Powered By Blogger

terça-feira, 24 de setembro de 2019



RUMORES NA AGRICULTURA 


Surgem rumores nos meios "agrícolas" da Madeira que um dos sacrificados da possível coligação PSD-CDS é o Secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos. São muitos os agricultores madeirenses que se questionam e preocupam acerca do futuro da agricultura madeirense nesta nova conjuntura política que agora se desenha.
Foi considerado por muitos o "Patinho Feio" da última legislatura, o menos "Blue", o menos "Prada", mas o mais próximo das "gentes", o mais humilde e de certeza um dos que mais contribuiu para a sobrevivência política do PSD-Madeira nestas eleições.

Porto Moniz, S. Vicente, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Concelhos predominantemente agrícolas, votaram PPD/PSD, porquê? Que políticas influenciaram esses votos? Turismo? Educação? Saúde? Ou Agricultura?

· Culpam-no dos problemas da água de rega, que é problema da Secretaria "Prada", vulgo Ambiente.

· Fez o que pode em relação ao transporte de produtos agrícolas, via aérea, vulgo cargueiro aéreo, até o conseguir.

· Deu início a um programa formativo, com a criação da Escola Agrícola da Madeira, em S.Vicente.

· Impulsionou a agricultura na Madeira, como há muito não se via. Em 4 anos de Legislatura houve mais candidaturas e aprovações a apoios comunitários no âmbito de projetos agrícolas do que em 39 anos de autonomia.

· Estabilizou o sector da banana, recuperando o seguro de colheitas e mais apoios aos produtores de banana;

· Garantiu melhores quotas de pescado para os pescadores da Madeira;

Terminou esta legislatura, passando com distinção todas as provas a que foi sujeito, garantindo mais e melhores rendimentos aos agricultores e pescadores da Região. evidenciando capacidades para um segundo mandado de excelência.

Pode parecer o elo mais fraco, o mais fácil de abdicar. No entanto poderá ser o "Calcanhar de Aquiles" de um novo Governo Centro-Direita.

K-Semilhas


Nota do Fénix - A confirmar-se este palpite (que julgamos mais do que certo), temos nova aberração fabricada pelas grandes inteligências da política tabanqueira. Repare-se: o PSD sobreviveu milagrosamente (ainda assim em minoria) porque os votos fora do Funchal compensaram o descalabro na capital. E o secretário regional que mais trabalhou nos concelhos rurais (digamos assim), é o primeiro a ser posto na roda do prato. 
Outrora ouvia-se dizer que a política não é para anjolas. Mas parece que o instinto de vingança passou a ganhar ao pragmatismo.
Anjolas!

48 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente, pelo que eu sei, os bananicultores não o podem ver à frente, os viticultores muito menos. Tlvez o pessoal das canas... O pessoal das associações de gado e silvicultores está nas mãos das florestas. Dar subsídios e distribuir cheques qualquer um faz. Parece que este K-semilha é um dos tachinhos da Agricultura que vai perder o ordenado se se confirmar esta passagem para o CDS. Pelos vistos, decide jogar as culpas para o Ambiente liderado por uma independente e com comentários a roçar o reles para quem a conhece e sabe também ser uma pessoa muito terra a terra e bem recebida pelas zonas rurais. Estarei a denotar inveja? Pois, mas não se preocupe que essa também deve de ter guia de marcha. Duvido que um independente sobreviva ou tenha peso nestas negociações entre barões.

Anónimo disse...

Uma das pastas mais importantes para a Região. Muito trabalho apresentado nos últimos anos. Por muito que se queira apontar o dedo, foi o secretário que mais trabalhou e com melhores resultados. Na gíria futebolistica, pode ser considerado o "Melhor Jogador em Campo". Esperemos que não fique no"banco" no próximo Jogo.

Anónimo disse...

Já estão todos nervosos que já começam a espalhar rumores para que nada mude... daqui a pouco sai mais um rumor a dizer que a prada é a melhor do mundo ou que o menino jesus fez o melhor trabalho de sempre... bom, alguém terá que sair.

