Powered By Blogger

terça-feira, 3 de setembro de 2019


O Bloco de Esquerda defende o transporte coletivo gratuito


O transporte público gratuito é a melhor resposta ao desafio da mobilidade e ao desafio ambiental e da transição energética

Para Hélder Spínola, mandatário do Bloco, quando falamos em mobilidade falamos de transportes, da necessidade de deslocar pessoas e de questões ambientais e energéticas, a Madeira gasta mais de metade da energia em transportes, uma grande dependência do petróleo e, naturalmente, estamos a falar de poluição”.
O Bloco de Esquerda quer um sistema de transportes baseado na mobilidade coletiva e nos transportes públicos para facilitar a mobilidade das pessoas, um direito constitucional, uma maior autonomia energética e qualidade do ar e menos poluição sonora.
Temos um sistema retalhado, existindo vários operadores que não estão convenientemente interligados entre si e isso causa constrangimentos na mobilidade na ligação entre concelhos.
Queremos que o transporte coletivo na Madeira e no Porto Santo seja assegurado por uma única empresa pública de transporte coletivo, com um sistema único de bilhética com preços a tender para a gratuitidade”.
Quando falamos em ter transportes coletivos e que sejam economicamente acessíveis, falamos num investimento com grande retorno para a sociedade. Mesmo este sendo gratuito é um bom investimento para o interesse público. Cada vez que alguém deixa o seu automóvel em casa e usa o transporte coletivo está a contribuir para diminuir a poluição, o constrangimento no trânsito e a ocupação do espaço público”.
Para que isso aconteça é preciso inverter o desinvestimento no transporte coletivo ocorrido ao longo das últimas décadas, resultando num sistema que não funciona, não oferece conforto, rapidez, e não corresponde às necessidades do dia a dia das pessoas, este desinvestimento tem conduzido ao envelhecimento da frota de autocarros, à sua desatualização, não cumprindo os regulamentos ambientais da União Europeia”.
Recusamos as propostas de outras forças políticas e do governo regional que continuam a incentivar o uso do automóvel, ainda que os elétricos, a transformação em termos de sistema de transportes coletivos na Região, para além da necessidade de mudar o modelo, implica o investimento na reconversão para tecnologias mais limpas. Estamos a falar de valores que têm que ser devidamente contabilizados, mas sobretudo em valores com um retorno positivo em termos económicos para a sociedade.
Será sempre mais barato se os transportes coletivos forem gratuitos do que andar de automóvel particular, porque diminui os encargos em todo o suporte que é dado ao automóvel, em estacionamentos, na reparação e construção de novas vias, e benefícios na saúde pública, na qualidade ambiental e em termos turísticos.

BE

13 comentários:

Anónimo disse...

O transporte público gratuito é a melhor resposta ao desafio da mobilidade e ao desafio ambiental e da transição energética

Para Hélder Spínola, mandatário do Bloco, quando falamos em mobilidade falamos de transportes, da necessida

...MAS ESTE CAVALHEIRO (DOUTOR HELDER SPNÍNOLA) E EXMª ESPOSA (VICE-CMF)TÊM LUGAR CATIVO GRÁTIS NO PARQUE DA CMF … NO CENTRO DO FUNCHAL...E EM SERVIÇO A EXMª ESPOSA DESLOCA-SE EM CARRO E MOTORISTA DA CMF…
LÁ DIZ O ZÉ POVINHO:"Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz.." Esta é uma frase muito conhecida que nos diz muito sobre a moral, especialmente a moral que se prega para os outros mas que não se adopta para nós próprios.

Anónimo disse...

Eu também sou a favor dos transportes tendencialmente gratuitos, no entanto é por este género de mwdidas que os paises socialistas e comunistas nao prosperam. So a horarios do funchal sao 18 milhoes de euros se se mantivesse tudo constante, dora a rodoeste a sao Gonçalo e a SAM.

Anónimo disse...

A ideologia extremista da esquerda na Madeira, não faz parte, por natureza do adn do madeirense. O pseudo pensamento urbano dos depressivos de Che Guevara sem selva, apenas toca a meia dúzia de alinhados. Face a esta realidade, temos um partido que não acrescenta nada, nem consegue ser anti-sistema. De 1 a 10...0

Anónimo disse...

O fossadas dos subsidios das viagena viu a Catarina ser abalroada pela Assunção. Eu nao acredito que alguem no pleno uso das suas capacidades, vote num partido comunista. Este bloco de esquerda é mesmo o fim da macacada.

Anónimo disse...

Uma ideia linda, mas como este partido trotskista promove o empobrecimento, com a perseguição a tudo o que gera riqueza, o Estado (o Deus deles) nunca vai ter dinheiro para custear esta medida. No continente aplicaram-na, mas já há calotes e empresas de transporte a recusar vender passes baratos, porque o Estado não honra o seu compromisso. Com o dinheiro dos outros é que era uma maravilha. Tristes...

Anónimo disse...

E eu quero uma praia de areia à porta de casa..., e casa à borla, supermercado grátis, saúde e educação, e não pagar impostos.
Vou mais longe do que os camaradas do BE.
Ah, já me esquecia, também quero isenção do IMI, que o programa eleitoral do BE propõe, mas apenas para os imóveis propriedade dos...partidos políticos!

Anónimo disse...

E eu quero que Lisboa e o António Costa nos pague tudo e aquilo que vem anualmente do OE seja para gastos superfulos.

A Poncha por vezes faz milagres e coloca muita coisa na boca dos outros sem a mínima intenção destes.

Anónimo disse...

E quem paga? Próprio de sistemas socialistas que acabam em ruínas. O PSD recebeu o país falido do PS em que Costa era ministro do Sócrates e entregou um país a crescer ao PS.

Anónimo disse...

Tudo "grátis" como na Venezuela, camaradas....

Anónimo disse...

E eu quero gasóleo, electricidade,telecomunicações, saúde, educação e supermercado de borla. Também não quero pagar impostos e aumento de ordenado em 50%

Anónimo disse...

Estes sistemas socialistas são uma maravilha, borla para tudo e aumentos salariais em grande. Socialismo a moda da Venezuela e país em ruínas dentro de poucos dias

Anónimo disse...

Foto de família.
BE e os seus funcionários.
Muito lindo.

Anónimo disse...

Ah tontalhão, vem agora numa de interessado na pegada ecológica quando faz vida de lord com a outra da CMF que só levanta o cú para ir para o carrinho pago por todos nós estacionadinho à porta do trabalho. Tenha vergonha!!!