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segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018


JPP pede esclarecimentos sobre condições 
do concurso da linha ferry


O Juntos pelo Povo (JPP) considera que os madeirenses deviam ter conhecimento sobre as condições do concurso internacional para o estabelecimento da ligação anual da linha ferry entre a Madeira e o continente português.
Esta manhã, no Porto do Funchal, Élvio Sousa revelou que o grupo parlamentar já apresentou, na Assembleia Legislativa Da Região Autónoma da Madeira, um projeto de resolução recomendando essa divulgação:

“Nós consideramos que este tema tem permanecido pouco claro, envolto em alguma neblina e a população deveria ser esclarecida, porque este PSD prometeu - na campanha eleitoral, depois no Programa de Governo e posteriormente nas conclusões do relatório da consulta internacional aos eventuais armadores interessados - uma ligação regular e durante todo o ano, sem interrupções”.
O deputado do JPP considera ainda que “não são claras, nos sucessivos concursos públicos internacionais levados a cabo pelo Governo, as condições específicas do caderno de encargos, desconhecendo-se eventuais restrições, seja ao nível das taxas, das características da embarcação ou capacidade de carga rodada”.

Élvio Sousa alerta também para “as frequentes contradições”, que se têm registado ao longo deste processo. “O presidente Miguel Albuquerque garantiu, em agosto do ano passado, que a ligação seria anual, enquanto o vice-presidente Pedro Calado veio referir, em dezembro, que seria trimestral, com a agravante das indemnizações compensatórias, no valor de 3 milhões, estarem definidas para um ano de operação e agora estarem designadas para apenas 3 meses, mas pelo mesmo valor”, sublinhou.
 O JPP pretende, por isso, que o Governo esclareça quais são as razões “que estão por detrás desta trapalhada, desta falta de promessa aos cidadãos”. 
Texto e foto: JPP

9 comentários:

Anónimo disse...

Passados cinco anos da partida em definitiv da naviera Armas, continuam todos a gaguejar sobre a "Ligação Ferry": o Governo Regional a nível político gagueja porque o Grupo Sousa quer manter o status quo, a nível técnico gagueja porque a APRAM é uma filial do Grupo Sousa, de jobs for the boys sem lugar no privado, a Oposição TODA pega no disco generalista sem conhecimento de causa e um grupo de cidadãos que têm medo de andar de avião só se preocupa é com o transporte marítimo de passageiros pelo motivo que os move! Ora o que interessa num navio-ferry é, por esta ordem de prioridades:
1º - o transporte de carga rodada de forma mais célere e económica (como aconteceu no passado) e sem os entraves verificados (não foi por acaso que foram levantados) do que em navios porta-contentores!
2º - o transporte de viaturas particulares, a preços que eram QUATRO VEZES inferiores do que a pouca-vergonha de carros ao ar livre em cima de contentores e onde não é possível transportar bagagem, porque saqueados durante o transporte (como não são arrombados, depreende-se que são abertos com as chaves-comandos entregues à tripulação, durante a viagem).
3º - como mais-valia, o transporte de passageiros que acompanham ou não as suas viaturas (não se pode dar a falsa ideia de que isto será a principal fonte de receitas porque obviamente nunca será).
4º - a reabertura do mercado turístico ao exterior, não só de eventos desportivos, como a vinda e ida de viaturas para o Rali Vinho Madeira, provas de automóveis clássicos, Todo-o-Terreno e afins mas o turismo em auto-caravana, que é uma fonte de receitas a explorar e um nicho de turismo complementar e não concorrencial aos que já temos.
5º - finalmente, não esquecer que, não só o transporte de mercadorias, viaturas e passageiros por ferry, e mais rápido e económico mas, acima de tudo, o transporte exclusivo em porta-contentores continuar a ser um ROUBO nos preços praticados, por não ter concorrência e funcionar em cartel!

Anónimo disse...

O que interessa é o ferry funcionar nem que seja somente no mês de Agosto para satisfazer o Ego do Vice-Presidente do Governo dos Renovadinhos/AFAcinhos.
O Povo é que paga para estas excendridades nem que seja sómente os 9 Milhões para apenas um mês.
E a Central de Camionagem é para quando? São Nunca, será!!!!!

Anónimo disse...

Ferry Sim com isenções de taxas igual aquilo que o Lobos Marinho está a beneficiar mas NUNCA COM SUBSIDIOS/COMPARTICIPAÇÕES DO ERÁRIO PÚBLICO.

santacruzense vizinho disse...

O 1º da esquerda o que percebe de barcos? Só se fôr de canoas em calhau seco.

Anónimo disse...

Se estes estivessem mais preocupados com o que se está a passar na câmara de Santa Cruz. É so favores.

Anónimo disse...

Ainda ninguém me conseguiu aqui explicar que, se esta coisa do ferry fosse bom negócio, porque é que o Grupo Sousa já não o teria.
Bem que eu peço que me expliquem, mas nada.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16:41

Efectivamente já tiveram pois eram os sócios madeirenses impostos à força, à Naviera Armas, para poder operar nestas águas infestadas sabe-se bem por quem...
Como o capital não era deles, portanto, sem riscos, sabotaram a operação (o caso de obrigarem os camiões a virem completos - trela, tractor e motorista - são o melhor exemplo mas não o único).
Assim, continuam a gerir a sua vidinha, sem pagarem o que deviam pelo Porto do Caniçal e impondo os preços abismais a quem não tem outra alternativa. Claro que há descontos para os amigos mas SÓ PARA OS GRANDES AMIGOS, pois se assim não fosse, o monopólio há muito que já tinha caído!
MAIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER...

Anónimo disse...

Ó das 17.12, mas então depois de correrem com os invasores espanhóis, porque é que os malvados Sousas não ficaram com o negócio ?
Continuariam sem pagar nos portos, e, no seu raciocínio, a impôr preços abismais.
Porque raio é que um negócio tão bom, ninguém o quer ? Ou será que afinal o negócio do ferry não presta ?

Anónimo disse...

20:22

Eles ficam, depois de garantido a comparticipação do erário público e uma verba da UE para a construção de um novo ferry. Ou não se lembra que o Luís Sousa contradisse o então secretário da tutela ao afirmar que iria concorrer sem entraves?