Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019


CDS faz balanço do Conselho Económico e social


Depois das primeiras quatro conferências realizadas pelo CDS, no âmbito do projecto "Ouvir a Madeira, um problema, uma solução", os coordenadores dos vários temas reuniram-se esta noite para um primeiro balanço com o presidente do Conselho Económico e Social do CDS, coordenado por José Manuel Rodrigues. 

CAFOFADAS: 1,3 MILHÕES PARADOS NO LIXO?



Jacinta Raquel Nunes


Para o  Prof. Mentiras tudo é propaganda. Já não se consegue ouvir notícias sobre os 1,3 milhões gastos em viaturas de transferência e triagem de resíduos sólidos, mais conhecidos por carros do lixo. 
Como se explica então que ao mesmo tempo que recebe essas viaturas ainda tem de pagar 141 mil euros para que os resíduos sejam transportados? Estão parados os camiões com compactação? E este investimento todo, não preveniu este tipo de transporte?
Quando o dinheiro não é nosso é mais fácil gastar.

Conclusões do Conselho do Governo 

28 de fevereiro de 2019 

O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções: 

- Aprovar o destacamento da Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), pela primeira vez, para o Porto Santo na época de Carnaval, mais precisamente entre os dias 2 a 5 de março, bem como na Páscoa, no período de 18 a 21 de Abril. A permanência desta equipa de técnicos de saúde altamente diferenciada justifica-se face ao número de pessoas que nestas épocas festivas procuram a Ilha Dourada. Recorde-se que, desde 2015, a EMIR, integrada no Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER) do Serviço Regional de Proteção Civil, é destacada para o Porto Santo, durante o período estival, período esse em que o afluxo de pessoas àquela ilha aumenta substancialmente, 2 Presidência justificando-se a sua presença e dando cumprimento ao Programa do Governo. 


Você Não Quer Que Eu Vote



José Vicente Gomes

Os mais velhinhos (rapaziada para cima dos 50 anos) lembrar-se-ão da rábula que o Jô Soares inseria no seu show “Viva o Gordo (e abaixo o regime) e que, no essencial, apresentava conversas telefónicas de um exilado em França que telefonava para a mulher no Brasil em plena época de transição do regime militar para a democracia. Entre os altos e baixos da evolução, alguns retrocessos ou algumas posições das hostes democráticas, levavam o exilado a declarar à mulher: “O quê, Madeleine? Você não quer que eu volte?!”



ZONAS ALTAS DE CÂMARA DE LOBOS AO ABANDONO


A CDU esteve na tarde de hoje nas zonas altas do Concelho de Câmara de Lobos, mais precisamente na freguesia da Quinta Grande em contacto com as populações para abordar o abandono a que estas estão votadas por parte do Poder Local e Regional.
Na via de acesso ao Cabo Girão, o dirigente Alexandre Fernandes prestou a seguinte declaração:
"Esta iniciativa da CDU nesta localidade, tem como objectivo denunciar, mais uma vez, o esquecimento por parte da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Governo Regional, das populações que vivem nas zonas altas do Concelho, mais concretamente nesta localidade da freguesia da Quinta Grande. 

PTP defende medidas proteccionistas

para a produção de banana

na União Europeia





A candidata do PTP-Madeira às Eleições Europeias, Elsa Mata, esteve esta manhã, junto à GESBA, para lembrar a importância da Comissão Europeia criar políticas para proteger a produção europeia de banana e evitar a concorrência desleal.
Em causa, estão as negociações entre a Comissão Europeia e países como a Colômbia, Equador e Perú para a implementação de uma nova redução tarifária sobre as importações de banana para a Europa.
“As normas laborais, sociais e sanitárias, são muito mais permissivas do que as exigidas na Europa, o que significa que não conseguimos competir com os baixo custos de produção de banana destes países”, expôs Elsa Mata. 

PTP



28 de Fevereiro 2019





Escolha de recurso do PS-M para as Europeias foi indicada a Lisboa in extremis



Sara Cerdas avança no lugar
do nome que não pôde aceitar




A demora do PS-M na comunicação do nome a candidatar às eleições europeias de Maio tem uma justificação que para já não deverá ser assumida publicamente pelos socialistas. O caso é que Emanuel Câmara e também Paulo Cafofo, que acompanhou o processo por dentro apesar de nem ser militante, esperaram até às últimas horas -segunda e terça-feira - pela resposta da pessoa que pretendiam ver representar a Madeira nas andanças de Estrasburgo, Bruxelas e Ultraperiferias durante os próximos 5 anos. 
A resposta que receberam, em cima do termo do prazo, foi 'não'.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019


Pergunta ao Fénix:

Pode informar-me para que é que a câmara do Funchal precisa de livros sobre a Volta à Cidade, 140 anos do Diário de Notícias e daquilo do Trail? É que aqueles 21 mil euros mais IVA davam-me um jeitão!...Já agora, os livros são novos ou velhos? Como vão direitinhos para o armazém no Areeiro, faz-me confusão. 
Mando uns recortes para facilitar a sua análise.

MOÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO NA ADSE 

A Direção da Confederação MURPI aprovou uma Moção com o seguinte teor:

"Considerando as notícias recentes, promovidas pelos grupos privados da saúde, que procuram exercer chantagem sobre a ADSE, recusando-se a cumprir acordos livremente assumidos em 2009 e 2014, anunciando a suspensão das convenções, a Direção do MURPI, Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, reunida em 26 de fevereiro de 2019, deliberou:

     Exigir que o Conselho Diretivo da ADSE promova a negociação de tabelas de preços máximos para todos os atos médicos;


IMPOSIÇÃO DE LISBOA CONFIRMA
SAÍDA DE LILIANA


Chamaram de mentirosos aqui ao Justo e ao Calisto, mas afinal tínhamos razão. Liliana Rodrigues foi afastada sem uma palavra prévia. Não foram suficientes os 5 anos de notoriedade e de trabalho árduo em Bruxelas.
E fosse preciso maior confirmação bastava ver a posição das antigas amigas de partido de Liliana nas redes sociais. Quando antes só viam trabalho brilhante da ainda eurodeputada, passaram a ver incompetência, falta de assiduidade e desarticulação com o partido. 


PS avança com projeto para apoiar 
grávidas dos Açores e da Madeira

O Grupo Parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto-lei para apoiar as grávidas da Madeira e dos Açores que precisem de se deslocar a outra ilha (do arquipélago) ou ao continente, de modo a que não sejam penalizadas na sua licença de paternalidade.

A iniciativa, que é assinada pelos deputados eleitos pelas Regiões Autónomas, Carlos César, Lara Martinho, João Castro, Carlos Pereira e Luís Vilhena, visa apoiar as grávidas das regiões autónomas, quer as que vivem em ilhas sem hospital, quer todas as que vivendo em ilha com hospital necessitam de deslocar-se a outra ilha ou a Portugal continental para darem à luz.


PSD-Machico votou contra alteração do Dia do Concelho


A propósito da alteração da data do Dia do Concelho e do Feriado Municipal de Machico, hoje aprovado pela maioria PS na Assembleia Municipal, o PSD de Machico comunica as razões do seu voto contra à proposta apresentada pela Câmara:
  1. A alteração do Dia do Concelho de Machico, que se celebra a 9 de outubro, em simultâneo com o dia do Senhor dos Milagres, uma tradição profundamente enraizada na sociedade machiquense, há muito que vem sendo ponderada pela Câmara Municipal.

PTP defende que o Governo Regional deve dar o exemplo aos privados com o aumento dos salários na função pública

A deputada do PTP, Raquel Coelho, defendeu esta tarde, na Assembleia Legislativa da Madeira, o aumento generalizado dos salários para toda a função pública na Região Autónoma da Madeira.
Para o PTP, os salários na Região são "baixos" e o aumento das remunerações deve partir do sector público, "contagiando" assim o sector privado.
"Como o Governo Regional tem anunciado o crescimento da economia à largos meses, acreditamos que está na altura deste compensar os seus trabalhadores", sustentou a deputada trabalhista.
“Na Madeira, os salários praticados são demasiados baixos, ficando muito aquém do custo do nível de vida. (...) Por isso, o PTP se tem debatido por uma política que contribua para a valorização dos rendimentos do trabalho em geral, que se desvalorizou durante os anos da austeridade”, finalizou Raquel Coelho.

PTP

Ponta do Sol


Sara Madalena leva à câmara
propostas da população

A vereadora do CDS-PP na Câmara da Ponta do Sol, Sara Madalena, deu entrada, hoje, quarta-feira, dia 27 de fevereiro de 2019, na autarquia de duas propostas que resultam de solicitações que lhe foram dirigidas pela população.