Anónimo disse...

O CDS já exigiu uma pastinha que nao é nada pequena nem facil: adeus Jorginho Carvalho.

Anónimo disse...

Acho que fez um bom trabalho e que deveria ter oportunidade de continuar, no meu entender houve duas secretárias com menos ação e menos importantes do que o secretário da agricultura.

Anónimo disse...

Excelente e pragmática visão do que foi o trabalho do Humberto. O comentador das 23:03 deve conhecer muito da poda. Meia dúzia de bananeiros associados aos cabreiros das serras do Funchal, aliados e vendidos ao PS(Partido dos Saqueadores) não são representativos. O artigo refere-se às zonas rurais e nesse sentido acho reflete a realidade.

Anónimo disse...

Deixem-se de cenas. Já está decidido, o próximo secretario deverá ser escolhido numa patuscada com os da Abama, os cabreiros e o apoiante cubano, o JMR(leva os dados), o farmaceutico de Santana leva Rennie e o professor Mentiras leva Pepsodent. A cerimónia vai se precedida por uma oração proferida pelo sacristão do CDS.

Anónimo disse...

Quem escreveu este texto só pode ser o próprio Humberto. Os resultados no Porto Moniz e na Ponta do Sol deve-se ao facto de Albuquerque ter chamado os antigos presidentes destas Câmaras, Valter e o Rui Marques, que estavam afastados do PSD mas voltaram a fazer campanha pelo PSD, nada teve a ver com o Humberto. Já que têm muita pena do Humberto investiguem os contractos que ele fez entre a Secretaria da Agricultura e com o seu amigo da Ribeira Brava, o Vasco Silva.

Anónimo disse...

Dizer que foi um bom secretário e próximo das gentes é no mínimo risível... de competente também não tem nada . Devia haver uma limpeza nessa secretaria e respetivas direcções e laboratórios dada a incompetência, compadrio, mau ambiente e ilegalidades sobejamente cometidas.

Anónimo disse...

Mesquinhez e tacanhez do apparatchik dos laranjas.

Política de nível 0.

Querem à força salvar o couro do Humberto do cartão laranja, traidor de Alberto João, empurrando para fora quem não tem qualquer peso político, mas que em termos de capacidade de trabalho e competência e sobretudo seriedade e desapego é muito melhor.

Deveriam era estar a discutir programas e estou é preocupados com os tachos.

Prada vai-te embora, não precisas de estar nesse saco de gatos para nada! Deixa-os a falar sozinhos

Anónimo disse...

Será necessário coragem política do lider do PSD para correr com este senhor. Atualmente é um elemento dispensável no futuro governo. A função que teve no norte em fazer política contra o PSD e considerando que o Garcês já se reconciliou com o partido, o Humberto bem pode transitar para as suas empresas. A ver vamos, e não se tenha alguma consideração por este senhor, pois encontra- se muito bem da vida.

Anónimo disse...

Em vez de discutir a continuidade do Humberto Vasconcelos porquê não se discute a permanência do Pedro Ramos ou Jorge Carvalho, os verdadeiros "calcanhares de Aquiles" deste governo?

Anónimo disse...

E o anónimo das 23:03 não consegue disfarçar o seu tachinho no Ambiente. Pergunte ao eleitor se conhece as competências da independente, além de passear pela serra e assinar protocolos com a cara metade?
Até o Sousa de Santa Cruz conseguiu tirar a sua secretária do sério várias vezes.

Anónimo disse...

Tem demostrado o seu trabalho com a sua equipa. O resto é conversa. Vamos aguardar o desenrolar do processo. Tenho a certeza que deu o seu melhor como todos os secretários.
Em relação as coligações se o CDS não chegar a um acordo o Governo que apresente o seu programa a assembleia...

Anónimo disse...

Ninguem GRAMA este sr, deu cabo das finanças quando foi presidente da camara de s. vicente juntamente com o seu chefe de gabinete, deve ser carta fora do baralho

Anónimo disse...

