precisam de uma rápida resolução. 

Herlanda Amado no Santo da Serra


Valorizar os feirantes e os pequenos comerciantes 
na defesa da produção regional
·


       A candidatura da CDU à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral da Madeira, esteve hoje no mercado do Santo da Serra, numa acção de contacto com feirantes e pequenos produtores e comerciantes da localidade. No final da acção de campanha a cabeça de lista da CDU, Herlanda Amado, proferiu a seguinte declaração:

SARA MADALENA EM CAMPANHA
NO CONCELHO DE SANTA CRUZ


A candidata do CDS-PP Madeira à Assembleia da República disse este domingo, em Santa Cruz, que se o povo a eleger no próximo domingo para o Parlamento nacional irá centrar esforços para que a bancada parlamentar do seu partido obrigue o partido que ganhar as eleições "a consagrar já no próximo orçamento verbas para garantir que os madeirenses passam a pagar 86 euros e os estudantes 65 euros pela viagem aérea Funchal-Lisboa".

sábado, 28 de setembro de 2019

Campanha do CDS


SARA MADALENA EXORTA COSTA
A ACABAR COM A 'PUNIÇÃO' DOS JUROS
COBRADOS À MADEIRA


A candidata do CDS-PP à Assembleia da República disse este sábado que os juros que o Governo Central cobra à Madeira pelo empréstimo que o Estado concedeu à Região, em 2012, tem foros de "punição" de Lisboa contra o povo da Madeira e Porto Santo. "Serão esses juros punitivos?", interpelou a candidata, que deu a resposta: "Cremos que sim, e se eu for eleita para a Assembleia da República, tudo farei para sanar essa injustiça que, do nosso ponto de vista, é uma punição, tendo em conta a relação da autonomia com o Estado."


Bloco faz campanha a defender 
o serviço público de saúde




O Bloco quer o aumento do orçamento do serviço público de saúde, mas tem que ser acompanhado do reforço da capacidade de prestar cuidados (consultas, cirurgias ou meios de diagnóstico), mas também com novas respostas (em especial para a saúde mental e saúde oral, que não existem no serviço público). Precisamos mais profissionais de saúde de investir nas infraestruturas nos equipamentos necessários.


PTP quer reforma sem penalizações 
para quem tem 40 anos de serviço

Elsa Cravo: o povo tem de se fazer ouvir
na Assembleia da República


Elsa Mata candidata na lista do PTP às eleições à Assembleia da República, apelou hoje à população da Madeira que “abra os olhos” e que “vote em que lhe dá voz”.
Numa iniciativa política junto ao Mercado dos Lavradores, o PTP, prometeu defender reforma sem penalizações para quem tem 40 anos de descontos. “As pessoas são obrigadas a trabalhar até muito tarde, alguns com muitos problemas de saúde, enquanto os nossos jovens estão no desemprego”, lamentou.

Herlanda Amado (CDU) em campanha



EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS


A Candidatura da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira às Eleições da Assembleia da República promoveu ao longo desta manhã de sábado, na Freguesia do Caniçal, uma iniciativa política sobre a defesa dos serviços públicos.

Lina Pereira (JPP) em Machico



“São inadmissíveis os tempos de espera na Segurança Social” 


O Juntos pelo Povo (JPP) realizou uma atividade no concelho de Machico onde abordou uma problemática social que tem vindo a prejudicar as populações no que concerne à atribuição de pensões e reformas por parte da Segurança Social. 
Lina Pereira alertou para uma situação que tem vindo a agravar-se, principalmente desde 2014, e que se relaciona com a demora na analise dos pedidos de reforma e de pensões na Segurança Social. “Neste momento temos esperas que ascendem entre os dez e os dezasseis meses, isto é inadmissível. A própria Provedora da Justiça já se manifestou, em maio de 2019, referindo-se a esta situação, e cito, como “vexatória” e que conduz as pessoas ao desespero.” 

sexta-feira, 27 de setembro de 2019


VISITA SECRETA DA CMF A CAPETOWN
PARA CAMPANHA DE SANTOS SILVA?


