Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2019



Para desenjoar de tanta campanha eleitoral



ERC elabora guião humorístico

inspirada num desaguisado JPP/RTP



Diz o Lobo Mau ao pobre cordeirinho: que é isso de poluíres a água que estou bebendo? Responde o Cordeirinho: Desculpe lá, de facto fui eu, mas fi-lo sem querer, e a montante.
Sentencia o Lobo Mau: a tua sorte é que fizeste a porcaria mesmo a montante. Não te vou devorar porque reconheço a existência de um compromisso desadequado ao campo jornalístico/informativo e de difícil gestão à luz da imprevisibilidade da realidade.
Obrigado, sr. Lobo - suspira o Cordeirinho.
Remata o Lobo Mau: Não me adormeças. Estou aqui para trabalhar. Há coisas que não podem ser decretadas aprioristicamente, com regras estanques e geometrias imutáveis. Sabes lá o que é acompanhar a fluidez do quotidiano! Zarpa daqui e vê se adoptas uma orientação compatível com as águas cristalinas para a gente beber.




Caro Leitor, este naco de prosa é só uma promoção mediática encomendada pelo Fénix à LPM. O melhor é o texto da peça. Queremos dar visibilidade à comédia política esgalhada por cinco figurões do Conselho Regulador da ERC. Guião inspirado numa queixa do JPP contra os critérios editoriais da RTP-M. 
Em traços gerais, a RTP até reconhece que os Verdinhos têm razão nas duas queixas. Mas a ERC descobriu que são culpas televisivas a montante, lá para cima do Monte - Terreiro da Luta, Poiso, Ribeira das cales, não percebemos bem. Culpas já passadas na RTP-Memória.

Para desenjoar do fartote de campanhas eleitorais, oferecemos ao Leitor a peça produzida pelos cavalheiros da tal organização que não sabemos para que existe. Repare o Leitor na trabalheira das diligências realizadas e rebole a rir quando chegar à deliberação final - que os tipos da ERC 'deliberam' para a RTP não pensar que os come por tontos.
Deite o Leitor especial atenção aos itens 21, 36 e 45. Que mimos!
E ao fim e ao cabo não há absolvição nem condenação, não há carne nem peixe. 
Mas não antecipemos o final feliz.
Quanto é que nos custa essa tal ERC, desprovida de poderes e vontade?
Não pense nisso agora,Leitor. 
Divirta-se. 
Se não gostar, não paga nada.


















5 comentários:

Anónimo disse...

Se percebi bem, a RTP-M transmite os eventos políticos promovidos por um partido segundo um sistema de quotas (ao invés de ser pela sua relevância: a) jornalística, b) para a população c) para a audiência.)

Anónimo disse...

Chamem o Marcelo e ele resolve o assunto com uma selfie. Ele com os Jpp.

Anónimo disse...

Em vez a montante não será a jusante?!

Anónimo disse...

Pelo que percebi, a piada está por ser a montante em vez da jusante.
Na fábula de Esopo, obviamente está a jusante.

Luís Calisto disse...

12.25
Há outra piada.
O lobo decidiu almoçar o cordeiro e acusou-o de lhe sujar a água, estando o bichinho a jusante. Então, se não tinha sido o cordeirinho, tinha sido o pai, que se encontraria a montante.
A ERC aprofunda o ridículo: a RTP até se acha culpada, mas como a ideia é absolvê-la, é a própria ERC a inventar uma postura qualquer no passado, "a montante" (talvez na Ribeira das Cales), que põe merecidas asas de anjo na nossa Madre Teresa da Levada do Cavalo.
Advogados para quê?!