Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de setembro de 2019




DEPOIS DE DOMINGO




Ricardo Meneses Freitas


Está quase! Os dados estão lançados, as campanhas urdidas e as canetas afinadas. Resta saber se dia 23 será o primeiro dia da Primavera Madeirense ou o primeiro dia do mais do mesmo. Assim, os madeirenses irão escolher entre:
- Os que confundem o Governo Regional, as empresas públicas e os institutos públicos com o partido da governação.
- Os que promovem a meritocracia e a independência profissional dos técnicos e os que encarrilam tudo e todos na lógica da lealdade canina ao partido.

- Os que olham para Portugal como um País e os que promovem o isolacionismo institucional da RAM. Entre os que olham para o Parlamento da República como um órgão eleito cuja heterogeneidade implica capacidade de diálogo e os que resumem tudo aos cubanos. (Alguém já se perguntou o porquê do PSD de Rui Rio não ter sentido as dores do Governo Regional quando negociou vários acordos com o PS de António Costa nesta última legislatura?)
- Os que olham para o desenvolvimento da Madeira com primazia e os que olham para o desenvolvimento da Madeira em função dos protagonistas que importa satisfazer para manter a lógica de poder.
- Os que usam a arrogância e prepotência no exercício do poder e os que respeitam as forças da sociedade civil e o diálogo como gerador das melhores soluções.
- Os que se julgam elites intocáveis, príncipes e princesas do Reino a quem a Madeira deve tudo, e os que cresceram no meio do Povo e se fizeram gente sem erodir as papilas gustativas nas botas dos caciques.
- Os que têm novas ideias para a Madeira e os que só vêm betão à frente.
- Os que olham para a política como se de um clube de futebol se tratasse e os que olham para a política como uma oportunidade de progresso para todo o povo madeirense.
- Os carreiristas políticos e os que têm trabalho a apresentar fora da política (excluindo as portas giratórias).
- Os que denigrem os adversários políticos promovendo o medo e os que resistem às agressões sem descer o nível.
Não haja dúvidas, esta é a eleição que coloca em confronto o complexo de poder do PSD, extensível a pelo menos um partido bengala, e as restantes forças partidárias que pretendem uma mudança significativa na vivência política na RAM. Mais do que eleger x ou y, esta eleição irá definir se continuamos no mesmo ou se tentamos outra coisa. Só por isto, todos os partidos que querem o PSD fora da Governação devem se unir, enxotar as questiúnculas pessoais e colocar o ênfase na importância deste momento. Como se diz nos Barreiros, tá na hora!

8 comentários:

Anónimo disse...

As sondagens não te fizeram nada bem.
Desde que o Costa veio ao Machico (expressão cubana) que ficaste com o cheiro de vitória no nariz...
Olha, queres um conselho? desliga a tv domingo à noite e volta a ligar no 6 de outubro. Talvez tenhas uma alegria que te ajude a curar esse ressabiamento.

Anónimo disse...

Mas como é que os partidos que combatem a máfia, vão se unir a dois partidos (PS e CDS) que são os cavalos de tróia no parlamento dos Donos Disto Tudo? Mas anda tudo com a moleirinha queimada? Andam os verdadeiros de democratas a combater a máfia há mais de 20 anos e depois vão se unir a dois partidos que protegem essa máfia? Mas está tudo louco?

Anónimo disse...

Mas alguém no seu perfeito juízo que andou a combater o jardinismo, e foi perseguido, insultado e injuriado, vai fazer uma coligação com Paulo Cafôfo que numa entrevista ao Expresso mostrou-se um fervoroso jardinista, e adepto das suas qualidades, dizendo mesmo que jardim é inigualável. Se Paulo Cafôfo admira assim tanto Alberto João jardim devia ter se inscrito no PSD, e nunca ser líder de uma candidatura socialista. Está no partido errado.

Anónimo disse...

Talvez?
Ò das 17:18, dia 6 não haverá surpresas, seja com maioria ou com geringonça.
Agora preocupa-se com domingo, com uma coligação de direita, sempre terão que arranjar lugar na administração pública para os parceiros.

Anónimo disse...

O Cafofo é o "filho político" que Jardim nunca teve.

Anónimo disse...

Enquanto o autor destas linhas andou pelos corredores de gabinetes estava tudo bem e era o melhor dos Mundos. Quando foi dispensado começou a disparar a torto e a direito e acredito que só vai parar quando voltar a ter um tachinho, seja lá de onde vier. É um iluminado que o mundo bonda não foi capaz de acomodar em risco de passar ao lado de uma grande carreira. Seja humilde e compreenda que o Mundo já existia antes de você nascer.

Anónimo disse...

Aprender faz parte da vida anónimo das 8:22.
Todos fazem erros de apreciação.
Quando não tiveres emprego, os teus forem dolosamente prejudicados e ninguém te der a mão, tu vais ser fervorosamente contra a perseguição e a favor da liberdade de expressão. Até vais rezar a Deus e defender o Inferno.
Eu rirei com a tua desgraça! E não serei só eu a rir...

Anónimo disse...

09.36
Nem mais. Quem se mete com eles leva mas leva mesmo.