"Impulsionou a agricultura na Madeira, como há muito não se via" Esta só pode ser piada ou alucinações febris de quem está desesperado para se agarrar ao poder!

Anónimo disse...

Como é que é? Mas que post da treta! Parece propaganda barata ao estilo "Eu fiz isto", "Eu fiz aquilo". As eleições já foram, homem!

Só é pena a bota não bater com a perdigota. Como pequeno bananicultor que sou, lá porque me dão um cheque de 500€ todos os anos, não significa que concorde com o rumo que a secretaria do Macarrão leva. Preferia muito mais que tivesse um objetivo e uma estratégia (não, não são aqueles papelinhos pelo qual o Sr. Secretário ficou conhecido no início do mandato). Procura atirar culpas para a colega do Ambiente (está a ver porque o chamam vilão?) na história da rega, mas esquece-se que é a Agricultura que gere os fundos do PRODERAM para fazer tanques e recuperar levadas. Foi o que mais fez pela agricultura depois de todos os outros (nesta área o Manuel António batia-o aos pontos).

Lembre-se que não é a distribuir notas que faz com que o setor seja sustentável. Para isso é preciso mais trabalho e menos festas.

Anónimo disse...

A agricultura e pescas vale 2% do PIB regional.

É de subsistência e só funciona com subsídios ou com água de borla.

O Humberto bem pode agradecer à Prada que tudo fez para que os agricultores continuassem a ter água de borla.

Os agricultores, alguns, só o recebem porque ele lhes dá cheques para subsídio. Porque tem o PODERAM.

Mas, tal como os outros subsídios, esses vão ficar com Pedro Calado.

Adeus Humberto!

Anónimo disse...

Os agricultores nem querem ouvir falar do Humberto.
O que eles querem é o chequezinho de que o Humberto é portador.
Mas no próximo mandato, que os vai entregar é o Pedro Calado, que terá de se dar a conhecer no campo, para próximas eleições regionais, pois vai suceder a M Albuquerque.
Humberto reduzido a insignificância, a zero.

Anónimo disse...


Deixem o Dr.º secretário em paz .


Ele e os seus já garantiram a sua vida terrena sem precisar de mais nada da politica

Anónimo disse...

Se o Dr. Humberto for para o Banco de suplentes, o PSD nas próximas eleições vai de vela e o CDS infiltra-se com facilidade no meio rural
Um barrete santaneiro já é muito
Dois santaneiros incomodam mais
O Rodrigues mudou de casa precisa e dividiu os bens, anda esfomeado de tacho e do tlim tlim.
Estes preparão o funeral do PSD

Anónimo disse...

12.21 com razão obras a custarem o dobro do orçamento , exemplo escola agrícola de são vicente e mais , mais ,...

Anónimo disse...

Não foi este Secretário que teve a Infeliz ideia de Reconstruir a Lota do Funchal num local nobre e onde deveria ser construido sim mas era uma Rampa para Ferry. Com isto também contribui para afundar ainda mais o PSD.

A Lota dentro do Porto de Cruzeiros ainda para mais com um aumento previsto de 400 mts é uma autentica idiotice e deveria ser parada esta obra de imediato. Pois aquela obra ali não faz sentido nenhum e é um pasto para atrair gaivotas que para além de conspurcar os turistas também sujam os navios. Foi uma das maiores burrices deste governo que não aproveitou aquele espaço para um fim condigno a que estava destinado.

Anónimo disse...

Aqui vê-se bem como esta santa terra nunca avança, há-de continuar num pântano de maledicência, falta de respeito, inveja, e tantos outros adjectivos doentios. O ar leviano como se insultam, principalmente da parte da direita, mais os que eram de direita e agora são ressabiados de esquerda, pois ficaram sem tacho e os padrinhos marimbando-se. Fala-se gratuitamente de democracia, onde é que ela anda, principalmente na cabecinha destes trogloditas, armados em chicos- espertos........?????? Deixem-se de ser tão líricos, sentem-se, pensem, principalmente antes de cuspirem veneno, em democracia há o nosso e o oposto, é para respeitar, falem por si, não andem a olhar para fora, varram a cás de dentro para fora!!!!!Eu jamais aceitaria um cargo de responsabilidade nesta terra, não vale a pena lidar com gente desta má indole!!!!!