27 de Fevereiro 2019




Assembleia Municipal


Um conceituado jornalista da praça conta ter sido abordado na rua por uma cidadã que lhe pediu conselho sobre em quem votar nas regionais: nos que estão ou nos que querem entrar. Perante a atrapalhação do nosso companheiro, a senhora atalhou: "Os que estão já têm a barriga cheia e os que querem entrar têm muita fome..."
Há, entretanto, quem entenda que, uma vez que todos querem o mesmo, então que venham outros novos porque mudar pode não ser tão mau.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019


BE contra as quotas do SIADAP e por um novo modelo 
de avaliação, democrático e participado

Os funcionários públicos têm servido de saco de pancada a quem são assacadas as culpas da crise, mesmo quando é notório que as causas centrais da crise estão os desmandos da banca privada, a especulação imobiliária e a corrupção que medra em torno destas atividades.
Apesar dos prejuízos que a gestão privada da banca ou dos CTT trouxeram ao País, insiste-se na ideia da superioridade da gestão privada. Na Administração Pública o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários introduziu essa lógica. 

Assembleia Municipal




Gonçalo Pimenta interventivo em sessão marcada
por polícia municipal e Frente Mar

Intervenção de Gonçalo Pimenta esta manhã.

Os atrasos na implementação do regulamento do Cartão Eco Funchal e na legalização das chamadas “casas clandestinas”, assim como a “trapalhada” com a passagem dos bombeiros municipais a sapadores, foram alguns dos temas abordados pelo líder da bancada municipal do CDS, Gonçalo Pimenta, na agitada reunião da Assembleia Municipal do Funchal desta terça-feira.
A Polícia Municipal e o pedido de auditoria à Frente Mar, empresa de gestão dos espaços públicos, trouxeram a plenário as discussões mais acesas. 


PELA GARANTIA DE UM SERVIÇO 
DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE QUALIDADE
Acção política com o deputado do PCP Ricardo Lume.

A CDU esteve ao longo do dia a contactar com os utentes de transportes públicos rodoviários com o objectivo de ouvir as reais necessidades das populações no que diz respeito à mobilidade e defender um serviço de transportes públicos de qualidade. Junto às paragens de autocarros situadas em frente às Galerias de São Lourenço, à Avenida do Mar, o deputado comunista, Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração: 
“A CDU está a desenvolver uma acção de contacto com a população para defender um verdadeiro serviço de transportes públicos de qualidade.

Polícia Municipal é "assalto organizado
ao bolso dos Funchalenses"
João Paulo Marques na Assembleia Municipal.

O PSD não aceita que o único benefício da Polícia Municipal seja “engordar” os cofres da Câmara do Funchal, e considera que a criação deste novo órgão tem um único objetivo: assaltar os bolsos dos Funchalenses.
Na reunião da Assembleia Municipal do Funchal, os deputados municipais do PSD apresentaram uma proposta a recomendar o executivo camarário a reforçar o investimento no Departamento de Fiscalização da Autarquia, e abandonar o projeto da criação de uma Polícia Municipal. 



O balão e os mãos-de-vaca







Gil Canha

Por altura da festa, é tradição na Ponta do Sol se lançar balões-de-ar-quente. Segundo os métodos antigos, os balões são feitos de papel de joeira, colados com seiva de bananeira, e num dos vértices desta espécie de octaedro, é colada uma roda de arame com uma haste para o interior, onde é presa a mecha (geralmente uma bola de serapilheira embebida em petróleo). Normalmente, só a rapaziada mais engenhosa é que sabe fazer estes balões-de-ar-quente, pois além da sua delicada construção, também é exigida alguma perícia na largada para o balão não arder. 

Utentes classificam o Serviço Regional de Saúde como 'bom'


O deputado Sérgio Marques afirmou que "o nosso Serviço Regional de Saúde é um bom Serviço Regional de Saúde". Um facto, salientou, que não resulta apenas da constatação do bom funcionamento do Centro de Saúde de Santo António, unidade visitada hoje pelo Grupo Parlamentar do PSD, mas, sobretudo, pela classificação atribuída pelos utentes, ou seja, por "aqueles a quem o Serviço Regional de Saúde se destina em primeiro lugar", que avaliaram "positivamente" esse serviço.

PTP diz que o PS imita o que criticava no jardinismo

Deputados que são funcionários da Frente Mar
recusaram-se a abandonar Assembleia Municipal

O PTP Madeira manifesta o seu repúdio pela forma como o PS e os seus deputados municipais se portaram nesta manhã, na Assembleia Municipal do Funchal, aquando a discussão de uma proposta de auditoria à Frente Mar.
Os três deputados do PS, Bruno Ferreira, Nicodemos Câmara e Sérgio Abreu, são deputados municipais e simultaneamente, funcionários renumerados da Frente Mar, empresa municipal.

