Powered By Blogger

domingo, 29 de setembro de 2019

Acção política no Caniço



JPP DIZ SER FUNDAMENTAL REPENSAR
ESTRATÉGIAS NO SECTOR DO TURISMO


O Juntos pelo Povo (JPP) esteve numa atividade junto às unidades hoteleiras do Caniço de Baixo para salientar a importância do setor turístico para o equilíbrio da economia da Região e apontou algumas problemáticas que prejudicam o setor e que precisam de uma rápida resolução. 
Liliana Jorge, candidata do JPP à Assembleia da República, aponta que a iniciativa realizada é uma chamada de atenção de que o setor do Turismo precisa ser repensado. “É um setor muito importante para o crescimento da economia regional e nacional, mas recentemente, a Associação de Hotelaria e Restauração de Portugal alertou para o facto de, desde 2018 até ao presente, o setor ter cerca de 40 mil postos de trabalho para ocupar, mas sem mão de obra disponível.” 
A candidata do JPP afirma ser fundamental reavaliar as estratégias e encontrar formas de motivar os trabalhadores a fixar-se neste ramo de atividade. “É uma área que abarca muitos trabalhadores na Região Autónoma da Madeira e é preciso perceber quais as razões para a inexistência de vontade em apostar nesta área de formação. É preciso identificar as reais necessidades, principalmente ao nível formativo, e perceber junto das escolas e das entidades, quais as medidas que podem ser implementadas, principalmente para cativar os jovens e os desempregados.” 

Junto do Governo da República, Liliana Jorge diz ser importante reavaliar os critérios de atribuição de reforma a estes trabalhadores. “Estamos a falar de funções que têm muito desgaste físico e emocional” e conclui que “é necessário entender porque estamos a perder mão de obra qualificada para o estrangeiro e reverter essa situação.”

JPP

24 comentários:

Anónimo disse...

É fácil perceber as razões. É um sector que que mais beneficia da promoção do país e é dos que pior paga aos funcionários, com condições de trabalho péssimas, horas de trabalho e salários baixos, para a maioria dos trabalhadores. Enfim, patrões que vivem à custa do suor dos outros.
Se procuram "escravos", claro que é difícil de arranjar.
Experimentem oferecer condições de trabalho e salários dignos, verão que rapidamente surge mão-de-obra.

Anónimo disse...

17.35,
Se não houver por aqui quem queira, o que não faltam são emigrantes para virem para a Madeira trabalhar.
E depois os de cá, todos finórios que não querem trabalhar na hotelaria, emigram para o estrangeiro, e vão para lá fazer o tal trabalho de escravo, como tu chamas, que na sua terra não querem fazer.

Anónimo disse...

Estou no estrangeiro nao sou escravo, e nao penso voltar a Madeira para trabalhar.

Anónimo disse...

20.35,
Felicidades para ti.
O mesmo desejo aos que vão para a apanha da batata, trabalhar nas limpezas, e fazer outro tipo de serviços, com uma muito maior dignidade do que trabalhar na hotelaria.

Anónimo disse...

Este partido-família veio alterar PDM's para permitir mais construção, quando na altura os pequeninos eram acérrimos opositores da construção avassaladora do jardinismo. Foi este JPP que autorizou uma treta de um hotel no Portinho, quando a sustentabilidade do turismo da Região está pelas ruas da amargura e não resta uma nesga de Costa autêntica, preservada e a salvo da construção. Partidinhos sem ideologia, que tanto são pelo preto, como pelo cinzento, como pelo branco, não acrescentam nada ao espectro político, são apenas um grupo de oportunistas e demagogos que faz pela vidinha.

Anónimo disse...

Ó 19:03, sim?
Onde estão esses emigrantes todos?
Portanto quem não se submete às condições oferecidas na hotelaria é "finório". Está certo! Pedir condições de trabalho e salários dignos é uma questão de ser "finório". Em poucas palavras tirei-te a pinta toda, sabichão.

Anónimo disse...

O das 19:03 se é tão bom, espero que estejas a trabalhar na hotelaria. Se não estás, não percas a oportunidade. Força nisso...

Anónimo disse...

A apanhar batatas e nas limpezas, provavelmente ganham mais que os contratos oferecidos na hotelaria. Estes finórios, como foram chamados, preferem ir apanhar batatas para terem uma vida melhor. Causa-se confusão?
Mas se achas que tudo o emigrante vai para essas áreas, és mais tapado do que eu pensava. Coitado!

Anónimo disse...

Mas os emigrantes andam todos na limpeza? Andas parado no tempo ou é apenas ignorância? lol mesmo que fosse, que não é, desde que se trabalhe honestamente, qual é o teu problema?

Anónimo disse...

