Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

K7 ao ataque





HISTORIETAS DO LAZARETO


O Fénix do Atlântico continua com o II de 3 Capítulos a fazer um diagnóstico à Zona do Lazareto.



CAPÍTULO II (Lazareto)


Alojamento Local e segurança


A orla marítima da Rua do Lazareto tem um microclima de excelência, onde os residentes, para além desse factor, gozam de vistas privilegiadas sobre o Porto e Centro do Funchal.
O Profe Mentiras não olha a meios para atingir fins, quer de popularidade quer de receitas para os cofres da Câmara. Quer é agradar a todos e arejar a sua cremalheira.
Licencia Alojamentos Locais por toda a parte, mas onde está a actividade dessa fiscalização deste Departamento Camarário para analisar caso por caso se o mesmo reúne ou não condições de habitabilidade e de segurança para quem nos visita?
Senão vejamos:
A Sul da Rua do Lazareto e entre o Largo da Forca e o Largo do Lazareto há várias casas em regime de Alojamento Local.

Antes da atribuição dessas licenças, foram feitas as fiscalizações devidas, tendo em consideração as condições de habitabilidade e a segurança dos hóspedes e documentação do Governo que prove que os mesmos estão em domínio público ou privado?
Têm seguro contra todos os riscos?
 Os Madeirenses quando fazem um cruzeiro no Lobo Marinho ou um passeio de catamarã aos golfinhos e baleias, não vislumbram pregagens nos rochedos, redes de arames, nem cimento projectado nas fissuras das rochas sobranceiras ao mar. Por baixo, viam sim, pescadores sobre as baixas marítimas de cana na mão e agricultores.
E se os seus clientes Turistas dos AL, ao se aproximarem da falésia a verem o mar, se desprenderem as pedras debaixo dos seus pés, os proprietários das ditas casas fogem para a Amazónia antes que lhes seja pedido a apólice de seguro?
Aquelas casas estão seguras?
Quem fiscaliza isso?
Se fizeram obras no cemitério Judaico para segurar as paredes e evitar que as campas caiam para a praia, quem garante que estes proprietários que levam turistas para as casas no mesmo Caminho do Lazareto têm devidamente asseguradas as condições de segurança das suas encostas?
E se houver um sinistro, terão seguros que cubram?
A segurança daqueles Rochedos é duvidosa, mas se houver ali um acidente com um turista é certo que será negativo para o turismo madeirense.

Será que esse alerta está publicitado nos sites online de venda de alojamento (Booking, etc.) que publicitam esses alojamentos locais?
Mais a nascente na calçada do Socorro vê-se um palacete em  fase de recuperação. O Fénix aplaude esse trabalho, até que é dos mais lindos plantado à beira mar, mas por baixo do mesmo há uma grande caverna escavada na rocha pela erosão da ondulação marítima, que põe a segurança dos futuros residentes em causa.
Não haveria forma de tapar tal caverna para segurar a encosta desde o mar até ao Quintal da casa Solarenga?
Prevenção na zona tiveram apenas os Judeus que, não querendo que os ossos dos seus antepassados, falecidos na Pérola do Atlântico, chegassem a Israel pelo mar e fossem ocupar mais terreno Palestiniano, fizeram uns pilares pouco estéticos e (como dizem nos Açores) “mal amanhados”,  com umas janelas viradas para o mar para não tapar as vistas do nascer e pôr do sol aos mortos e com uma cor aberrante lá seguraram os jazigos, honrando assim a memória dos seus antepassados.….
(Continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Na nossa terrinha quando acontecem os acidentes, choram os mortos, mas depois metem a cabeça na areia e poem os escrevinhadores da aldeia a os defenderem e dizerem que foi um azar.
Nada se faz e se escreve na prevenção...
Parabens ao Sr. agente K7
Pelo menos se um dia ouvir falar que aconteceu uma desgraça nos AL do Lazareto, vou-me lembrar de si. Pena é que vai ser tarde

Anónimo disse...

Viva ao Alojamento local! E aos hoteleiros invejosos, que querem destruir aquela zona para lançar-lhe mais BETÃO, há ali no Lazareto umas paredes com crespo, muito bom para a comichão!!!

Anónimo disse...

15.35
Era bom que alguns que residem por perto as utilizasse.