Jacinta Raquel Nunes




O novel Presidente da Câmara do Funchal, está em visita secreta à África do Sul, onde chegou no início da tarde desta sexta-feira. Nada foi noticiado. 
Sonso Gouveia não vai sozinho. consigo leva os obrigatórios Ricardo Oliveira e José Câmara, não fosse o Diário a organizar a visita. Pergunta o leitor o porquê do secretismo? Talvez porque a visita visa fazer campanha eleitoral ao candidato do do PS pelo círculo fora da Europa, o Ministro Augusto Santos Silva, nº2 do Governo da República, como acusam as más línguas.  A ser assim, e como é a Câmara pagar aquilo que devia ser o PS (nacional) a pagar, o melhor é não fazer muito ruído. 

Campanha PTP




É preciso uma voz verdadeira e desprendida na AR


Que se deixe de "engonhar" construção do novo hospital 


O candidato do PTP às eleições legislativas da Madeira, Edgar Silva, apelou hoje em conferência de imprensa, que se deixe de “engonhar” a construção do novo hospital.
Para o PTP a construção da nova infraestrutura hospital é “urgente” e não pode ser motivo de “guerrilha política”. “Fazem disto uma brincadeira, quando já se gastou 5 milhões de euros na primeira fase do projeto”, referiu o candidato. Recordando que esta foi uma matéria considerada de interesse comum e que não deveria depender da cor política.

Campanha eleitoral do CDS


SARA MADALENA EM CÂMARA DE LOBOS E NA RIBEIRA BRAVA



A consagração de verbas comunitárias para a modernização e renovação da frota de pesca da Região Autónoma da Madeira, foi o tema central da campanha da candidata do CDS-PP Madeira à Assembleia da República, Sara Madalena.
A cabeça-de-lista pela Madeira contactou esta sexta-feira comerciantes e populares da Ribeira Brava e Câmara de Lobos, a quem foi explicando o trabalho que pretende realizar no Parlamento nacional em prol da Região, caso no próximo dia 6 de outubro as populações lhe concedam o número de votos suficientes para tomar assento na Assembleia da República.

Campanha CDU



EM DEFESA DOS NOSSOS MARES


A candidatura da CDU pelo Círculo da Madeira à Assembleia da República, desenvolveu uma acção de contacto no centro da Câmara de Lobos, para apresentar aquelas que são as linhas prioritárias de intervenção da Candidatura da CDU, na defesa do nosso património marítimo. A cabeça de lista da Candidatura da CDU, Herlanda Amado identificou as prioridades de intervenção nesta área tão sensível.

E o dinheirinho da cana?

A cana sacarina da última safra na Calheta já está a ser consumida como mel ou açúcar. Mas os produtores que passaram meses de canseiras não vêem a cor dos pagamentos a que têm evidentemente direito.
O engenho novo, mais à serra, não há maneira de se despachar.
O engenho velho, mais ao mar, vai fazendo uns pagamentos, mas por ordem alfabética dos produtores. Os Zeferinos e os Xavieres estão tramados.
Quando é que os dois engenhos pagam o que devem a quem trabalhou?

Santa Cruz inicia plano
de combate a perdas de água

A Câmara Municipal de Santa Cruz apresentou, ontem, na Casa do Povo de Gaula, a empreitada "Diminuição de Perdas no Sistema Distribuidor de Água Potável do Concelho de Santa Cruz - Zona Piloto de Gaula".
As obras terão início brevemente e constam da remodelação da rede de distribuição de água potável numa extensão de cinco quilómetros, com o objetivo de diminuir as perdas que ocorrem atualmente e que na zona a ser intervencionada são de cerca de 80%.

Mea Culpa
Sempre defendi que a lei deve ser interpretada de forma literal, e que quem viola a lei deve ser alvo de um procedimento e punido tal como a lei determina. Demonstrei por várias vezes que a Administração Pública e os Magistrados do Ministério Público interpretam de outra forma: As leis não devem ser interpretadas de forma literal.


