Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Bagunça Rumo a 2019






QUARENTA E CINCO



Dose dupla


Em termos de originalidade, a Tabanca das Bananas é desde há muito uma terra que dá sono. Até voltou o costume de achar útil e mesmo chique serem 'cubanos' daquela grande capital a mandar nisto, na presunção de que já não há ninguém nestes musseques com jeito e garra para deitar sentido à vida na freguesia. Assim, é deixar os espertalhões que vivem do conto do vigário na província ocidental espanhola tomarem conta cá da mercearia, como vinham fazer outros importantões nos séculos passados - muitos deles acabando por cavar pelos calhau fora para uma barcaça salvadora, disfarçados de mulher.

O Professor Mentiras deixou montar à sua volta uma troupe orientada por uma agência de propaganda, para nós pagarmos, e o trabalho dessa central de infiltrados na política, incentivada pelo tal que chegou a primeiro-ministro sem ganhar eleições, apareceu em grande na campanha autárquica.
Banhada eleitoral consumada no 1.º de Outubro, aparece Blue King numa proclamação tragicómica gritando ai Jesus que agora eu também vou tomar cuidado com a comunicação para as pessoas, isto agora vai ser diferente. Puseram-se então nas Angústias a ver quem diabo arranjar para esse servicinho de propaganda. Não sei se já está em funcionamento pleno, só sei que é mais um balúrdio que nos esvaziará os bolsos até aos fundos.
Professor Mentiras também adoptou a táctica de, quando o assunto é melindroso, sacudir a água do capote, dizendo que isso é lá com os cabos e que não é jardineiro para perceber da queda de árvores, por exemplo (mais depressa percebe de enxurradas). Logo, Blue King vai buscar Pedro Calado para assumir a governação, política e tudo, ficando ele, Blue King, à vontade para passar entre a chuva se acontecer alguma pr'aí.
Vieram as eleições no PS-M (nas quais Carlos Pereira teve mais apoiantes no PSD do que no PS, tal o cagaço que o Profe provoca no Laranjal). Ao longo da caminhada, o amigo Lebre de Cafôfo anunciou 'estados gerais', uma banalidade sem pingo de criativo, e até contraditória com a teoria dos debates apenas dentro do partido. Pois hoje mesmo vem uma publicidade a revelar que o recauchutado PSD cai na mesma parvoíce dos súcias, anunciando uns tais encontros alargados chamados 'compromisso Madeira'. Laranjas e rosas a copiar descaradamente os 'estados gerais' de Guterres e os 'painéis' de Jardim.
Uma corrida de imbecilidades.
Depois há isto: quanto é que pagaremos por estas doses duplas que vamos 'comer' daqui até a Bagunça, também em dose cavalar dupla, chegar a 2019? Não pode o Tribunal de Contas obrigar os cavalheiros a uma política de contenção e aproveitamento de meios propagandísticos, usando a mesma agência e o mesmo outsourcing para montagem de estados gerais e quejandos, embora em separado?
Depois de 40 anos a sonhar, veja-se que alternativas nos aparecem para 2019. Em duplicado! É dose!


PS - Só uma pequena informação aos tabanqueiros das Angústias e dos Netos. A par do folclore na 'comunicação social', para equilibrar com o das Mentiras, convém darem um cavaco aos militantes sempre que vão fazer alguma coisa no partido, pelo menos aquilo com que eles tenham a ver alguma coisa. Não sei se sabem, mas os militantes, cada vez mais escassos e menos motivados, dizem-se saudosos dos tempos em que os outros - Jardim e Jaime - não os largavam da mão com correspondência e mais correspondência, reuniões e mais reuniões, a lembrar que havia eleições para os órgãos locais, que a festa do planalto já mexia, que era preciso pagar as quotas, que se estava a pensar numa refiliação, enfim, assuntos para evitar que os militantes andassem a 'pescar bodiões', como agora. Só passo o alerta porque, se não optarem por essas 'picuinhices' para as quais os Blue não têm pachorra, a correcção de políticas depois ainda nos sai mais caro.

7 comentários:

Anónimo disse...

OH Senhor Calisto, boa prosa que não tem nada de às avessas.
Desta vez é mesmo a sério.
Tal é a bagunçada que o tal que era Meio Chefe e que agora é o Chefe Sombra, já está a preparar as listas para o Congresso do PSD, que se não for antecipado será em Janeiro próximo.
E claro, que Albuquerque e Abreu Vão deixar o compromisso de vez.
Pedro Calado está na linha de partida.
Logo se vê se vem mais algum piloto para a corrida!

Anónimo disse...

Ó das 15.10, andas mal informado. Albuquerque será candidato, e candidato único.

Anónimo disse...

Ó das 18:07, explica-me lá porque é que achas que a Oposição deixou de "pegar" com Albuquerque?

Anónimo disse...

Excelente análise! Apenas descurou um novo factor: a sondagem que muito anda a agitar as hostes politicas regionais, sobretudo as laranjas, e dá uma clara vantagem a Manuel António Correia, como vencedor das legislativas 2019 e único capaz de ainda salvar alguma coisa. Contra facto não existem argumentos: Manuel António Correia - 1204 votos; Miguel Albuquerque - 301; Pedro Calado - 198 votos. Quem é afinal o melhor candidato do PSD?

Anónimo disse...

Estranho que, com o resultado estrondoso para Manuel António Correia, ainda não tenha sido convocado congresso extraordinário dos laranjinhas! Miguel Albuquerque cai a pique nas intenções de voto, e a entrada de Pedro Calado, inicialmente bem vinda, depressa passou a besta refém das obras e das asneiras que apenas distribui tachos pelo seu gabinete. Alguém deveria fazer uma análise para saber em quantos já vão! Dizem que passou largamente a dezena de assessores! Escandaloso!

Anónimo disse...

Oh anónimo das 18:17...Acho bem que Miguel Albuquerque seja candidato, ou o Calado das obras e dos tachos. Pelo menos assim temos a vitória de Cafofo assegurada e um novo ciclo para a Madeira. Santa ignorância politica. Virem para cá um agarradinhos a tachos defenderem o indefensável. Pensem mais alto Senhores do que a pequenez dos vossos interesses. Não falam com ninguém !!???

Anónimo disse...

Parece que andam por aqui a dar foguetes antes da festa.