Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2019


KLAUSS FRIEDRICH VIVE NA ÁFRICA DO SUL 
- E SOLIDARIZA-SE COM O DIÁRIO


Jacinta Raquel Nunes



Diziam as más línguas que no antigo Jornal da Madeira, quando era para passar uma mensagem sem rosto, inventava-se "um cidadão" que desancava na oposição, no Diário, nos ingleses, no Sr. Silva, no bochechas, no Eanes. Ficou famoso um tal de Klauss Friederich  que enviara uma espontânea demonstração de solidariedade e admiração a Jardim, devido a uma inconveniência da Frau Merkel sobre os túneis da Madeira. Tudo más línguas, pois todos sabemos que as fontes naquele matutino eram rigorosas e tangíveis.
No Diário conhecido historicamente como independente e referência jornalística, começaram a despontar uns "cidadãos" nos últimos tempos. 
Uma diversificação das fontes, o que é sempre salutar. Há uns dias foram uns "cidadãos" militantes do PSD que  diziam que Albuquerque devia ter reconhecido a derrota na noite das eleições! São uns cidadão doutorados em matemática, certamente, pois descobriram que o PSD tinha tido menos votos e menos deputados.  Outros cidadãos alegavam que Albuquerque devia-se afastar. Se ainda existissem más línguas como antigamente, poderia dizer-se que a voz da consciência faz mesmo eco.  No Diário de hoje são citados outros cidadãos, desta vez emigrantes, que terão ridicularizados um suposto "Big Brother"  acerca da visita, que era secreta e deixou de ser, do Mayor do Funchal à África do Sul para alegadamente apelar ao voto em Augusto Santos Silva com o dinheiro dos contribuintes. Para o escriba, só ele é que pode andar atento ao BaseGov e aos contratos lá publicados. 
Se forem outros a analisar a roleta russa da relação  Câmara do Funchal - Diário, em que o prémio sai sempre à casa (da Fernão de Ornelas) já é um inoportuno Big Brother.  E vejam lá que os nossos emigrantes, que antigamente centravam as atenções na presença de representantes da sua terra, aproveitando para comer umas espetadas, uns bacalhaus e beber uns vinhos, estão agora preocupados, segundo o mesmo escriba, no Big Brother ao Diário! São uma espécie de Klauss Friederich dos dias de hoje, preocupados em se solidarizar, já não com o Jardim, mas com o matutinos das festas e das viagens. Foi o que me disse um cidadão. 


19 comentários:

Anónimo disse...

O Diário do srº Blandy, do srº Sousa e do srº Cafôfo todos os dias viola o seu estatuto editorial, a lei da imprensa e o código deontológico dos jornalistas. Estes senhores antes criticavam o jornal da madeira e bem ,pela promiscuidade entre o jornal e Alberto João Jardim. Hoje em dia o diário faz pior do que o JM porque faz às escondidas, e o mais engraçado é ver o srº director do DN nos dar as homilias dominicais da boa moral e dos bons costumes talvez a se recordar outros púlpitos do antigamente.

Anónimo disse...

Jacinta desta vez dou-te razão.

Anónimo disse...

O Blogue do sr. Calisto já tem direito a espaço no Diário, prova que isto aqui incomoda.E DE QUE MANEIRA!

Anónimo disse...

Como é que o Diretor do Diário pode pactuar com essas viagens Politico/empresariais?
Como é que o Presidente do Sindicato dos jornalistas que trabalha no grupo do Diário pode compatibilizar essas jogadas com o estatuto do Jornalista?

Anónimo disse...

É o DIARIO no seu melhor a se vender até a falência final

Anónimo disse...

Percebo o porquê do DN andar com estes meninos ao colo.

Anónimo disse...

A brincadeirinha do Diário irá durar o tempo que durar, nada é eterno!

Anónimo disse...

Até inventar notícias o DN faz. Esta coisa de citar fontes inventarás, e de fazer de declarações de terceiros, noticia, é mesmo muito baixo.
Bateu mesmo no fundo o DN.

Anónimo disse...

O DN vai continuar neste registo pelo menos até 2023, não tenho dúvidas nenhumas disso. Contudo, já tem a sua imagem manchada. Deveria ser alvo de reflexão interna, mas eles não estão virados para isso.

Anónimo disse...

Miguel Gouveia não pode apontar o dedo, manhoso.

Anónimo disse...

Homenagem ao saudoso Gaudêncio Figueira, que durante anos não deixou esquecer o espúrio episódio de Klauss Friedrich/Jardim, agora replicado por Oliveira/ Cafôfo. Não foi para isto que tantos lutaram pela democracia nesta terra.

Anónimo disse...

Imagino a cara dos jornalistas do diário ao ouvir a lição de ética e deontologia da Conceição Lino, quando recebeu o Globo de Ouro de Personalidade do Ano na área de jornalismo. Deviam ver, se tiverem coragem.

Anónimo disse...

Pensei que o novo presidente fosse diferente do careca mas afinal é mesmo um Sonso Gouveia, como lhe chamam. Continuam as mesmas jogadas, sempre às custas do Zé Vilão.

Anónimo disse...

Eu acho bem haver estas jogadas, e deviam haver mais. A vilhoada deve pagar isto, acho até pouco dinheiro.

Anónimo disse...

o Diário já vai respondendo às provocações, ignoradas durante anos na presunção de que era conversa de meia dúzia e de que eram os maiores a encarneirar o povo. Pois assim não é, é tão evidente que mais de uma dúzia e meia percebeu a trafulhice e cada vez mais os diários ficam por vender.

Anónimo disse...

O DN pior que o JM de antigamente!? Essa é de rebolar a rir. A demagogia no seu pior.

Anónimo disse...

18.55,
É muito pior. Porque estes diziam-se transparentes.

Anónimo disse...

Então o Dn ainda anda nestas maroscas de falsos comentários tipo o alemão da Rua Fernão Ornelas.

Anónimo disse...

Os gajos do Diário são uns vendidos. Andaram anos a fazer campanha dia sim dia sim do Cafofo, o Cafofo perdeu as eleições, já acabaram as grandes fotos do Mentiras e até disseram na primeira página que o PS vai ter um jackpot de milhões. Já estão a abandonar o Mentiras bem devagarinho e a mudar para outro tabuleiros.OPORTUNISTAS!