Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de setembro de 2019


COMUNICADO DE IMPRENSA


Posição das listas concorrentes
a vários temas 



A Análise Política - Regionais 2019, página lançada no Facebook que promove a participação política e o exercício do direito de voto, em prol de uma verdadeira democracia, tomou a iniciativa de desenvolver uma lista com vários assuntos/questões aos quais é pedido resposta fechada da parte das listas concorrentes. Isto é, «Sim» ou «Não», quanto às suas posições. 

E convida todos os cidadãos que acompanham a página, a contribuir, também eles com, questões. Dão como data limite até amanhã, meio-dia. Sendo que depois farão chegar a todos os partidos esta lista, aos quais solicitarão resposta até às 24 horas para responder. Sabemos que têm uma agenda apertada, porém, isto faz parte do processo de informar/promover o que pretendem. 

Eis a lista inicial e já lançada na página: 
1. Declaração de Emergência Climática 
2. Soberania alimentar 
3. Conservação da Laurissilva 
4. Preservação da flora e fauna das Desertas e Selvagens 
5. Rendimento Básico Agrícola 
6. Moeda complementar 
7. Recolha e compostagem dos resíduos orgânicos
8. Decrescimento: Economia Local e Circular 
9. Agricultura Biológica 
10. Aplicação de agroquímicos 
11. Raticida 
12. Criação de Agroflorestas 
13. Pastoreio Integrado (Holístico) 
14. Tratamento e reutilização de águas cinzas e negras 
15. Aproveitamento e armazenamento doméstico de águas pluviais 
16. CINM 
17. Eco-turismo 
18. Exploração e transformação de pedra natural (inertes) 
19. Dialogar com a comunidade LGBTI+? 
20. Piscicultura 
21. Departamento Regional da Causa Animal (Transversal à SRAP e SRA) 
22. Mobilidade e transportes sustentáveis 

Pode aceder à página Análise Política - Regionais 2019 através do username @Regionais2019 e acompanhar este desafio, ou seja a publicação em questão aqui

Ponta do Sol, 19 de setembro de 2019 

Para mais informações contactar: Elisabete Andrade: 962849257

4 comentários:

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas discutir assuntos tão importantes, que se desenvolvem num espectro de factos, sensibilidades e opiniões tão amplo, com uma simples pergunta sim ou não? Isto não é discussão política. É demagogia, populismo no seu estado mais puro e primário. Esta é a verdadeira razão do declínio da democracia. Pensar que a vida se resume a preto e branco.

E dou apenas um exemplo dessa lista acima. Agricultura biológica - todos gostamos de pensar que é a panaceia do mundo. Mas saberão os autores que, apesar de alguns benefícios ao nível da conservação dos solos e menor uso de pesticidas em relação à agricultura tradicional (sim, porque para quem não sabe também são utilizados pesticidas na agricultura biológica), a maior parte das vezes tem mais impactos no ambiente que a tradicional se olharmos ao volume de produtividade? Que para produzir o mesmo que a tradicional, consome mais água e ocupa mais espaço? Que provoca mais nitrificação que a tradicional? E que os alimentos produzidos de uma forma ou outra são igualmente nutritivos, não sendo, até, possível distingui-los em análises laboratoriais?

Dito isto, não sou contra nenhuma forma de agricultura. Acho que quem quer produção biológica deve de a ter disponível, mas esta nunca poderá substituir a tradicional, até para garantir a alimentação de 8 mil milhões de pessoas. Mas também acho que a agricultura tradicional deve ser reformulada, ser mais precisa e integrada, utilizando apenas os adubos e pesticidas estritamente necessários.

Como podem ver, as soluções para o mundo não podem ser preto ou brancas, mas sim equilibradas, negociadas e adaptadas às necessidades da população, sob pena de alienarmos grandes setores da população e contribuir para os extremismos que têm tomado conta da nossa sociedade, exatamente por simplificarmos, e irritarmo-nos porque o outro pensa de forma diferente e não termos a humildade de aceitarmos outras visões do mundo que contradigam a nossa.

Anónimo disse...

Iniciativa simplória, não viesse de quem vem.
Assuntos destes não merecem ser tratados com um simples sim/não.

Anónimo disse...

Ao das 10:21

Essa gente dá um passeio na serra e, ao encontrar paredes de poios em lugares agora inacessíveis, logo imaginam o quanto a Madeira seria rica há 100 ou 60 anos!!! Não imaginam que era a agricultura biológica de baixa produtividade que forçava o homem àquele trabalho de gigantes mas miserável. Não sabem que sem os adubos químicos o madeirense plantava uma semilha e recolhia 4 miseráveis enquanto que agora por cada uma colhe 8 e bem grandes… Quando se vive na fartura pode-se fantasiar...

Anónimo disse...

Esta iniciaativa é absolutamente idiota.
Sim ou não para temas tão complexos, só pode reflectir a tacanhez e menoridade intelectual de quem lança a iniciativa.