Para desenjoar de tanta campanha eleitoral



ERC elabora guião humorístico

inspirada num desaguisado JPP/RTP



Diz o Lobo Mau ao pobre cordeirinho: que é isso de poluíres a água que estou bebendo? Responde o Cordeirinho: Desculpe lá, de facto fui eu, mas fi-lo sem querer, e a montante.
Sentencia o Lobo Mau: a tua sorte é que fizeste a porcaria mesmo a montante. Não te vou devorar porque reconheço a existência de um compromisso desadequado ao campo jornalístico/informativo e de difícil gestão à luz da imprevisibilidade da realidade.
Obrigado, sr. Lobo - suspira o Cordeirinho.
Remata o Lobo Mau: Não me adormeças. Estou aqui para trabalhar. Há coisas que não podem ser decretadas aprioristicamente, com regras estanques e geometrias imutáveis. Sabes lá o que é acompanhar a fluidez do quotidiano! Zarpa daqui e vê se adoptas uma orientação compatível com as águas cristalinas para a gente beber.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Eleições nacionais


Sara Madalena em campanha
no Norte da Madeira



Há comerciantes no Porto Moniz que ponderam encerrar portas durante os meses de inverno porque "a carga fiscal e a falta de actividades para atrair pessoas" ao concelho obrigam a "uma grande ginástica" para manter os pequenos negócio fora do período de verão.

A candidata do CDS-PP Madeira à Assembleia da República ouviu os desabafos dos comerciantes, tomou nota e não escondeu alguma preocupação com a solução avançada  pelos próprios pequenos empresários: "É fechar, assim não dá", sentenciam. "A Semana do Mar é pouco, o concelho tem de ter mais actividade durante os outros meses do ano", sugerem.

CDU contacta estudantes da UMa



Majoração ao financiamento do Ensino Superior Público 
para as Universidades das Regiões Autónoma


A candidatura da CDU pelo Círculo da Madeira à Assembleia da República, esteve ao longo desta manhã numa acção de contacto com os estudantes da Universidade da Madeira, onde a cabeça de lista, Herlanda Amado identificou as prioridades de intervenção para o Ensino Superior Público.

José Manuel Coelho diz que vai fazer muito barulho na Assembleia da República para acordar a consciência nacional 
As pessoas estão fartas de políticos aldrabões 



O cabeça de lista do PTP pelo círculo eleitoral da Madeira às eleições legislativas de 6 de outubro, José Manuel Coelho, apelou ao voto aos madeirenses para que o PTP os possa ajudar na Assembleia da República. "Eu acredito que as pessoas vão confiar no José Manuel Coelho, como fizeram noutras eleições, porque estão fartos de políticos aldrabões, vou fazer muito barulho na Assembleia da República para acordar a consciência nacional, para a pouca vergonha e discriminação das reformas de miséria dos nosso idosos", disse o candidato, com a promessa de mudar o paradigma da Assembleia da República de defesa dos grandes negócios.


CAFOFO PROMETEU QUE NÃO SERIA DEPUTADO 
- NOVA PROMESSA INCUMPRIDA


Jacinta Raquel Nunes



Pressionado pelo desespero de chegar ao pote, Cafôfo prometeu tudo. Além dos milhões de euros e das soluções mágicas, também prometeu que não ocuparia o lugar de deputado caso perdesse as eleições. Que a sua candidatura era à presidência do Governo. 
Surgem indicações da rua da Alfandega que nos dizem que Paulo Cafôfo vai mesmo sentar-se na Assembleia Regional depois de falhada à nascença a tentativa de fazer uma geringonça com o JPP, partido que o PS quis dizimar com uma notícia bombástica na TVI a 3 dias das eleições.


Originalidades da política madeirense


Até o eleitorado perdeu as eleições






 Os eleitores da Madeira votaram maioritariamente a favor da alteração de cores na governança da Madeira. Mas votaram mal. Se o objectivo era esse, então haveriam que dar maioria absoluta a um só partido da oposição, de modo a evitar os arranjos agora em curso que permitem (em princípio) deixar no arco do poder o agrupamento que pretendiam expulsar.



PSD - sem dar cavaco aos órgãos nem aos militantes





A queda de absoluto para relativo não é novidade. Resultado mais do que expectável. Se Jardim já estava em queda livre em 2013, a maioria absoluta de Albuquerque em 2015 foi por uma unha negra, as autárquicas de 2017 o que se viu e agora só podia ser o que aconteceu. Mas a maioria relativa não é derrota, é vitória - só que vitória relativa.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019



A Região precisa se libertar do César Madeirense 
(monopolista dos portos)



José Manuel Coelho apela a que os madeirenses 
tenham pena do seu bolso




O candidato à Assembleia da Republica do PTP fez hoje uma ação de campanha para alertar aos madeirenses para o alto custo de vida da Região, em consequência do monopólio do setor portuário.
Em tom irônico, José Manuel Coelho, alertou para "o tributo" que os madeirenses têm de pagar ao "imperador César Madeirense, o monopolista dos portos", pelo excessivo valor cobrado pelo transporte, de carga e descarga de mercadorias no porto do Caniçal.

