Powered By Blogger

domingo, 22 de setembro de 2019



Cartaz para hoje: eleições à solta



 
Os emplastros continuam lá






Os homens da Câmara do Funchal começaram acima da Ponte do Torreão. Cartazes de propaganda, fora com eles!


Estes cartazes já lá não estão.

Custava a perceber. Ontem não havia ilegalidade, era aquilo dos 500 metros e isso, ainda por cima continuamos em campanha e havia que poupar, mantendo os mesmo cartazes.

Os homens já iam no mini-viaduto à frente da Rua das Dificuldades, a desmontar propaganda.




Sim. Cartazes para a rua!
Mas... Então ontem não fazia mal nenhum, agora até às 8h40 também não, porque deitar fora então os cartazes agora? - continuava a macacar.





O povo já exercia tranquilamente o dever cívico. 
De facto, segundo a lei, as paredes exteriores da Câmara podiam estar cheias de cartazes dos partidos e candidatos porque estão fora da visão do eleitor quando este entra na assembleia de voto. É ou não é?
Para quê tirar cartazes que estão a centenas de metros?! - mea culpa.






- PAROU! ALTO!
O homem saíra do meio carro da câmara, estacionado atabalhoadamente na 5 de Outubro, na doca de autocarros ao lado do Tribunal.
O motorista do camião, em cuja carroçaria companheiros seus carregavam os cartazes já retirados da Ponte do Bom Jesus, ficou de olhar inexpressivo.
E o recém-chegado, claramente encarregado da brigada.
- Já não é para retirar! Não é para tirar!
Um dos homens apercebeu-se da contra-ordem, olhou para o cartaz do PSD a descansar no gradeamento da Ponte, com Albuquerque de cabeça para baixo, e desabafou.
- Já não volto a pôr este lá!
Ninguém percebeu por que antes era para retirar os cartazes. E ninguém entendeu por que agora já não era para os retirar. 



A brigada já não mexeu nos cartazes no lado sul da Ponte.

Os trabalhadores, compreensivelmente agastados com as ordens e contra-ordens, como se alguém estivesse a brincar com o trabalho deles, perguntaram ao chefe se era para encostar estes cartazes aos outros lá em cima...


E o camião municipal seguiu à sua vida, com a missão interrompida. Metade dos cartazes andou, a outra metade ficou. Os cartazes são todos iguais, mas, como diz o outro, uns são mais legais do que os outros.

Mais a sul, nos dois pontões à ilharga do Bazar do Povo, ficaram quase todos de pé. Estão a ver bem?




Todos, como quem diz. Havia algum por terra. Conceição Pereira desce a 31 de Janeiro, pensativa: por mais que a UDP se esforçasse e o Bloco denuncie, 'eles' vão continuar com as finanças das pessoas de cabeça para baixo.



O Dr. Cabral Fernandes, veterano dos valentes, votou cedo, por obrigação. Não esconde o pessimismo perante o futuro que nos aguarda, tanta é a incompetência e a vacuidade das cabeças em prova. Por isso, na mesa de voto foi trabalhar, que a vida está má para todos. 
Pessimismo face a tantos zeros em cena! De facto, digo eu, comparar "isto" com a classe política do tempo do Dr. Cabral Fernandes, então líder do CDS, e dos seus adversários coevos, é o mesmo que igualar a noite ao dia.




Há testemunhas disto que digo. O próprio irrepetível que fez campanha com o PS no bolso confessa, apesar de rapaz novo, o orgulho nos inigualáveis de outrora.
É preciso aprender com a velha sabedoria. Por exemplo, que câmara pode derrubar este cartaz montado com tanta chico-espertice?



Bem, também não é ficar a ver o comboio passar, a sorrir e a rir sem dar ao pedal. É perigoso.




Veja-se o que acontece a quem fica no 'quentinho', a tocar piano com leite e bolachinhas! A pancada não deve ser para já, mas o susto continuará certamente atormentando o Laranjal.





Não deve ser para já porque a última sondagem, uma que não precisou de ser mafiada porque não era para ser publicada, a última muito séria dá maioria mais ou menos à vontade ao centro-direita regional. Isto se o CDS alinhar por esta secção política em vez de dar um passo para a 'direita pura e dura' do Costa-Cafofo-Partido "Socialista"- Bloco de "Esquerda". Ou seja, se o CDS fizer jus ao Centro, este cartaz de Cafofo (na imagem) não ficará muito tempo à vista como o do 'Cine Piolho' que esteve durante meio ano um pouco mais acima, na 31 de Janeiro, depois de uma vitória municipal (partilhada). Quando muito, ouviremos os adeptos gritar, dentro de poucas semanas: "nós só queremos o Cafofo presidente da comissão parlamentar de Saúde" ou "nós só queremos Cafofo presidente do conselho directivo da Escola do Campanário".

Mas atenção!... 



...Atenção que isto de sondagens não vale para apostarmos um tusto. A verdadeira sondagem é a que decorre nesta altura. Um de dois males terá de ganhar. E nesse domínio, logo às sete da tarde a música pode ser outra. 
...O que para mim, que as ouço todas desafinadas, é igual ao litro. 
Qualquer resultado dará um conselho de alpercatas. Não esquenta nem arrefenta. 
Para ser sincero, logo à noite já estarei com a cabeça mais no Estádio do Sporting de Braga do que nas sedes dos partidos.

18 comentários:

Anónimo disse...

A Câmara estava a proceder a uma acção ilegal.
Pelo que avisada, foi obrigada a dar contra-ordem aos funcionários.

Amsf disse...

E lá continua está gente a achar que os cartazes não podem simplesmente estar visíveis a partir das urnas!!! Deve ser por isso que põem um cortinado em cada cubículo!!! Não pode haver propaganda em espaço público a menos de 500 m da secção de voto...

Anónimo disse...

14.30
A sua ignorância da lei é uma coisa. A lei, é outra.
Daí ter sido suspensa a recolha dos cartazes.
No pode"ser feita" propaganda política a menos de 500 metros da secção de voto, e não pode estar afixada propaganda visível das mesas de voto a menos de 500 metros.

Anónimo disse...

Sendo eu um feroz critico da propaganda eleitoral física (cartazes, panfletos, painéis, canetas, camisolas, réguas etc...), sou apologista de que a campanha seja feita através das tvs, internet e imprensa, mas sempre bem explicita, não como alguns ditos veículos de imprensa fazem.

Acho também positivo os partidos terem espaços tal como esse do cafofo na 31 de Janeiro ou sedes, onde quem queira lá se dirija se informe do que quiser.

Nas caixas de correio deveria ser permitido cada partido colocar 1 panfleto com o seu programa eleitoral e identificação de todos os seus candidatos.

O resto é lixo e mais lixo, gastos supérfluos, em suma dinheiro queimado...

Anónimo disse...

Acho que com todos os meios de informação que já existem, é perfeitamente desnecessária este tipo de propaganda.
Sejam cartazes, ou pinturas. É uma poluição visual sem sentido.
Ver aquela imagem da menina Mortágua a pintar a parede do Técnico, é ridículo. Mas diz que a lei permite. Um absurdo completo.
Devemos evoluir. Até porque ninguém é influenciado por cartazes ou para nutras.

Anónimo disse...

Deveria imperar a regra do bom senso e a retirada de todos os cartazes ser um respeito para com o ato eleitoral.
Imaginemos que estes governantes tinham a Justiça regionalizada como querem.

Ainda ontem a noite numa Festividade na Ribeira Brava (Festa do Maracujá) o Cantante apelou ao voto descaradamente no Partido que está no Governo perante a assistência que estava no mesmo.

E ninguém vai preso! Nem paga multa posteriormente e é impedido de atuar durante algum tempo.
Realmente por momentos esta terra é a Terra da Bandalheira mas só para um lado.

Amsf disse...

Ó das 15:03 convinha reler para perceber que estamos de acordo..

Anónimo disse...

