SONDAGENS da RTP-M e do JM
O candidato do PS e o do BE sabem que há mais material na redacção, para sair, e com resultados diferentes.
Que bem informados!
Estavam a demorar, mas sempre saíram.
De enfiada. Duas, que se faz tarde.
Uma da RTP, ontem à noite.
Outra de madrugada, do JM.
Duas sondagens que excluem nova maioria absoluta - tanto para os que a detêm há 40 e tal anos, porque um dia tinha de ser, embora não se trate ainda de um caso perdido, porque o Laranjal não está longe; como está excluída para os que cantavam absolutamente de galo antes do tempo, até há bem poucos dias.
Olhando às duas, uma diferença entre 6 e 8% separa o PSD-Madeira do PS-Costa-Cafofo.
Uma pedrada no charco nacional.
Mas atenção! Nas reacções à sondagem da RTP-M, Cafofo descaiu-se ao tentar suavizar os estragos da sua derrota, dizendo saber que "há outros órgãos que vão publicar sondagens diferentes".
Portanto, há números diferentes no ar.
O intrigante é o conhecimento que Cafofo tem daquilo que as redacções costumam tratar no mais inviolável segredo. Que perspicácia do homem! Ele sabe que há "outros" órgãos com sondagens para sair... e sabe dos resultados!
É obra.
Entra nas redacções como o informático da manutenção, com total à-vontade.
E não deve falhar.
Não deve porque o outro partido da sonhada geringonça, o Bloco de Esquerda, também está muito bem por dentro do assunto.
Ontem, enquanto no meio das movimentações provocadas pela sondagem da Levada do Cavalo perguntavam a Paulino Ascenção o que é que achava dos 8% que lhe atribuíam os sondados, ele denunciou-se num indisfarçável sorrisinho de gozo, insinuando, como quem não quer a coisa, que "há outras sondagens com resultados diversos".
Ou seja, a geringonça que as duas (primeiras) sondagens apontam como nada-morta andam a trabalhar em uníssono.
E em uníssono com as redacções.
Ao que chegámos!
Deixaram-se escorregar. E se no próximo domingo a "sondagem que conta" surpreender toda a gente?
Pois, aí a gente já sabe de tanta pedra fora da mão.
Amadores!
25 comentários:
Há quem se arrogue a interpretar as declarações de políticos sobre sondagens apesar das declarações pouco variarem de eleição para eleição!
A sondagem do DN a publicar amanhã, dará um empate técnico com certeza. Já é costume.
Chamo a atenção para o baixo universo destas sondagens, assim como uma margem de erro curta.
Mas há por aí outra sondagem feita e que não é para publicar, que se realizou por concelho, com um universo com o triplo destas duas já publicadas, e uma maior margem de erro.
Mas não vou dizer o resultado para não ser acusado disto e daquilo. Domingo veremos.
Outro dado a ter em conta. A abstenção será elevada. O número de votantes inscritos na Madeira é superior a 243.000 eleitores, num universo de população inferior a 260.000 pessoas.
Acontece que actualmente, quem tem o Cartão de Cidadão é automaticamente eleitor. E, sabemos, há muitos emigrantes que têm o CC, por variadas razões. E não estando cá, não vão votar. É uma realidade que se passa no país, onde para cerca de 10.000.000 de pessoas, há 11.100.000 eleitores.
A vitoria está quase lá !!
Nada de baixar braços e embalar em sondagens.
Vamos mostrar a Lisboa que quem manda na RAM somos nós.
a sondagem será que tem os valores 1
DE CERTEZA QUE A JPP SÓ TEM AQUELES RESOLTADOS
Talvez no domingo vença a MAIORIA SILENCIOSA contra a MINORIA RUIDOSA.
Por vezes não é ideal contar com o ovo no cú da galinha. Também a mim me fizeram o inquérito telefónico e eu respondi erradamente aquilo que vou votar no domingo. E então se fizerem a boca das urnas vai ser novamente do mesmo erro pois os vou trocar.
Gosto muitissimo do comentário das 10.34. Numa frase: Para lá do Marao mandam os que lá estão!
Senhoras e Senhores
Como ia dizendo, são bem acolhidos os comentários que versam o assunto do respectivo post.
Slogans eleiçoeiros, propaganda descarada ou subtil, contra-informação, boato e achincalhamento é lá nos locais pagos a peso de ouro (com os impostos de todos).