Contas escondidas na empresa municipal das clientelas

Raquel Coelho propõe
dissolução da Frente Mar


Raquel Coelho, deputada municipal do Funchal.

Durante a reunião ordinária da Assembleia Municipal do Funchal, Raquel Coelho deputada municipal do PTP, questionou o executivo do Município do Funchal no que diz respeito às contas da ‘Frente Mar’. Tendo duvidado das declarações dadas pelo Presidente da Câmara, a propósito o saldo positivo apresentado pela empresa em 2018, com a redução do passivo em cerca de 450 mil euros.

Que kamaradas são estes, Sargento?





E agora, Sarja?



Voto de Pesar

O Governo Regional e o seu Presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar o seu mais profundo pesar pela morte, ontem, do conhecido historiador madeirense Alberto Vieira, autor de trabalhos que vieram, em muito, engrandecer a investigação sore a história da Região Autónoma da Madeira.
O académico e investigador Alberto Vieira nasceu em São Vicente e tinha 62 anos. Entre as várias distinções, foi distinguido com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique a 9 de junho de 2004.

Câmara de Santana ‘obriga’ privados 
a intervir no Parque das Merendas


O PSD Santana esteve esta segunda-feira no Parque de Merendas de São Jorge a exigir a utilização livre daquele espaço para a população e visitantes. Neste momento, as instalações destinadas a churrascos  já foram vedadas, e o acesso às casas de banho públicas está limitado ao horário de funcionamento do Restaurante que opera naquele local, o que tem gerado polémica junto da população.

Isto porque, mais uma vez, “a Câmara Municipal de Santana (CMS) se demitiu das suas responsabilidades no que respeita à manutenção e limpeza do espaço público municipal”, denunciou Cláudia Perestrelo, vereadora social-democrata naquela Autarquia.



26 de Fevereiro 2019



Ensinamentos açorianos
já estão a surtir efeito


Chefe Cafofo entra esta manhã para uma reunião da Assembleia Municipal, que se prevê acalorada, com ideias de continuar a materializar os ensinamentos recolhidos na espaventosa excursão aos Açores. A oposição reaccionária do município pretende inviabilizar hoje o grande projecto de polícia municipal, pelo que o público seguirá com curiosidade as modernas técnicas açorianas para dar a volta a cabeças retrógradas. 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019




PCP EM DEFESA DA ÁGUA PÚBLICA


Na iniciativa desta tarde a CDU através da deputada municipal Herlanda Amado, defende a água sob a gestão pública, onde foi proferida a seguinte declaração:
“A água é um bem essencial à vida e para a CDU os serviços de abastecimento de água e de saneamento, assim como os serviços públicos de resíduos sólidos urbanos, devem ser geridos unicamente por entidades públicas na perspectiva de serviço público e não na óptica de obtenção do lucro, rejeitando a visão mercantilista e economicista, da qual tem resultado em algumas regiões do País, o agravamento e degradação dos serviços públicos e custos mais elevados para as populações.

CDS apresenta proposta "inovadora"
para humanizar os cuidados de saúde

O Gabinete do Utente do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) terá de ser mais interventivo, "responder às perguntas que os utentes colocam e não ser tão seguidista do Conselho de Administração e dos problemas internos da própria instituição", declarou esta manhã o deputado do CDS-PP, Mário Pereira, durante a apresentação da proposta de criação da Comissão de Humanização dos Cuidados Assistenciais no SESARAM.

“Projectar São Martinho” arranca amanhã
na sede do PSD local

A Comissão Política de Freguesia do PSD de São Martinho lança, a partir de amanhã, dia 26 de fevereiro, a iniciativa “Projetar São Martinho”.
A primeira sessão, com o tema “Conhecer o Passado para Idealizar o Futuro”, começa às 19h00, na sede de São Martinho, e terá como orador convidado João Pimenta, antigo presidente da Junta de Freguesia de São Martinho (1989 a 2013).
Com esta iniciativa, que contemplará um conjunto de sessões temáticas transversais a toda a sociedade, fundamentais para o progresso da freguesia, os sociais-democratas pretendem construir uma linha orientadora e estratégica para o futuro desta freguesia.
As várias sessões que serão levadas a cabo durante este ano estão abertas aos militantes, aos simpatizantes e à população em geral.