Eleições nacionais


Sara Madalena diz que madeirenses
estão acima de tudo


A candidata do CDS-PP Madeira lembrou as duas vezes em que o líder regional do partido, Rui Barreto, votou contra o Orçamento de Estado na Assembleia da República por "ser prejudicial aos interesses dos madeirenses", uma atitude que Sara Madalena prometer "repetir com toda a coragem", se vier a ser necessário, porque "os madeirenses estão acima de tudo".

Outro 'caroço' na hipotética regedoria de direita

Alguns social-democratas da área oficialista do partido lembraram-se agora que a vida da hipotética maioria direitista no parlamento estará em perigo num grau superior ao imaginado até agora.
O problema é este: se José Manuel Rodrigues resolve manter o seu desejo de viabilizar uma maioria parlamentar encabeçada pelo PS, com Verdinhos no papel de reboque, como será com o centrista Mário Pereira outra vez na casa de loucos?

JPP a falar com o PS e o PSD:
para já, "conversas da treta"


O JPP continua no olho do furacão político desencadeado pelos resultados 'empatas' de domingo passado. Assim como os outros minoritários CDS e CDU estão 'na berra'.
Ontem, os Verdinhos de Santa Cruz aceitaram o convite para um 'chazinho' com os socialistas e também - em separado, está bom de ver - com os social-democratas.
Encontro com o PSD para quê, se Élvio Sousa já afiançou que por aquele lado não há negociação de governo? 

E perguntas a Cafôfo?


João José Abreu

O diretor do DN tem agora uma nova missão. A propaganda descarada feita ao PS nos últimos anos não deu o resultado ambicionado, por isso toca agora a encetar uma diabolização da vitória do PSD nas “regionais”. Quem lê o diário, uma instituição que deveria fazer respeitar os seus mais de 140 anos de existência, fica com a ideia de que o PSD perdeu as eleições.



NINGUÉM TELEFONA AO PROFESSOR





Gil Canha

Dizem que o homem meteu uma chaleira ao lume, para fazer chá, e no meio dos sucessivos apitos da água fervente, vai aguardando ansiosamente pela resposta dos partidos da oposição ao seu repto de formar um governo alternativo ao PSD. No fundo, nem o Iglésias, nem o Caldeira, nem mesmo o desgraçado do Porto Moniz, têm coragem para lhe dizer - que esperar as respostas desses partidos é igual a um menino que aguarda desesperadamente por uma chamada do Pai Natal!

terça-feira, 24 de setembro de 2019



RUMORES NA AGRICULTURA 


Surgem rumores nos meios "agrícolas" da Madeira que um dos sacrificados da possível coligação PSD-CDS é o Secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos. São muitos os agricultores madeirenses que se questionam e preocupam acerca do futuro da agricultura madeirense nesta nova conjuntura política que agora se desenha.
Foi considerado por muitos o "Patinho Feio" da última legislatura, o menos "Blue", o menos "Prada", mas o mais próximo das "gentes", o mais humilde e de certeza um dos que mais contribuiu para a sobrevivência política do PSD-Madeira nestas eleições.

JPP ACUSA PS DE FABRICAR NOTÍCIAS

A Chefe de Gabinete da Câmara de Santa Cruz e dirigente do JPP Raquel Gonçalves acusou esta tarde o PS de ter plantado a notícia dos ajustes diretos a advogados amigos do JPP, e que oneraram a autarquia em mais de 1 milhão de euros. Esta é uma "descoberta" que promete minar as negociações entretanto iniciadas pelos dois partidos com vista a encontrar uma solução de governo, ainda que os dois juntos nunca consigam uma maioria na Assembleia Regional.
Como hoje relembrei, a relação do JPP com o PS cafofiano tem sido muito atribulada, com uma rotura azeda na Câmara então liderada pelo Profe Mentiras e acusações de compra de militantes por parte de Élvio Sousa.