Anónimo disse...

Então o Humberto é o grande obreiro dos resultados que o PSD teve nos concelhos de agricultores?
E não é o coveiro do PSD no Caniçal de pescadores, onde levou uma cabazada do PS?

Anónimo disse...

Independentemente das pessoas A ou B, isso pouco me importa, o que acho como militante do PSD é que não podemos ceder a pasta do ambiente ao CDS. São as questões ambientais as mais importantes dos próximos anos. Numa ilha cujo desenvolvimento tem de ser sustentável ambientalmente, estar a dar essa pasta ao segundo partido é absurdo e um tiro no pé.

A agricultura e pesca juntos não representam 2% do PIB regional!

Anónimo disse...

Será que o Rui das Festas já não vai para diretor regional? Outra birra a caminho. O que o Gualberto teve de aturar nesta campanha...

Anónimo disse...

Visão tacanha. Não te importas que o PSD se torne num partido cada vez mais rural e idoso para defender egoisticamente o teu tacho na secretaria da agricultura e pescas

Anónimo disse...

Andou ocupado com os agricultores e os restantes.........?

Anónimo disse...

A agricultura e as pessoas não têm dimensão para ter uma pasta. Devem ficar na Economia e se o problema são os votos dos agricultores, então eles não são no PSD por causa dos lindos olhos do secretário da agricultura seja lá ele quem for. Mas sim por causa dos cheques que ele entrega. E não pode ser o vice presidente a entregar esses cheques, tutelando também a agricultura? Até porque o Pedro Calado necessita de notoriedade e de ser bem visto junto dos agricultores para quando for a votos dentro de 4 anos...

Anónimo disse...

Gostem ou não, é só o secretário com mais peso politico do governo que agora acaba. Ponto.
Não usa sapatos Prada, nem fala à funchalense. É de campo.
Este senhor ia a todas. Mesmo àquelas que nenhum dos meninos queria ir.
Se não continuar no governo é um erro crasso do Miguel.

Anónimo disse...

gracas a deus uma boa noticia para a agricultura.... vai e nao voltes por favor..

Anónimo disse...

ó das 14.55, qual é o tacho que queres segurar? Nas Gesba das bananas? Na direcção regional das pescas?

Tem lá cuidado, não caias, mesmo que o secretário se mantenha- o que eu duvido - não quer dizer que segures o tacho. Há muitos agora para distribuir pelo CDS também

Anónimo disse...

Das 14.55
Que ridículo, que inveja, o PSD deveria dispensar bem estes tachistas de cacique. Se calhar é daqueles como Alberto João Jardim dizia e muito bem - que não são do PSD, que se infiltraram no PSD para conseguir tacho e que agora deveria ser postos a andar.


Anónimo disse...

ao anónimo das 14.55
Fica sabendo que vi a secretária Prada de botas de campo em tanto e tanto lugar nas serras onde tu e o teu secretario jamais meteram os pés.

Anónimo disse...

Ao anónimo dàs 07:53 o seu comentário só vem reconhecer inteligência ao Humberto, se assim não fosse não lhe atribuiria este texto, que diga-se de passagem, além de muito bem escrito percebe-se que foi elaborado por quem conhece a realidade e sabe do que fala, o que de si não posso dizer o mesmo. Vá perguntar aos agricultores no terreno e não aos que aqui falam mentiras\calúnias pois se assim não fosse não o fariam anonimamente. Retroceda até a campanha eleitoral e veja se Humberto e sua Excelente equipa, com trabalho e dedicação levaram o sector a bom Porto. A INVEJA ofusca o discernimento de alguns, que a todo o custo não reconhecem evidencias. E já agora relembro a estás almas iluminadas que o que está em causa é o Humberto, como político- na tutela da Secretária da Agricultura e não como pessoa. Esse seu comentário parece-me ser de um Militante do PSD tal como outros tantos anónimos que inteligentemente deixam claro a disputa de imagem entre militantes, como diz o povo não se importando de “ c.gar no ninho”. Admiram-se porque perderam a maioria absoluta, fingem união, mas não jogam na mesma equipa, e passam a vida a afastar militantes do PSD, com medo de que ao outro lhe reconheçam mais mérito e fiquem sem o Tacho e ainda há outros que tentam denegrir a imagem de alguns para lhes ficar com o tacho. AJJ e M.A tem que levar o PSD ao estaleiro para lavar a INVEJA e ensinar a jogar em equipa alguns militantes do PSD.

