Powered By Blogger

terça-feira, 24 de setembro de 2019



ALBUQUERQUE E BARRETO
REENCONTRAM-SE AMANHÃ


















Se não houver novidade entretanto, tornam a encontrar-se esta quarta-feira os presidentes do PSD e do CDS.
Depois de uma primeira abordagem 'ao vivo' ontem, ao fim da tarde, nas Angústias, Miguel Albuquerque e Rui Barreto tornam a sentar-se amanhã com dados mais concretos e depois de terem consultado as respectivas equipas.
Em jogo, a constituição de um governo de coligação centro-direita.

Continua por saber-se é a posição final de José Manuel Rodrigues, presidente do CDS, que não desiste por completo da ideia de uma geringonça com o PS e o JPP. Mas esta solução embate contra dificuldades quase intransponíveis levantadas pelos Verdes de Santa Cruz, que não parecem para aí virados. 
Élvio de Sousa pediu em directo na TV para nem sequer lhe telefonarem antes de quinta ou sexta-feira, parecendo que se dirigia às diligências de Paulo Cafofo na mira de uma geringonça. 
Esta manhã, Élvio Sousa diz-nos que "eles têm respeitado esse pedido [para não telefonarem]".
Quem telefonou para leste foi o PSD. Mas Élvio de Sousa, que encabeçou a lista do JPP às regionais é peremptório: "Eu disse que nunca haveria coligação com o PSD e só tenho uma cara."
Com esta posição face aos social-democratas e tendo avisado que não carregará partidos às costas, imagem que, no momento, parecia dirigida ao PS, o JPP está fora de questão no que diz respeito à formação de governo. É o que será confirmado na reunião de logo à noite do Secretariado do JPP, onde se tratará das eleições passadas, do processo de governo em curso e das eleições nacionais de 6 de Outubro.
Aliás, com a CDU também auto-excluída dos processos de conversações seja com quem for, já nem um voto "tresmalhado" do CDS poderá viabilizar um governo de esquerda. Esse voto, agora insuficiente, poderia ser de José Manuel Rodrigues, que ficou à margem da primeira aproximação Albuquerque-Barreto, ontem à tardinha. 
O momento é de expectativa. Para já, as coisas parecem estar a correr mais de feição para a solução governamental PSD-CDS. Sem esquecer uma situação estrambólica mas possível: 19 PS + JPP + José Manuel Rodrigues = 23
PSD + CDS (2 sem Rodrigues) = 23
Logo, Edgar Silva da CDU a desempatar. 
Quando diz que não entra em alianças que metam o CDS, Edgar entende que José Manuel Rodrigues, a solo, é representante do CDS?

46 comentários:

Anónimo disse...

Não é obrigatório que um Governo de PS+JPP tenha que ser liderado por Cafofo. Se o problema é Cafofo, o JPP que exija outro líder. (se o PS não aceitar a culpa da não tomada do poder pela Oposição será sua). O que não pode fazer é permitir que os seus inimigos de 30 anos ganhem, sem tentar fazer um acordo para inviabilizar essa tomada de poder.

Anónimo disse...

E isto se o PSD não "roubar" o 22º deputado à CDU na recontagem de nulos. Aí é que o JMR ficava entalado de vez. Bastam 8 votos...

Anónimo disse...

Posso confirmar que não houve qualquer telefonema de qualquer responsável do PSD para o Élvio do JPP.
Só se foi um brincalhão que telefonou ao Élvio e disse: tou xim, daqui o PSD.

Anónimo disse...

Se as negociações entre PSD e CDS, na Quinta Vigia, emperrarem, o Cafofo receberá também na Quinta Vigia o CDS para conversações?! Por aqui tudo é normal...

Anónimo disse...

JPP é obrigada a negociar com Cafofo, caso a coligação PSD-CDS falhe. Se não o fizer, cai em descrédito: "dizem mal do PSD, e no final deixam-nos governar".

Anónimo disse...