PSD-M

PTP denuncia aproveitamento político e chico-espertice do PS 
em relação à polémica da Unidade de Medicina Nuclear

líder do PTP/Madeira, foi esta manhã o porta-voz de uma iniciativa, realizada  junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, para manifestar a sua indignação relativamente à postura do PS, no que toca à polémica que envolveu a Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM.

Para Quintino Costa, as críticas feitas pelo PS vêm "tardiamente" e revelam "chico-espertice", porque já há muito tempo que vários partidos da Assembleia Legislativa da Madeira, vinham denunciando e questionando o Governo Regional sobre a matéria.


JPP exige que Governo divulgue gastos 
com o setor privado da Saúde


O Juntos pelo Povo (JPP) deixou hoje uma exigência ao Governo Regional: “A bem da transparência, divulgue publicamente os valores dos serviços cobrados com o setor privado da Saúde desde 2015 até agora, quais as entidades envolvidas, o número de doentes, os respetivos exames e preços.”
O deputado Élvio Sousa pediu que as informações fossem divulgadas até à próxima quinta-feira, 28 de fevereiro. Se tal não acontecer, e em vez de seguir o requerimento através da Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira, “irei pessoalmente fazer esse pedido detalhado ao Governo Regional, nomeadamente ao Secretário Regional da Saúde”.



25 de Fevereiro 2019


Com vossa licença:
'Fake news' ou 'Fuck news'?


O presidente do governo regional foi ao Norte da Ilha com um discurso engatilhado que está na ordem do dia: denunciou as 'fake news' que, tanto quanto diz saber, enxameiam sobretudo as redes sociais.
Se se trata de 'fake news', a mim não me merecem atenção nenhuma. Por ter o tempo demasiado ocupado, e não por snobismo ou desconsideração, não ando ultimamente nas redes sociais. Por isso não sei de que se queixa concretamente o nosso Blue Albuquerque. Preciso porém de observar que se as tais 'fake news' existem, então há tribunais para julgar os seus autores. E se não existe autor à vista, também não existem as 'fake news', é sorrir e seguir para bingo.

domingo, 24 de fevereiro de 2019



BERBICACHOS DO REGIME:
CRIME AINDA IMPUNE


A CDU iniciou hoje na região uma iniciativa política sobre os “berbicachos do regime: um crime ainda impune”.
Nesta iniciativa, Edgar Silva, Coordenador Regional, afirmou que “os berbicachos do regime são uma enorme quantidade de falsas promessas e de muitos dinheiros públicos esbanjados em projectos sem qualquer retorno ou uso para a Região. São inúmeros empreendimentos, quer autárquicos, quer do governo regional, que se arrastam no tempo sem qualquer benefício para as populações.”

PTP diz que o Grupo Vinci devia pagar a restauração 
das abóbadas da cabeceira do aeroporto 


O dirigente do PTP, José Manuel Coelho, manifestou, hoje, o seu profundo desagrado pelo estado de degradação das abóbadas que suportam o troço da via rápida junto à cabeceira da pista do Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo, em Santa Cruz. 


Numa iniciativa realizada, junto ao Porto de Recreio de Santa Cruz, Coelho lembrou a necessidade da realização de obras de beneficiação das abóbadas da cabeceira do aeroporto e defendeu que deveria ser o Grupo Vinci a pagar.

RUI BARRETO EM CÂMARA DE LOBOS

Um regime específico para incentivar a agricultura nos poios, como forma de preservar o nosso território e reconhecer os agricultores como os "jardineiros da paisagem madeirense", foi uma das ideias enaltecidas pelo líder do CDS-PP, Rui Barreto, no final da conferência "Ouvir a Madeira, um problema, uma solução", desta vez dedicada ao ambiente com enfoque na "Paisagem: recuperar, proteger e valorizar".
A iniciativa contou com um painel de especialistas: arquitecto Rui Campos Matos, membro do Observatório da Paisagem, autor de vários livros e participante activo em programas de rádio e televisão, Jorge Ganança Pereira, dirigente da Ordem dos Arquitectos da Madeira, Ilídio Sousa, presidente da Associação Insular de Geografia. A moderação esteve a cargo de Isabel Costa, engenheira geógrafa.

