Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de setembro de 2019


Barreto tem fórmula para encurtar
listas de espera nas cirurgias


O candidato do CDS-PP à presidência do Governo Regional garantiu esta sexta-feira que irá investir 15 milhões de euros para realizar 10 mil cirurgias no espaço de uma legislatura e assim reduzir substancialmente a lista de espera.
Rui Barreto escolheu o tema da saúde para fechar o dia de campanha na Ponta do Sol e justificou perante cerca de 200 apoiantes porque razão o fez."O CDS tem um compromisso muito sério na área da saúde para com os madeirenses", disse. "O CDS quer reestruturar o Serviço Regional de Saúde (SRS), devolver-lhe dignidade e reconquistar a confiança dos doentes e utentes."
O líder do CDS e candidato à presidência do Governo Regional recordou que o o seu partido foi "o que mais propostas apresentou" no Parlamento na última legislatura (mais de 90) na área da saúde, destacou o relevo que o partido dá a este setor no seu programa de governo e anunciou algumas dessas medidas, caso o CDS venha a ter influência no próximo executivo regional. "Queremos moralizar o sistema e torná-lo mais transparente em relação às listas de espera para cirurgias, consultas e exames", frisou. "Para o CDS, o sistema público e o centro hospitalar são a coluna dorsal do sistema e têm de aumentar em 25% o nível de produção de cirurgias em bloco operatório, dentro do SRS."

É público que existem salas do bloco operatório sem qualquer actividade por falta sobretudo de médicos anestesistas. "O aumento da produção de cirurgias em 25%, representa mais 2.500 cirurgias por ano", referiu. "Mas a lista de pessoas à espera de uma cirurgia atingiu um volume tal que é preciso garantir que cada madeirense não espera mais de seis meses por uma cirurgia urgente."

Trazer as listas de espera para tempos de espera clinicamente aceitáveis precisa de "coragem política" e orçamento. "É preciso contratualizar serviços com o setor privado, em unidades de saúde privadas e hospitais do continente", assume o candidato e líder da oposição regional. "Vamos investir 15 milhões de  euros para aumentar o número de cirurgias em bloco", anunciou, isto no caso de os madeirenses e porto-santenses entenderem integrar o CDS no próximo governo. "Estes 15 milhões de euros significam mais 10 mil cirurgias no espaço de uma legislatura".

Nesta área da saúde, as crianças também entram nas contas do CDS. "Temos de garantir que todas as crianças têm médico de família. O CDS apresentou no Parlamento esta proposta por quatro vezes, e todas as vezes o PSD chumbou-a."

Rui Barreto pegou no comportamento do PSD para alertar os presentes:  "Basta de maiorias absolutas. Se o povo nos conferir mais força, teremos mais força para influenciar, e o CDS é na verdade a mudança segura na saúde."

O CDS tem dedicado um dia de campanha a cada concelho da Região, sempre na companhia dos demais candidatos à Assembleia Legislativa da Madeira, mas hoje, na Ponta do Sol, Rui Barreto teve a companhia da cabeça-de-lista do CDS à Assembleia Sara Madalena, que é também vereadora na Câmara local e líder concelhia do partido.

Nos contactos com as populações, comerciantes e agricultores, Rui Barreto foi explicando as diversas medidas da iniciativa do CDS, tais como o regime específico para que as escolas, creches, lares e hospitais comprem primeiro os produtos regionais para a confecção de refeições; o Estatuto do Cuidador Informal, que o PSD aprovou sem considerar o apoio financeiro de 435 euros propostos pelo CDS - Rui Barreto compromete-se a altera o diploma; a redução substantiva no preço dos passes sociais, que abrange os residentes de todos os concelhos da Região, a medida política de maior alcance social dos últimos anos; a redução da taxa de IRC de 15% para 13% para os primeiros 15 mil euros tributáveis, medida que beneficia sobretudo os pequenos comerciantes.

CDS

Sem comentários: