Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Comunicado







PTP PROTESTA CONTRA O TRATAMENTO DISCRIMINATÓRIO 
DA RTP-MADEIRA NOS DEBATES TELEVISIVOS ÀS ELEIÇÕES 
DA ASSEMBLEIA REGIONAL DA MADEIRA


O PTP-Madeira vem por este meio manifestar o seu protesto pelo tratamento jornalístico discriminatório à candidatura do PTP às Eleições da Assembleia Regional da Madeira, nos debates televisivos da RTP-Madeira.
Como é do conhecimento público as eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira está a ser disputada por 17 partidos. Por essa razão a RTP Madeira, decidiu realizar 3 debates televisivos para dar cobertura aos vários partidos concorrentes. Os debates irão se realizar no dia 12, 17 e 19 de setembro.

Para os debates do dia 12 e 17 de setembro, foram designados os partidos sem representação parlamentar. Reservando o debate do dia 19 de setembro (o mais próximo das eleições) para os que já têm assento na Assembleia (PSD, PS, CDS, JPP, CDU e BE) à exceção do PTP.  Ou seja, estão a realizar um debate exclusivo para os partidos com assento na Assembleia e excluem cirurgicamente o PTP, que tem representação parlamentar no Parlamento Regional desde 2011.
Portanto, não só a RTP-Madeira está a violar o dever de garantir igualdade entre as várias candidaturas ao não realizar um sorteio, para escolher os intervenientes em cada debate, como está a transgredir os próprios critérios injustos que estabeleceu para prejudicar deliberadamente a candidatura do PTP.
O diretor da RTP-Madeira, Miguel Torres Cunha, quando inquirido sobre as razões desta dualidade de critérios, alegou que o debate o dia 19 de setembro estava reservado aos partidos com grupo parlamentar. E como o PTP não tem grupo parlamentar, não tinha direito a participar. Utilizando um critério completamente despropositado para excluir o PTP, uma vez que o Bloco de Esquerda, também só tem um deputado eleito no Parlamento Regional, já que um dos deputados passou a independente.
Escusado será dizer que o debate do dia de 19 de setembro, será o debate com maior audiência. Ao impedirem o PTP de participar no mesmo, estão a desmerecer a nossa candidatura e a negarem-nos um direito que garantem a todos outros partidos com assento na Assembleia da Madeira. Relegando-nos para o debate dos partidos sem representação parlamentar.
Destacamos, que a RTP-Madeira está a utilizar critérios diferentes da RTP Nacional, já que a mesma tem promovido debates com o deputado do PAN juntamente com os outros partidos com assento na Assembleia da República, que também só tem 1 deputado eleito. Logo, estamos perante uma gritante dualidade de critérios.

Pelo acima exposto, consideramos que a nossa candidatura está em desigualdade de circunstâncias das demais, violando a lei em vigor. Por esta razão, exigimos a reposição da legalidade e que sejam usados critérios iguais para todos, a fim de garantir a mesma notoriedade no espaço mediático de que gozam os outros candidatos dos partidos. Caso contrário, iniciaremos ações de protesto.

PTP

5 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que é que estavam à espera que o criado dos sousas na RTP/sousas fizesse? Torres Cunha cumpre ordens do patrão. Ou já se esqueceram que Luís Miguel de Sousa era o representante da Região no conselho de opinião da RTP?

Anónimo disse...

O PTP deveria pedir a demissão do Miguel Torres Cunha que é um "pau mandado dos sousas". Como é que uma televisão paga por todos os madeirenses está ao serviço de interesses privados? Isto é um escândalo, um atentado à liberdade de imprensa. Façam queixa para o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Tribunal Constitucional, uma vez que está em causa uma violação da Constitução da República Portuguesa. Simplesmente vergonhoso. Mas o que podemos esperar dos criados dos sousas?

Anónimo disse...

Não viram que o Miguel T Cunha não quer o PTP no programa para não atacarem os padrinhos dele. ABRAM OS OLHOS!

Anónimo disse...

Pagamos um canal que não faz uma peça de investigação é só servilismo aos sousas e a lisboa

Anónimo disse...

Vergonha, não te vergues Raquel a esses sem vergonha!