Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de setembro de 2019




ALGUÉM QUE EXPLIQUE ISTO!





Não sabemos se é uma teimosia. Se é uma despesa absurda do dinheiro dos contribuintes. Se é uma situação para não chatear os Sousas. Ou se é uma questão logística/operacional. Sinceramente não sabemos! Mas que é estranho é, para não se dizer extravagante!

Hoje, pela manhã, chegaram ao Porto Santo um cargueiro de combustível Maria Laura (navio tanque agenciado pela JFM), mais dois rebocadores de apoio às operações de atracação, o Boqueirão e o Passos Gouveia, cada um com uma tripulação de 5 elementos.

Segundo a marinhagem de uma das embarcações (não identificamos os nomes porque depois dá origem a perseguições à moda jardinista), o cargueiro não pode descarregar combustível porque o Lobo Marinho está atracado no cais o dia todo: “Só podemos entrar no porto depois das 19 horas, que é a altura que o Lobo Marinho sai, até lá ficamos a olhar para as nuvens”, disse-nos agastado um desses elementos. 
Outro referiu, revoltado, que “isto acontece várias vezes, chegamos cá para ajudar as manobras de acostagem dum navio, e o Lobo Marinho, sem quase viva-alma a bordo e máquinas paradas, não se mexe, e ficamos aqui a amolar horas a fio, com a APRAM a pagar balúrdios de horas extras e rebocadores imobilizados, e a se perder rios de dinheiro!”.
Assim, gostaríamos que a responsável pela APRAM ou algum governante nos explicasse bem esta situação e se isto acontece porque quem agencia este navio-tanque não é uma empresa do Grupo Sousa.
Sabemos que o Grupo Sousa é também dono da ilha do Porto Santo, mas Nossa Senhora (para não se dizer PORRA!), deixar um cargueiros a pairar ao largo, dois rebocadores encostados e dez elementos de barriga para o ar, com custos elevadíssimos, não é lá muito saudável para os cofres da viloada!

K-Portos

27 comentários:

Anónimo disse...

O PTP tem como lema desta campanha para as eleições regionais: "Ajude-nos a combater a máfia...no bom sentido". Espero que não se esqueçam dos portos e da APRAM.

Anónimo disse...

K-Portos, fica a informação que o combustível no Porto Santo não é descarregado no porto, mas sim trasfegado através de um pipe-line que tem a boia de amarração e consequente sistema de ligação na zona o de está o dito navio.
Assim, o informador, homem da marinhagem do navio em causa, ou estava bêbado, ou então é um incompetente de primeira ordem.
E, dessa forma, faz o K-Portos fazer triste figura. E os rebocadores estão atracados no local onde ficam navios daquele calado.
Não há duvida que o K-Portos precisa mesmo de imformadores mais fiáveis.

Anónimo disse...

Pela fotografia vê-se que há muito espaço à frente do Lobo Marinho.
Esta história do Kappa cheira a treta.

Anónimo disse...

A máfia tem de ser combatida por todos, senão não dá em nada.É só show off para ter votos.Todos têm de combater e durante o tempo que for preciso.À boca das urnas, é muito pouco.Lema de campanha é para dar que falar.

Anónimo disse...

Seria bom a APRAM explicar bem esta situação porque é uma despesa pública ter parados tanta gente e barcos.

Anónimo disse...

Se faz a transfega porque razão ficam rebocadores todo o dia parados dentro do porto? Se o barco descarrega vai embora,já não precisa de rebocadores. Alguém que me explique...

Anónimo disse...

Então para que vão dois rebocadores do Caniçal para o Porto Santo ver um navio a transfegar combustível a partir de uma boia de amarração?

observador disse...

Este tipo de navio precisa da ajuda dos rebocadores para entrar e para sair do Porto de Abrigo. Daí à espera, em cais, dos rebocadores.

Anónimo disse...

Nada mais errado! O navio chegou pelas 11:30, sensivelmente ao mesmo tempo dos rebicadired Aguardou, pairando ao largo, até as 19:00. Após as 19:00 e depois de sair o Lobo Marinho, foi rebocado para o molhe onde esteve atracado, como normalmente, o Lobo Marinho, para então proceder aos trabalhos de descarga.

Anónimo disse...

Parece que a confusão está instalada! Se o navio tanque estava a fazer transfega de combustível numa boia de amarração porque razão entrou no porto às 19 horas e não foi à sua vida????????????

Anónimo disse...

Se alguém se mete com os Sousas leva.

Anónimo disse...

depois de ler o relato de K-portos e todos anteriores comentários (uns de que a operação é feita por transfega não necessitando atracação no porto … outros contradizendo-se de que afinal é necessária a atracação… são/não são necessários rebocadores...etc...etc)...sou levado a concluir que todo este "mistério" se deve a provavelmente ao envolvimento de algum "cartel da máfia" … não é só na América do Sul … Nápoles … etc que os há …

Anónimo disse...

Pelo comentário das 08:10 parece que o K-portos tem razão. Alguém anda a atirar areia para os olhos da malta!

Anónimo disse...

Profeta atento: o cargueiro chegou pelas 11 horas e tal e ficou a espera fora porque não cabe o Cargueiro e o Lobo mMrinho dentro do porto. só quando o Lobo saiu 19 horas é que o cargueiro entrou. Mentirosos do raio porque não existe nenhuma boia de pipeline fora ela existe dentro do porto. Os sousas mandem nisto tudo

Anónimo disse...

Diz o blogue "Mar Ilheu" post Fevereiro dia 10 deste ano: "Maria Laura (cargueiro) fez a sua primeira escala no Porto Santo a fim de descarregar combustíveis (...) o Maria Laura atracou às 19.30 depois da saída do ferry "Lobo Marinho" e tem prevista para amanhã às 06H00h, rumando a Sines"
O cargueiro tem bandeira italiana, está registado no porto de Cagliari, e os donos são Navigazione di Cobataggio, Livorno, e foi construído na Turquia e tem boca máxima 23.03 metros e potencia de máquina de 6,300Kw.
E falta sublinhar que sofrem muito à conta dos Sousas no Porto Santo com a cumplicidade da APRAM.

Anónimo disse...

A senhora dos Portos que tem lá o tacho não explica isto??????????

Anónimo disse...

Mas que m... é está?! A Ligia não diz nada??????????????

Anónimo disse...

O comandante do cargueiro é que um azelha. Da próxima vez que lá estiver eu próprio encosto esse menino. Sem rebocadores.

Anónimo disse...

Oh das 13:52
Se a Lígia “arrebita a grimpa” ... “leva uns patins”... o Gil e Sousas podem explicar melhor...

Anónimo disse...

Nada mais errado! O navio chegou pelas 11:30, sensivelmente ao mesmo tempo que os rebocadores Aguardou, pairando ao largo, até as 19:00. Após as 19:00 e depois de sair o Lobo Marinho, foi rebocado para o molhe onde esteve atracado, como normalmente, o Lobo Marinho, para então proceder aos trabalhos de descarga.

Anónimo disse...

O navio tanque acosta sempre no molhe para a descarga, normalmente à noite. Por vezes até vai um piquete de prevenção dos bombeiros.
Palavra de portosantense.

Anónimo disse...

Que existe um pipeline para descarga de combustível, existe, e não está dentro do porto.
Se esse navio descarregou dentro do porto, terá sido para camiões tanque. Existem no Porto Santo esses camiões para transporte de combustível?
Há por aqui muita contra-informação.

Anónimo disse...

E para um navio entrar no porto precisa de dois rebocadores?
Parece mais uma treta.

Anónimo disse...

Errado ! As tubagens vão até a cabeça do molhe, onde tem duas ligações ao navio tanque .

Anónimo disse...

Até agora a APRAM ainda não explicou onde andam a gastar o nosso dinheiro. Ou é para não chatear os Sousas.

Anónimo disse...

Correto. Um puxa à ré e o da proa dá-lhe a direção, para que não vá pelo cais adentro. Esse porto é um pouco estreito, e com vento, todo o cuidado é pouco.

Anónimo disse...

09.13,
Então a operação portuária no Porto Santo para esse tipo de navios deve ser caríssima.