Os comuna socialistas já estão ao nível da PIDE, se esses canalhas chegam ao poder, adeus eleições livres, o povo vai emudecer e a ditadura floreada vai durar para a eternidade. O arrependimento dos que os colocaram lá será fora de tempo, será um regime com eleições tipo Rússiavou Turquia ou Venezuela, ou sem eleições tipo China!
as sondagens ultimamente não estão a ser certeiras , mas…,
penso que alguns partidos terão melhor ressoltado , como a coligação CDU , mesmo o PS, , também acho que será uma coligação de esquerda a governar , embora também não vejo diferenças e conotações de esquerda e direita ,
o governo está desesperado , basta ver as medidas que tomou hoje , a 4 dias das eleições, o DESESPERO
Apoiante da ditadura cubana, só pode ser cubano ao serviço do Costa ou faz parte da cúpula dos mentirosos embevecidos no ódio e terror
Espero que seja constituído um Governo com maioria de esquerda como em Portugal que retirou o Pais do sufoco onde se encontrava e aliviou os nossos bolsos com o fim da sobretaxa criada pelo PSD.
Só lamento a falta de capacidade de dialogo do governo regional onde atuam de forma conflituosa e beligerante perante o resto do País. Sem o apoio de Todos os Portugueses não temos Novo Hospital e outras coisas importantes para o nosso bem comum.
15.26,
Pelas sondagens, parece que vais ter de esperar mais quatro anos. E mesmo assim, aí se verá!
Felizmente que a maioria dos madeirenses não tem a tua alma de escravo.
Deixem os partidos grandes ficarem contentes com as sondagens. A 22 de Setembro vai haver muitas surpresas, e os pequenos partidos vão ser grandes no futuro parlamento, esperem para ver.
Amanhã, no DN, o PS de Cafôfo vai ter o melhor resultado de sempre em sondagens. Não tenham dúvidas!
Ò das 14:57, sou tão ou mais madeirense que tu, e não voto PSD pois não tenho tacho a manter nem aspiro a um.
Essa conversa de ditadura pode funcionar com mentecaptos que vão agitar bandeiras de comício em comício.
16.58
Realmente tanto o Novo Hospital como muitas outras obras importantes que entretanto foram prometidas e não executadas acho que seguindo as indicações das sondagens nem daqui a 4 anos se vão para o terreno pois ninguém é santinho na politica com isso perdendo nós os Madeirenses. Ninguém dá mais dinheiro do que o estabelecido a um inimigo e barufestador que quer viver a custa dos outros.
E o alucinado nem meio por cento, ou coisa parecida?
Deve estar a espumar e a dizer mal de alguém... mas nunca dele.
Alma de escravo? Mas que imaginação fértil. Esse dinheiro na agência de marketing está a render.
Vais longe, mas só até domingo
18.01,
Eu também não tenho, nem quero.
Mas madeirense defende a Madeira. Não defende mentirosos que querem o poder na Madeira para silenciar e memorizar os madeirenses.
Até para acabar com o SSM, como o Costa o Mentiroso já deixou entrelinhas.
E sim. És um alma de escravo que serve de capacho aos de Lisboa.
08.50,
Quem parece que não vai longe é a tua camarilha.
10.16
Vamos pedir o fim da Autonomia e em sua substituição a Independencia e assim já não pedimos mais dinheiro a Lisboa mas sim ao Mundo.
12.44,
Lá sabes a tua vontade.
Para quando o respeito da Madeira pela República afim de procurarmos uma maior coesão nacional.
12.44
Bolas. Para comermos ao pequeno-almoço banana e laranja azeda e ao almoço cagarras. Só ao jantar tínhamos direito a um chá de Camomila importado do Estrangeiro.
Tá quieto.
14.00,
A falta de respeito é a república não cumprir os seus compromissos com a Madeira. Isso é que é falta de respeito.
15.10,
Isso talvez seja a tua alimentação. Como parasita deves estar habituado a viver do que te dão. Trabalha e já ganharás para alimento.
16.06
Nem mais. Isso se aplica verdadeiramente pois a Madeira quer sempre mais e mais para além do estipulado no OE que já é uma pipa de massa que vem para cá anualmente para não falar que foi um regime do PS e não do PSD no Continente que saldou a divida regional para depois ela voltar a subir novamente em flecha.
Portugal não é só a Madeira pois tem outras regiões e o dinheiro dessas regiões ricas em impostos cobrados não pode ser distribuído somente para esta Região.
A Madeira como tudo tanto nas Empresas como nas nossas casas não pode viver constantemente acima das suas possibilidades.
Enviar um comentário