Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de setembro de 2019





COSMOS repudia alcatroamento 
da Estrada das Ginjas

A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio manifestar o seu mais veemente repúdio pela intenção manifestada pelo sr. Presidente do Governo Regional, dr. Miguel Albuquerque e pelo sr. Presidente da Câmara de São Vicente, em asfaltar a estrada de terra Ginjas/Paul da Serra, uma clara manobra eleitoralista, em que se procura sacrificar novamente o nosso património natural e a nossa floresta Laurissilva em nome de ambições políticas pessoais.
O dr. Miguel Albuquerque, conhecido nos tempos de autarca, por promover a anarquia urbanística na cidade do Funchal, de ter mutilado completamente o PDM de então, de promover as maiores aberrações urbanísticas da cidade capital, como é o caso do mamarracho do Savoy, entre outros, vem agora lançar mais uma cruzada contra os nossos recursos naturais com o objetivo individualista de satisfazer as suas ambições políticas e alimentar o lóbi do betão e do alcatrão com dinheiro dos contribuintes.
Vejamos o caso do asfaltamento da Estrada do Fanal, que esta associação foi contra, e hoje, além de outros inumeráveis impactos negativos, o Chão do Fanal está cheio de vacas, que estão a pôr em perigo um importante núcleo de tis centenários da nossa floresta Laurissilva, e a população da Ribeira da Janela, que pensava que a estrada seria um importante fator de desenvolvimento económico, afinal, os turistas passam de carro e de autocarro e nem param na freguesia, quando no passado, os caminheiros percorriam essa via de terra batida a pé, e aguardavam nos estabelecimentos de restauração da Ribeira da Janela pelos autocarros ou pelas carrinhas, consumindo na espera, bebidas e géneros alimentícios que fomentavam o pequeno comércio local. 
Depois deste verdadeiro atentado ambiental, o Governo Regional pretende repetir o mesmo erro nas serras de S. Vicente, transformando um paradisíaco local, num local motorizado, cheio de ruídos de carrinhas e outros veículos de transporte, impermeabilizando o solo, promovendo a pressão humana sobre a floresta Laurissilva, e roubando o silêncio e a fruição da bela paisagem aos verdadeiros amantes da natureza. Aliás, esta associação aproveita este comunicado para repudiar os “silêncios” matreiros e calculistas de certos “biólogos” e de alguns governantes/autarcas, que se dizem amigos e defensores do ambiente, da natureza e da qualidade de vida dos cidadãos, mas que por egoísmo pessoal, vendem os valores que dizem defender aos senhores do betão e do alcatrão. 

Funchal, 9 de setembro de 2019 

O Presidente da Direção 

Dionísio Andrade

26 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Dionísio o seu colega de lista Alexandro Pestana é a favor e insulta quem é contra o alcatroamento da estrada.

Anónimo disse...

A Cosmos do Dionisio é contra.
E o PTP do Dionisio, também é contra?

Anónimo disse...

a muito tempo ja devia estar alcatroada
já viram se fosse a COSMOS a estrada que passa em são vicente rosario encumeada serra de agua , não existia

sabem que houver um incendio nos estanquinhos como será possível os bombeiros lá chegarem , é mais importante QUE MUITOS TUNEIS

Anónimo disse...

Que se iniciem ja os trabalhos para por a estrada pronta que ja la vao 30 anos que ficou aberta em cascalho e calar algumas bocas que querem que Sao Vicente continui neste atrazo de vida.

Anónimo disse...

Era bem feito a UNESCO retirar o título de património mundial da humanidade que a Laurissilva da Madeira ostenta, e transferir esse galardão para os Açores. Para ver os matarruanos satisfeitos com a destruição da natureza e do património natural.

Anónimo disse...

As pessoas ainda não perceberam que o que está por detrás daquele alcatroamento é o surgimento de empreendimentos turísticos, como se a laurissilva fosse uma coutada de alguns. E servirá para satisfazer o lobbie do alcatrão e do betão. Já devem estar a salivar como um cão por um osso!

Anónimo disse...

Não destruam a Laurissilva. É crime ambiental.

Anónimo disse...

São Vicente é uma terra de vilões que adoram o desenvolvimente e estradias grandes para comerem cabrito na serra e foçarem no meio dos loureires os seus espietos de carni.

Anónimo disse...

No Fanal as vacas comeram os rebentos dos tis e está tudo a morrer eu fiz um piquenique lá e fiquei cheio de carrapatos das vacas e ainda aproveitam os tis moribundos para fazer propaganda da nossa ilha. Não mais alcatrão!

Anónimo disse...

