Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Campanha CDU



EM DEFESA DOS NOSSOS MARES


A candidatura da CDU pelo Círculo da Madeira à Assembleia da República, desenvolveu uma acção de contacto no centro da Câmara de Lobos, para apresentar aquelas que são as linhas prioritárias de intervenção da Candidatura da CDU, na defesa do nosso património marítimo. A cabeça de lista da Candidatura da CDU, Herlanda Amado identificou as prioridades de intervenção nesta área tão sensível.
“É bem conhecida a elevada densidade de tráfego marítimo que cruza as nossas águas territoriais. Sabe-se que das muitos centenas de barcos que ao longo do ano navegam junto à nossa costa, existe um número muito elevado de navios que transporta cargas perigosas ou altamente poluentes”, afirmou Herlanda Amado. “Com esta preocupação presente também pelas questões ambientais envolvidas, é urgente a criação de corredores marítimos e de protecção ecológica do mar, em prol da segurança e da prevenção da poluição.” A proposta da CDU, “é que esses corredores ecológicos se situem a pelo menos 50 milhas da costa e tenham em conta, na sua definição, correntes e ventos. A interdição da Zona Económica Exclusiva da Região a navios que transportem matérias perigosas, com algumas das proibições poderem vir a ser temporárias e outras permanentes. Neste último caso, deverão ser incluídas as embarcações que constem das listas negras na navegação. Em síntese, todas as embarcações que representem situações de manifesto perigo para as águas da Madeira,” afirmou a cabeça de lista.
A cabeça de lista da CDU acrescentou que, “outra prioridade nesta linha de intervenção, nas questões relacionadas com os nossos mares, visa a necessidade de uma política em defesa do mar e das pescas, com o desenvolvimento das suas potencialidades e recursos - científicos, ambientais, económicos e sociais – assegurando uma mudança radical na economia das pescas e a soberania nacional das nossas águas (mar territorial e Zona económica Exclusiva), no quadro da extensão da plataforma continental e do alargamento da nossa ZEE. Estas são questões prioritárias de intervenção na defesa dos nossos mares e da nossa soberania.”


Pelo Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 27 de Setembro de 2019

Sem comentários: