Governo vai continuar a modernizar
a frota da Horários
do Funchal
O
secretário regional de Economia, Rui Barreto, realizou, esta manhã, a viagem
inaugural do novo miniautocarro elétrico Karsan Atak, que se encontra a ser
testado pela Horários do Funchal desde o dia 28 de fevereiro.
Rui
Barreto estrou a carreira 44, numa viagem que durou cerca de 20 minutos, entre
a Rua do Conselheiro e a Nazaré.
“A
empresa adquiriu 5 viaturas destas. São viaturas que têm uma autonomia de cerca
de 250 quilómetros. Esta viatura está preparada para fazer cerca de setenta por
cento das carreiras que são feitas pela empresa Horários do Funchal”, garantiu
o governante com a tutela da Economia e dos Transportes Terrestres.
“É
uma viatura moderna, confortável, 100% elétrica, e a empresa vai continuar a
investir neste tipo de viaturas. Está no
seguimento da estratégia que o Governo seguiu, vamos continuar a utilizar os
fundos que temos do FEDER e, se possível, do Fundo Ambiental, para modernizar,
não só a frota da Horários do Funchal, mas também com a utilização de veículos
ambientalmente responsáveis”.
O novo
miniautocarro elétrico da Horários do Funchal foi financiado a cem por cento
pelo projeto Civitas. Cada viatura custou 360 mil euros mas, conforme explicou
o secretário de Economia, “o custo de três viaturas elétricas é o equivalente a
duas viaturas a diesel”, por isso, diz, “este tipo de aquisição de viaturas
elétricas tem de ter o apoios governamentais”.
O Karsan
Atak Electric tem 8,3 metros de comprimento, 2,4 de largura e capacidade para 52
passageiros. O novo modelo foi concebido para dar resposta à necessidade de
redução da poluição sonora e atmosférica nos centros urbanos e faz parte de uma
estratégia para a descarbonização no setor do transporte público que tem sido
levada a cabo pela Horários do Funchal.
O
miniautocarro fará testes na Horários do Funchal, em todas as carreiras,
excepto nas zonas altas, até dia 13 de março, de modo a avaliar a sua autonomia,
a forma de carregamento e, fundamentalmente, a sua versatilidade nas condições
orográficas que caracterizam os traçados das carreiras da HF.
Funchal,
03 de março de 2020
SRE
11 comentários:
"que se encontra a ser testado pela Horários do Funchal desde o dia 28 de fevereiro. "..."A empresa adquiriu 5 viaturas destas"..."O miniautocarro fará testes na Horários do Funchal, em todas as carreiras, excepto nas zonas altas, até dia 13 de março"
EM QUE FICAMOS?...FORAM ADQUIRIDAS 5 VIATURAS?!...ESTÃO EM TESTES?! CADA VIATURA CUSTOU 360.000€, LOGO 1.800.000€ AS 5 ... ARRISCA-SE PERDER ESTE DINHEIRO APÓS OS TESTES?!
Já temos novo administrador??
Quem será o novo tachista???
3 de março de 2020 às 14:41
as mesmas cabecinhas pensadoras que com grande espavento adquiriram as famosas "ABELHINHAS" (que hoje estão na sucata … melhor destino será afundá-las para recifes artificiais à semelhança do que se faz com barcos)são as mesmas que agora voltam a adquirir estes autocarros eléctricos. Para a Madeira e atendendo à orografia e a maior parte da produção de energia eléctrica ser poluente (para além do elevadíssimo custo das baterias)a melhor opção com vista à redução da poluição seria optar por viaturas movidas a GÁS NATURAL (obviamente que teriam de ser criadas PREVIAMENTE condições para abastecimento destas viaturas...tal como acontece no abastecimento à EEM ...tal como futuramente serão abastecidos os navios)
Já li por aí que a empresa que forneceu os primeiros autocarros eléctricos fechou a linha de montagem e não haveria baterias e outras peças de reposição.
Alguém com mais conhecimentos que esclareça.
13.32,
As tuas fontes são as mesmas daqueles que comentam no Facebook.
Por isso se percebem as tuas opiniões.
Gostava mas era de ver esta malta andar nos transportes públicos todos os dias juntamente com os eleitores. isso sim, seria progresso.
16.14
Dentro de pouco tempo, vai acontecer como aconteceu com os outros mini-autocarros Italianos que encostaram todos rapidamente e foram para a sucata estando um plantado na Avenida Sá Carneiro.
E quais são as tuas fontes?
Explica aí o que aconteceu, ou é só mandar postas de pescada?
É que essa explicação tem uma lógica, sem logística e reposição, a HF viu-se obrigada a encostar.
Mas espero pelo contraditório do supra sumo da esperteza.
Esse modelo foi usado por várias companhias de transporte por todo Portugal e em outros países do mundo, se forem investigar saberá que todas essas companhias já encostaram eles devido a tecnologia que ficou obsoleta devido ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias nessa áreas, os novos tem a mesma tecnologia dos eléctricos da BMW , como não se espera nos próximos temos a falência da BMW nos próximos anos estes autocarros podem ter novos upgrades
20.26
é o que vai acontecer com estes num futuro próximo.
A Salvador Caetano não tem destes autocarros e é uma empresa Portuguesa?
Bem, de certeza que as comissões eram menores... por isso não tem interesse.
Barrete segue a linha do seu grão mestre Paulo Portas. Cada qual labuta com as armas que tem mas o fim é o mesmo. O outro era submarinos e este é autocarros mas o que conta é o plim das comissões por isso ele se ri todo e diz para os seus botões: Estes já foram comidos.
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