12.01,
O que faltam são brasileiros a querer vir para a Europa.
Não queres trabalhar na hotelaria, emigra. Não há problema.
E já agora quais são os salários indignos que existem na hotelaria que não existem nos outros sectores?
Tens cá uma pinta...!

12.03,
Tu fazes o quê? Deves ser funcionário público, não?
Que otário.

Anónimo disse...

Ó 12:21 não trabalho na hotelaria, nunca trabalhei nem quero. Mas já agora, quem te nomeou juiz, para dizer onde e em que país devo ou não trabalhar? Deixa-te de ser tonto!

Anónimo disse...

12.31 queres saber mais do que eu??? Lá que és um grande otário já tinha reparado, agora só confirmaste. lol

Anónimo disse...

Bem para um iluminado que anda por aqui, o problema resolve-se mandando os locais emigrar e abrir as portas, por exemplo, aos brasileiros que querem vir para a Europa.
Mesmo que assim fosse, nada te garante que queiram permanecer em Portugal. Uma parte só usa Portugal como trampolim para outros países com melhores condições, como sabido. Além disso, não vejo como se resolve o problema de atrair quadros qualificados para a área em questão.
Faz um favor ao país, entra em contacto com a Associação de Hotelaria e Restauração de Portugal, pois eles precisam de ti, para selecionar este problema.

Anónimo disse...

14.27,
Não te preocupes. Os que não quiserem por aqui ficar, serão substituídos por outros que querem vir.
Canárias importa imensa mão-de-obra para a hotelaria. Não é nenhum drama. E tem uma taxa de desemprego superior à Madeira.
Quadros qualificados? Mas esta conversa é sobre mão-de-obra ou quadros qualificados?
Diz lá a essa associação para pôr por aqui as questões. Mas acho que eles não precisam do meu conselho, porque importar mão-de-obra é exactamente o que eles já há anos fazem no Algarve e em Lisboa.
Julgo que é um assunto com solução, e que não precisa de grande selecção.

Anónimo disse...

Espertalhao sabes quanto e o ordenado minimo no UK? £1300, na Franca €1500 quanto e na Madeira?
Cada vez mais na Madeira os patroes usam e abusam dos funcionarios.

Anónimo disse...

20.05,
Não espertalhão, e qual é o diferencial do nível de vida do Reino Unido e da França para a Madeira?

Anónimo disse...

14.27,
Se partirem uns, vêm outros. Sem problema.
As Canárias têm imensa mão-de-obra emigrante na hotelaria, e têm um desemprego superior à Madeira.
Quanto a quadros qualificados, eles existem na hotelaria em quantidade. Não é preciso atrair mais.
Dar conselhos a essa associação sobre mão-de-obra emigrante, julgo não ser necessário, porque eles estão fartos de o fazer no Algarve e em Lisboa há anos.
Seria como ensinar o pai nosso ao senhor vigário.

Anónimo disse...

13.51,
O facto de seres tonto, apenas confirma a tua opinião sobre o assunto.
Fica-te bem.

Anónimo disse...

Diferencial do nivel de vida ? Mas um casal com ordenado minimo ai na Madeira qual e o nivel de vida Burro espertalhao?

Anónimo disse...

17.38,
Só mesmo uma besta quadrada como tu é que compara o incomparável.
Mas num burro como tu, que não és espertalhão, será normal comparar o ordenado mínimo do Reino Unido ou da França, com o ordenado mínimo em Portugal, sem que ao mesmo tempo seja comparado o nível e custo de vida dos respectivos países.
Mas, num mentcapto como tu, será normal. Não tens cabeça para mais.

Anónimo disse...

Nao disseste qual e o nivel de vida de um casal que recebe o ordenado minimo na Madeira.
Caso nao tenha percebido ate estou emigrado, por isso nao me vais dizer a diferenca no custo de vida, mesmo com essa diferenca vivemos bem melhor emigrado.
Alguns que nao gostam de trabalhar voltam para a Madeira e depois e o que se ve, pareces se um desses.

Anónimo disse...

Ainda bem que emigraste. Se estás melhor, ainda bem.
Agora, quem ganha o ordenado mínimo, seja na Madeira ou no UK, vive da mesma forma. Mal.

Anónimo disse...

Tens razao o governo regional ajuda quem esta a receber o ordenado minimo. VIVA A MADEIRA e o sou povo superior.

Anónimo disse...

13.38,
No Continente ninguém recebe o ordenado mínimo, nem há precários.
Viva o Costa e o seu governo.
Na Madeira não há habitação social, passes subsidiados, educação e saúde gratuitas, etc. Só no Continente.
E já agora. Como é que há salários mínimos na hotelaria, se este sector se rege por Contratos Colectivos de Trabalho? É isso que os sindicatos andam a fazer? A negociar salários mínimos?