Olho no JMR! Os Sousas não desarmam!

Anónimo disse...

Cafofo afugentou tudo... o escorpião mentiras engendrou a reportagem da TVI e ainda quer negociar com a gente, vão dar banho ao cão!

Anónimo disse...

o adversário em toda a linha do Barreto
o Miguel não fazia coligações
agora até parece que o Barreto com a perda de 4 deputados anda de papo enxado
está a fazer a sua propria sepultura

nas próximas acontece o que aconteceu ao bloco
e ao ptp

cuidado com esse otimismo exagerado
ff

Anónimo disse...

Do mesmo modo que não é obrigatório um governo de coligação PSD/CDS ser liderado por Miguel Albuquerque.
Calado presidente
Barreto vice presidente.
Albuquerque presidente assembleia
JMR vice presidente.
Querem melhor solução que esta?

Anónimo disse...

11:29
Por acaso...

Anónimo disse...

O padre Edgar já disse que não faz alianças!!!

Anónimo disse...

11.29 E 12.05 ACHAM MESMO? PENSEM QUE A DITADURA CONTINUA,
O QUE APREGUAVA O CDS ,... QUER FAZER PARTE!!!!!!!!!!!!
SER COERENTE , ERA SER OPOSIÇÃO OU FAZER ACORDO COM OS OUTROS DOIS JPP E PS
NÃO VEJO DIFERENÇAS , MAS SIM CONVERGENCIAS ENTRE O QUE APREGUAVAM NA ASSEMBLEIA,
TRANSPARENCIA, RESPONSABILIDADE, NADA DE COMPADRIO, ENTRE OUTRAS
SIM VEJO DIFERENCIA ENTRE CDS E PSD E MUITA

SERÁ QUE O CDS QUER O PODER PELO PODER ,
LEMBRO DE JÁ A MUITOS ANOS EM SAO VICENTE , A PRIMEIRA VEZ NA MADEIRA DE COLIGAÇÃO PS E CDS

Anónimo disse...

Não estou interessado em viver na Região Autónoma do Avelino.

Anónimo disse...

O Barreto quer o Albuquerque.
O Zé Manel Rodrigues quer o Cafôfo.
Qual destas soluções vai vingar?
Hummmm o que acham senhores comentadores?

Anónimo disse...

A Madeira precisa de mais politicos dinamicos, que se antecipem aos desafios locais e globais. Precisa ser um pouco mais do que meia duzia de pessoas que se distribuem por alguns partidos e tendem a percecionar o mundo quase como se fosse apenas o conjunto da Assembleia Regional mais a Assembleia da Republica, e posicionando-se quase como apenas os passivos `a espera dos fundos vitais da UE. A Madeira nao e' os EUA, mas podiam sair mais, ir a eventos de industrias de interesse para a Madeira, nomeadamente nas areas da IA, mas nao so, trazendo no limite empregos para a Madeira. Baixar os impostos, um pouco a baixo da Irlanda(se fosse possivel).

Anónimo disse...

O CDS atraiçoa os Madeirenses ao permitir o PSD a formar governo. Vai pagar caro!

Anónimo disse...

Eu, quero ver, se o cafofo tem gabarito para ser oposição na RAM!

Anónimo disse...

Esta negociação da distribuição de cargos é apenas importante para os envolvidos, logo, absolutamente penosa para o cidadão comum. 43 anos de autonomia para isto...

Anónimo disse...

OS Cafofianos só vem uma saída, Cafofo como Presidente seja lá como for, é o vale tudo. Esqueçam, daqui a 4 anos há mais.

Anónimo disse...

Daqui da PONTA do Sol .....o FESTAS parecendo FELIZ anda preocupadissimo ...... nao sabe nada do futuro .... olhem este fim de semana há Teatro ! Então o HOMEM que represente! Fica-lhe bem .....coitado......

Anónimo disse...