Se daqui resultar uma coligação é porque Cristo está perto de regressar à Terra. 

Madeirense Justo




Comunicado de Imprensa | Arraial Pride


Carlos Costa é a primeira confirmação da Comissão Organizadora do Madeira Pride, para o Arraial Pride que acontecerá no dia 19 de outubro, após a 3ª Marcha do Orgulho LGBTI+.
Graças ao sucesso do ano passado, o madeirense volta a pisar o palco do Jardim Municipal, naquela que é a festa da celebração da diversidade, da não discriminação e da luta por direitos e oportunidades para todas as pessoas. 


ALBUQUERQUE E BARRETO
REENCONTRAM-SE AMANHÃ


















Se não houver novidade entretanto, tornam a encontrar-se esta quarta-feira os presidentes do PSD e do CDS.
Depois de uma primeira abordagem 'ao vivo' ontem, ao fim da tarde, nas Angústias, Miguel Albuquerque e Rui Barreto tornam a sentar-se amanhã com dados mais concretos e depois de terem consultado as respectivas equipas.
Em jogo, a constituição de um governo de coligação centro-direita.



GERINGONÇA AO FUNDO. 
JPP NÃO QUER GOVERNAR


A vida não está fácil para o Prof Mentiras. Por mais que Zé Manel dê luta, sob a vigilância tutelar do patrão Sousa, não há forma de fazer a "coligação negativa" pretendida por Cafôfo.  O JPP anda calado, mas à boca pequena vão dizendo que esperam que o acordo PSD - CDS seja breve para não correrem o risco de terem de falar com os socialista. Há pessoas no seio do partido de Gaula que detestam Cafôfo e camarilha. Há quem não esqueça a rotura entre os dois partidos na Câmara do Funchal, e a posterior troca grave de acusações.  O PS de Cafôfo compra militantes, apontou o dedo Elvio Sousa. 

segunda-feira, 23 de setembro de 2019


Declaração Política da CDU sobre as eleições de 22 de Setembro e o quadro político regional delas resultante


1. A perda pelo PSD da maioria absoluta é o elemento mais relevante das eleições ontem realizadas.
Uma derrota indisfarçável, independentemente dos arranjos institucionais que se fabriquem para prosseguir o rumo desastroso da Região.
A perda do poder absoluto pelo PSD representa a vitória daqueles que, como a CDU, ao longo de décadas combateram injustiças e mobilizaram os trabalhadores e o povo em defesa dos seus direitos.


Stand a fazer serviço para as urnas

Fechado o capítulo das Eleições Legislativas Regionais, abre-se outro, passamos para as Eleições Legislativas Nacionais. No entanto, quero falar das eleições ocorridas ontem. Abriu-se um novo capítulo na História da Madeira. Acabaram-se 43 anos de maiorias absolutas do PSD. Porém, durante o dia do acto eleitoral, continuámos a ver algo recorrente em dias assim.


Coligação de direita encrencada


Está na mão de José Manuel Rodrigues a chave de um problema que também passa pela posição dos duros do Laranjal favoráveis à troca de Albuquerque por Pedro Calado na liderança do Governo

Dos dois lados da coligação em estudo chegam informações coincidentes, mas algumas dificilmente compagináveis.  
Sintetizando, podemos dizer que do lado dos centristas existe a presunção de que conversações a sério com o PSD só depois de quinta-feira. Mais: que o imbróglio da coligação - sim ou sopas - pode ficar para depois das eleições nacionais de 6 de Outubro.


AS ELEIÇÕES REGIONAIS

Durante a campanha eleitoral o líder do CDS completou 43 anos de idade e aproveitou o facto para salientar que o PSD já governava a Madeira há precisamente tantos anos quantos ele tinha, pelo que estava na altura de mudar de políticas.
Logo após o rescaldo dos resultados eleitorais o mesmo líder apareceu todo sorridente a dar a entender aquilo que já se sabia – a existência de um acordo pré-eleitoral entre PSD e CDS para obter uma maioria de direita na assembleia, ao preço de uma vice-presidência (tal como já houvera há quatro anos atrás, ao preço da presidência da assembleia e que, depois, deixou de ser necessário).


QUATRO TIPOS DE VENCEDORES











Antero Rodrigues