Anónimo disse...

É impressão minha ou este post tresanda a Quebra Costas?
Vejamos, um secretário que passou quase incólume a estes quatro anos, conhecido por ter desafiado Jardim em 2012 e expulso por este. E a história já vem de antes, quando não foi reconduzido como candidato à CMSV. Este já foi o inimigo público número 1.
Esta troca de galhardetes entre pessoal da Agricultura e Ambiente é para despistar, uma velha táctica jardinista.

Anónimo disse...

14:55
Assino por baixo.

Anónimo disse...

14.55 deves também estar com interesses , quem sabe se és o chefe de gabinete, os dois fazem uma boa parelha , comem que se fartam , são uns bons MA...

Anónimo disse...

Más parece notícia encomendada pelo sr Humberto!
Já sabemos dos seus malabarismo.

Anónimo disse...

É pena que o anónimo das 18:57 não tenha 1/4 da inteligência do Dr Humberto e por isso não tenha CONSEGUIDO FAZER malabarismo durante a campanha eleitoral para:'encomendar noticias FALSAS sobre o seu mau desempenho e da sua equipa' aos candidatos da OPOSIÇÃO.

Numa coisa ESTAMOS DE ACORDO: - A SUA INTELIGÊNCIA É MUITO LIMITADA para fazer malabarismos, POR ISSO INVEJA O HUMBERTO, E FAZ TUDO PARA DISTORCER A SUA IMAGEM!
TEMOS QUE ADMITIR, ATÉ PARA FAZER MALABARISMO, TEMOS QUE SER INTELIGENTES, COISA QUE A SUA INTELIGÊNCIA EM NADA'BELISCA' COM ESSES SEUS COMENTÁRIOS RASCAS E DA PRAXE, POIS QUEM ESTIVER DENTRO DO ASSUNTO, IRÁ SEMPRE SUBSCREVER O BOM DESEMPENHO DO DR. HUMBERTO E DA SUA EXCELENTE EQUIPA. BOA SORTE COM AS SUAS CALÚNIAS, e QUE AS MESMAS SEJAM OUVIDAS POR SERES ATROFIADOS MENTALMENTE COMO O SR.º E COMO QUEM AS SUBSCREVE!

Anónimo disse...

Alguém saiu da câmara de S.Vicente e regressou às finanças, mas isso são outros carnavais. Muitas baixas e milhas aéreas.

Anónimo disse...

O Humberto surpreendeu pela positiva, como é normal andou no inicio meio a navegar, mas foi como todos, mas de todos eles foi o que mais se dedicou, além de que a secretaria não é fácil, tal como a gricultura para obter frutos tem de trabalhar. O diretor regional discreto e competente foi e é a tabua de salvação " ", da secretaria. Não há duvidas que o Humberto fez e faz um excelente trabalho.

Anónimo disse...

São Vicente tem 3 sumidades politicas: Humberto, Guido e Alexandro.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário das 11:13 o Senhor Diretor Regional de Agricultura é um elemento fundamental na SRAP

Anónimo disse...

Acabo de receber informação de fonte fidedigna, que o homem continua.

Anónimo disse...

Deve estar a ser sarcástico, com certeza.

Anónimo disse...

Idolatra o Humberto? A utilizacão de maiúsculas assim o dizem. Job for de boys, nervosdismo ou encomenda? A resposta não nos interessa nada, fique desde já informado.