Está tudo a correr dentro da normalidade.
A coligação vai nascer dentro do prazo e saudável.
O estrela já voltou para o arroz de lapas.
A incompetente da Ponta do Sol, voltou à sua vidinha de autarca, onde a principal prioridade é ajudar o mano, pois o resto no concelho pode esperar.
o candidato derrotado também desapareceu. Já passaram 48h após a derrota e nunca mais apareceu a mentir.
Agora mandam os que mais sabem. Os restantes ficam a ver como se faz.

Anónimo disse...

E ninguém fala na derrota estrondosa do psd-pxo? Ouve-se dizer que a Culpa é do Tatos que anda a denunciar o que psd local, Camara e Governo, nada fazem a começar pelo presidente Idalino que é um Pau Mandado sem categoria e sem liderança. E ainda o castro o tal que desgraçou a Irmãos castro e deixou uma Panga à Banca e que agora está infiltrado no psd para arranjar um Tacho, ir para o lugar do Jocelino, outro Pau Mandado.

Anónimo disse...

16:07

Muito bem dito sim senhor! Agora ficamos a aguardar pela terceira derrota a 06 de Outubro. O Shampoo "PS-3 em 1" é um fiasco de mercado.

Anónimo disse...

O ódio comuna socialista. Perdeste, cala o bico, na certeza que mantens a liberdade, agora com os ditadorzecos no poder ias arrepender-te de ter votado nesses fascistas

Anónimo disse...

O novo Secretário da Educação está preocupado com a qualidade do ensino na RAM, no inicio deste ano lectivo. É que lhe disseram que o cafofo vai voltar a dar aulas...

Anónimo disse...

Barreto, tem juízo......

Anónimo disse...

11.29,
Para a praxis do PSD essa não é uma solução admissível. Até porque sendo Calado um bom número dois, não faz dele um bom número um.

Anónimo disse...

15.03,
Então explica lá essa teoria.

Anónimo disse...

este das 16.07 pensa que a inteligência foi dada a nascença só a quem teria um cartão laranja,
pena , nunca menosprezes os que pensas que são menos dotados por amanhã podem ser a tua entidade patronal ou dos teus familiares , filhos/as, irmãos/ães, etc, etc
e também deves ter um cartão da ditadura , mentira, enveja , e de superioridade , …
Viram bem a Mentira do Sr Miguel no debate da RTP , dizer quem votasse no partido sociaçista acontecia como na Venezuela,
vejam só nos Açores , no Porto santo , na republica , em Machico No funchal , etc tem havido alternância e não o que acontece como na Venezuela, SÓ PARA A ASSEMBLEIA A QUE ACONTECE PIOR QUE CUBA, JÁ ESTIVE EM CUBA E NÃO VI UMA FROTA AUTOMOVEL A TRANSPORTAR OS ELEITORES E CONDUTORES E ACOMPANHANTES A FAZER CAMPANHA , ISTO É PIOR QUE CUBA , ONDE DIZEM TAMBÉM QUE HÁ ELEIÇOES LIVRES,
TELEFONAR A DAR COISAS ,

ULTIMOS DIAS ADJUDICAÇÕES DE 298 MILHOES ,
ISTO É DEMOCRACIA
E O BARRETOP AINDA QUER SE JUNTAR , E DIZ QUE É CRISTÃO ,
FAZ UM RETIRO

Anónimo disse...

Seria interessante criar uma nova pasta. Secretaria da Tecnologia, que pela sua importancia nao pode ficar incluida na da Educacao.Para alguem com um excelente CV nas areas da Inteligencia Artificial. Nao precisa ser Madeirense, nem do continente.Para colocar nas escolas actividades extracurriculares na area das linguagens de programacao, trabalhar com a Universidade, ter um centro onde os jovens pudessem aprofundar e desenvolver conhecimentos na area da informatica(do mesmo jeito que existem academia de linguas, haver tambem de tecnologias mas de preferencia gratuitas). Promover o marketing digital etc, por empresarios e adultos tambem.

Anónimo disse...