O que faz falta é educação ambiental a este povo superior de matarruanos e broquilhas! Mas se o criador nato do povo superior foi um alarve na destruição do ambiente mandando atirar terra ao mar, destruindo ribeiras e cursos de água, destruindo paisagem e natureza não se pode esperar muito mais deste indígenas africanos!

Anónimo disse...

Gastem os milhões a recuperar a floresta e a fazer um estudo sério e reparações dos murros de ladeiam as estradas secundárias da região. Um dia destes é um suicídio conduzir à chuva nesta região.

Anónimo disse...

É engraçado ver a Secretária Regional do Ambiente, e o Presidente do Instituto da Conservação e Gestão da Natureza calados que nem ratos perante mais um atentado ambiental. Susana Prada e Manuel Filipe gostam de aparecer na comunicação social a visitar casas de abrigo, e limpeza de trilhos. Mas quando se trata de atentados gravíssimos do ambiente como seja o roubo das pedras das ribeiras e o asfaltamento de estradas em zonas de laurissilva estão com o rabinho entre as pernas, porque estão ali para defender o seu tacho em vez de defender o ambiente. Simplesmente vergonhoso.

Anónimo disse...

Quem vai ganhar milhões é o Avelino, os carros de Rally dos amigos do Calado e a empresa de alcatrão do Jaime Ramos. A coisa está montada assim...

Anónimo disse...

atraso de vida é você nem saber escrever.

Anónimo disse...

Engraçado é o das 23.11 asneirarar sem saber. A 24 de Agosto a Secretaria Regional do Ambiente pronunciou-se como prova Diário de Notícias.
https://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/dgfgfhghgfh-fdsfdgfdhghghg-AE5152130
Simplesmente vergonhoso

Anónimo disse...

A Susana Prada é um abajur deste governo, desde que tenha uma carteira de 2 mil euros da GUCCI não há atentados nas ribeiras nem estradas de alcatrão.

Anónimo disse...

Deviam fazer uma auto-estrada para o Paul da Serra, com muitos viadutos, bombas de gasolina, e cheia de sinais de alumínio, os vilões de S. Vicente refolgariam de alegria como mosto a ferver dentro de pipas.

Anónimo disse...

Quando se construiu a estrada do Fanal e da EIra do Serrado-Pico do Areeiro foi a mesma ladrada e agora todos passam por lá e elogiam a estrada. Neste caso não vai ser diferente. Leiam a reportagem do DN de hoje

Anónimo disse...

Andam os contribuintes madeirenses a pagar chorudos ordenados à menina suzaninha e ao menino manuel filipe para eles defenderem o nosso património naural e o ambiente, e andam estas criaturas de Deus caladas que nem rtos, sem dizer uma palavra contra o alcatrão e betão na laurissilva e sem dizer nada do roubo de milhões de inertes e pedras nas nossas ribeiras, para enriquecimento de meia dúzia de "patos-bravos" e colocar grande parte da população em risco nos aluviões e chuvas torrenciais.

Anónimo disse...

no PTP onde este ambientalista anda tem um de São Vicente que defende com unhas e dentes esta estrada e até critica os falsos ambientalistas de carros de alta cilindrade do funchal ( ataque direito ao colega de partido)

Anónimo disse...

Asfaltar para quê, dá perfeitamente para fazer o percurso de Jipe, ainda por cima com pouca gente a incomodar. Peguem nesse dinheiro para o subsídio de mobilidade que eu pelo menos uma vez por mês gosto de ir a Lisboa jantar e dar um pulo ao Elefante Branco...

Anónimo disse...

Porque não asfaltam a cabeça do Albuquerque e do Garcês? A Madeira ficava a ganhar e os vilões não pensavam mais nisto!

Joseph disse...

Na minha maneira de ver o problema não é o alcatroamento de uma estrada que existe há décadas. O problema terá a haver com o que é que o PDM permitirá fazer uma vez esta esteja alcatroada. Mas, como a oposição dorme, nada disse sobre o PDM enquanto este esteve aberto para debate. Mas que raios faz a oposição? Espera que legalmente se faça tudo para depois vir jogar pedras e paus? Assim não vão lá. Precisamos de uma oposição atenta e presente para o bem de todos.

Anónimo disse...

23.45,
Já agora para perceber a tua lógica, explica em que é que os carros de rally vão ganhar?

Anónimo disse...

Esse de São Vicente anda de braço dado com o Gil Canha e o Dionísio. Eles sabem que este falso ambientalista anda no meio deles? Defende uma coisa em São Vicente e outra no Funchal!!!

Anónimo disse...

Deviam alcatroar São Vicente da serra ao mar e assim os vilões não abriam o bico e não tinham arvores para fazer cisqueira nos terreiros.