Lembrando o Roberto Leal:
Ai Costa, se queres ser bonito
Arrebita, Arrebita, arrebita!

Anónimo disse...

O resultado do concelho do Porto Moniz, Muito, muito injusto! O Presidente Merecia Ganhar.

Anónimo disse...

O Barreto pode ficar com a pasta da agricultura, Dr Miguel Albuquerque.Melhor que o economista de S. Vicente

Anónimo disse...

Mas o Barreto pode pedir o que quiser. Quer o PSD, quer o PS, estao nas maos do CDS. Impressionante! Voces passaram a noite a rezar?

Anónimo disse...

La foi mais um contador.Ja deve ter chegado ao largo do rato

Anónimo disse...

E a candidata do PS a dançar com meia brasa.
Se calhar pensava que ainda era do PSD
Lololllll

Anónimo disse...

Todo o cenário que previa aconteceu. Miguel anunciou que se perdesse a maioria, metia a lugar á disposição. Fê-lo? Mentiu.
Andava lá por baixo armado em herói como se tivesse tido uma vitória estrondosa.
Esta, não foi uma vitória do PSD nem do PS.foi sim, uma vitória dos funcionários públicos sobre a arrogância, prepotência, incompetência de determinadas e muitas chefias.
Muito obrigada a todos que hoje resolveram dizer Basta.






Anónimo disse...

nestas eleições no que diz respeito a Ponta do Sol, foi possível concluir que a Bilhardeira da Lombada era de facto um elemento do próprio PSD, se fosse de outro partido teria exercido a sua política de mal dizer sobre o PSD novamente.

Anónimo disse...

FOI BATOTA, CARRINHAS COM CONSELHEIROS DENTRO DE VIATURAS , COLOCARAM PELICULA ESCURA PARA CAMUFLAR O CACIQUE QUE IA NO BANCO DE TRÁS, EU PROPRIO FALEI COM PESSOAS QUE ME GARANTIRAM ISSO ,
PIOR QUE A VENEZUELA, VER PARA CRER , REGRESSADOS DA VENEZUELA VOTARAM EM MAIORIA NO PARTIDO QUE NOS GOVERNA A MAIS DE 40 ANOS QUE FAZ PIOR QUE MADURO

Anónimo disse...

Não me parece que o CDS possa pedir o que quer, nem a vice-presidência que JMRODRIGUES falou na rádio.
Não teve resultado para isso.
Evidentemente que Rui Barreto, publicamente, fará o número de valentão, dizendo que o seu programa é também o seu caderno de encargos. Fica bem para a fotografia. Cai bem na populaça.
Na realidade o PSD ganhou as eleições, vai liderar a maioria e o governo.
Cabe ao CDS fazer um acordo bom, que terá que ser um acordo, e não a vontade do CDS. Porque a não haver entendimento entre os dois, o PSD faz um governo sozinho, minoritário. Nessa circunstância, PS, JPP e PCP votam contra o programa de governo. O que faz o CDS? Vota contra ou abstém-se?
Em qualquer dos casos o governo cai. Vem um governo da esquerda com PS, JPP e PCP. O PSD vota contra o programa desse governo. O que faz o CDS? Abstém-se e viabiliza um governo de esquerda? Isso seria hara-quiri. Vota contra ao lado do PSD, o que geraria ingovernabilidade, e consequentemente eleições antecipadas, aí com o ónus no CDS, e vantagem para o PSD?
A situação actual não é de molde a cantar de galo pela parte do CDS. Tem a hipótese que nunca teve de chegar ao governo, e deve fazer um bom acordo.
Mas não está em situação de tentar qualquer tipo de chantagem. O risco é demasiado elevado.

Anónimo disse...

10:55

Certo, mas se o Barreto rói a corda e aceita uma geringonça com o PS e JPP? Apostamos que o Cafofo irá aceder a muitas das exigências do CDS.
Lembra-se do que foi feito do Passos e Portas após 2015?
O PSD poderá espernear à vontade, que ninguém o irá aturar.