Tanta certeza, partilhe mais.
Quem fica com o quê?

Lourenço Abreu disse...

Rui Barreto, a Vice-Presidência ou nada. O PSD-M que se amanhe. O CDS tem que ficar com uma pasta onde seja visível o seu trabalho e nada como a Vice-Presidência, onde está sobretudo a Economia e as Finanças. Bem, pode pedir somente a Economia e puxa para si o Turismo. Ou seja, Economia / Turismo com o Rui Barreto e consequentemente a Vice-Presidência, a Agricultura com o Teófilo Cunha. Igualmente negociar a introdução de propostas do CDS-PP em outras matérias. Ou isto ou o PSD-M que forme Governo sozinho, depois falam na Assembleia Legislativa Regional. Isto se o CDS quiser sobreviver no longo-prazo.

Anónimo disse...

O JMR nem é de direita nem de esquerda. A ideologia dele é o compadrio e o cacau.

Anónimo disse...

18:20 CDS na Economia=Pobreza e Retrocesso.E quanto ao Turismo, o que percebe o Barreto de Turismo?

Anónimo disse...

18:20 Anda a tomar os comprimidos ao contrario?! lol

Anónimo disse...

Ó Abreu das 18.20,
O CDS aceita o que o PSD der. Nem vice-presidência nem duas secretarias.
Se não aceitar, o PSD faz um governo minoritário. Sem problema. Depois quero ver o CDS chumbar o programa de governo, e serem convocadas eleições antecipadas.
Aí se verá quem fica a perder.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo contigo.
O governo devia apresentar o programa na assembleia.
Se fosse chumbado era logo eleições antecipadas.
Garanto que a coelha e o BE voltava novamente e o mentiroso compulsivo com o partido das pessoas iam pelas canas dentro.

Anónimo disse...

Hahaha
Nem comentar vale a pena de tão ridículo que é o que está por detrás desta conversa.

Anónimo disse...

o cafofo anda desesperado e vendo os minutos de fama acabar e as luzes da escola de Campanario cada vez mais perto , por isso com ajuda do diario e de mais uns quantos cumplices vai alimentando está novela de uma possivel coligação com o jpp, cds e cdu

coisa que não vai acontecer

cds anda desesperado para ser governo e só se fosse realmente tontos é que não aproveitariam está oportunidade de ser governo com o PSD

Anónimo disse...

Hahaha vai ter que nascer outra vez hihihihi.

Anónimo disse...

A arae e a asae devem intervir e instaurar processo de contraordenacao!

Anónimo disse...

Um exercício mental/futurologia, que é divertido:
Por exigências surreais do CDS ou intransigência do PSD, esta proposta de coligação morre, o que impede Barreto e o CDS de mandar às malvas a ideologia e ir conversar com o PS. Sabemos que o Cafofo iria recebê-los de braços abertos.
Com as negociações para a coligação de direita desfeita, avança um governo minoritário PSD. Leva um chumbo previsível na ALRAM, mesmo que o CDS se abstenha. Vamos para eleições.

- onde irá buscar o PSD os restantes votos para uma maioria absoluta?
- O efeito Cafofo é diluído e a bipolarização perde ímpeto. Regressa o BE e algum dos pequenos partidos. Não será previsível uma mudança de mentalidades para uma união de esquerda, com esta segunda oportunidade?
- e os eleitores do CDS? Sabem que as negociações com o PSD falharam. Abstenção, fecham os olhos na urna e põem a cruz no PSD ou no PS?

Anónimo disse...

o das 21.12 de acordo novas eleições se reprovado no parlamento , o Rui tem de fazer marcha atras e vamos novamente a votos

Anónimo disse...

21.51,
A realidade é difícil de comentar...

Anónimo disse...

o que o CDS perdeu nas eleições quer no governo , tachos para os amigos

viva os tachos

Anónimo disse...

Nenhum dos deputados vai querer arriscar seu tacho. os partidos idem aspas. Esqueçam eleições antecipadas.