DEGRADAÇÃO DA SITUAÇÃO SOCIAL 


A CDU realizou um encontro em Machico, neste sábado, sobre a situação política que tem conhecido novos factores de agravamento.
Num almoço/comício, Edgar Silva, Coordenador Regional, apontou indicadores concretos da agravada situação social: «Para além dos problemas da precariedade laboral, das crescentes desigualdades sociais e das assimetrias territoriais na Região, um dos problemas sociais mais graves é o das listas de espera para aceder a uma habitação social. O Funchal apresenta os piores indicadores de Portugal. E com o PS/Paulo Cafôfo na Câmara Municipal do Funchal o problema é agravado a cada ano que passa. Enquanto o Funchal tem cerca de 4000 famílias em lista de espera para uma habitação social, cidades como o Porto (com cerca de 600 famílias em lista de espera) e como Coimbra ( com cerca de 300 famílias em lista de espera), não tem havido da parte da Câmara do Funchal o entendimento da gravíssima situação sócio-habitacional.»

O Bloco de Esquerda Madeira reuniu a comissão Coordenadora Regional, onde se analisou a situação política. No final Rui Ferrão foi o porta-voz das conclusões:


PSD e CDS casaram por antecipação


«Bloco de Esquerda tem batalhado pela criação de um Estatuto dos cuidadores informais no plano nacional e regional, apresentou projeto de Lei na Assembleia da República no início de 2018 e projeto de Decreto Regional na Madeira. 

O Presidente da República já destacou o papel fundamental da Marisa Matias, numa audiência que lhe concedeu recentemente.

Célia Pessegueiro faz à Ponta do Sol 
o que António Costa faz à Madeira

O Grupo Parlamentar do PSD esteve hoje na Ponta do Sol para "denunciar a conduta prepotente e desmedida da presidente da Câmara" relativamente à distribuição das verbas para 2019 referentes aos apoios às instituições e associações do concelho.

"Todas as instituições dirigidas por pessoas próximas do PSD levaram um corte nas verbas, de uma forma exagerada", afirmou o deputado Gualberto Fernandes, dando os exemplos da Casa do Povo e da Banda de Música.



24 de Fevereiro 2019





Parábola de domingo:
Atenção, Nuno!


Faz hoje oito dias que D. Nuno Brás tomou posse da Diocese das Quatro Fontes, em cerimónia na Sé. Parece que foi ontem, de tão intensa que tem sido a actividade do novo bispo. Antes de cá chegar, já mandou mensagem à frente, que agradou por não vir em latim, pelo contrário revelou uma pessoa desempoeirada, de ideias claras e com vontade de se pôr ao nível do povo. 

sábado, 23 de fevereiro de 2019


Conflito na fronteira Venezuela-Colômbia está ao rubro. Se quiser seguir os acontecimentos de um ponto de vista suspeito, utilize o seguinte link

https://www.cronoco.com/2016/06/telesur-en-vivo-tv-telesurtvnet-senal-online-noticias-dossier/

Crónica de um incêndio anunciado


Carta dos moradores a Cafofo


Mostramos aos Leitores do Fénix uma interessante correspondência que o sinistro desta sexta-feira devolveu à ordem do dia.





23 de Fevereiro 2019






Obrigado aos nossos bombeiros

e um abraço a Éolo



Em primeiro lugar, os nossos cumprimentos, parabéns e obrigado aos abnegados bombeiros da nossa terra e seus chefes, que com bravura e competência mais uma vez dominaram um fogo que poderia assumir proporções e consequências inimagináveis. É pensarmos por exemplo nas geringonças montadas pela câmara na Fernão de Ornelas. Se Éolo não estivesse de maré e resolvesse mandar um dos seus endiabrados ventos soprar com alguma violência na zona do sinistro, primeiro que alguém conseguisse retirar aquelas cangalhas dacolá, muitos edifícios haveriam de fazer companhia ao da antiga Insular de Moinhos, que estava a ser consumido pelas devastadoras labaredas. 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


Rui Barreto visita instituição e anuncia "Ouvir o Porto Santo" 

O Líder do CDS Madeira realizou, nos últimos dois dias, uma visita de trabalho ao Porto Santo 

Na sequência da eleição concelhia do CDS Porto Santo, no passado mês de Novembro, Rui Barreto assumiu o compromisso de fazer visitas regulares à ilha dourada de forma a manter uma relação próxima com estrutura local do partido.
Já em Novembro, aquando da sua deslocação para a eleição da nova Comissão Política Concelhia, foram encetados contactos com várias associações, nomeadamente o Clube Desportivo Portosantense e o Sporting do Porto Santo.