Carlos Pereira pressiona ANAC a definir calendário
para plano de contingência no aeroporto
O Parlamento discute amanhã um projeto de resolução assinado pelos deputados do PS eleitos pela Madeira, Carlos Pereira e Luís Vilhena, que recomenda ao Governo que diligencie junto da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil – o apuramento das condições necessárias para a melhoria da operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo.
O documento, agora agendado, tem data de 30 de maio de 2018 e lembra as várias audições parlamentares na Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo na Assembleia Legislativa da Madeira sobre a ‘Avaliação da Operacionalidade do Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo’, que deixaram a nu “um conjunto de fragilidades da operacionalidade deste aeroporto seja no quadro tecnológico seja das infraestrutura, seja ainda nas regras em vigor, designadamente dos limites impostos pela autoridade reguladora”.
“Esta preocupação adensa-se à medida que os momentos de inoperacionalidade são cada vez mais frequentes e com maior duração. Além dos enormes prejuízos que encerram esta grave situação. O balanço de 2017 é muito preocupante: foram 132 horas de inoperacionalidade, cerca de 180 operações que não se realizaram e 117 mil passageiros que foram afetados. Em 2018 a situação não se inverteu, muito pelo contrário”, enumeram Carlos Pereira e Luís Vilhena, que apelam a “tomadas de posição urgente” de modo a “estancar prejuízos e a impedir a degradação da imagem de um dos principais aeroportos do país”.
Os socialistas pedem, assim, uma “abordagem mais robusta, mais expedita e mais empenhada de modo a encontrar soluções urgentes para suportar um regular, seguro e adequado funcionamento daquela infraestrutura”.
Ainda a semana passada os parlamentares madeirenses reuniram-se com o presidente da ANAC, Luís Miguel Ribeiro, para discutir esta questão. A intenção dos parlamentares era avaliar a situação do grupo de trabalho liderado pela ANAC para a questão controversa dos limites de vento do aeroporto da Madeira. Para Carlos Pereira é preciso ultrapassar esta etapa o mais rápido possível de modo a avançar para outra fase importantíssima que é o estabelecimento de um plano de contingência. “Os madeirenses não podem ficar eternamente à espera dos resultados”, revelou. “Tivemos oportunidade de falar com a administração da ANAC e pedir-lhes que apresentem em articulação com o grupo de trabalho, um calendário de ação onde fique claro quando serão comunicados os resultados do estudo, quando serão adquiridos os equipamentos e quando haverá decisão definitiva sobre limites”, afirmou. “De resto, nesta altura já é indispensável caminhar para a conclusão do plano de contingência. Que custos , que investimentos, quem paga e quem deve ser envolvido, além de ficar esclarecido qual o papel do estado, da ANA e da Região. Independentemente dos estudos, o plano de contingência deve avançar o quanto antes, envolvendo o aeroporto do Porto Santo”, concluiu.
GP PS (S. Bento)
4 comentários:
E que tal pedir com jeitinho ao Costa para excluir os "limites de vento" impostos através da ANAC?
Era bom pedir ao Costa dinheiro para um novo Aeroporto na Costa Oeste da Madeira assim como a TAP ter prioridade para a Madeira efetuando voos de meia em meia hora e não importava que apenas venham sómente com a tripulação porque se a Companhia acaba de adquirir novos aviões esses devem ficar ao serviço da Região.
Pena com tanta companhia low cost a ir a falência e a Madeira não adquirir nenhuma. Estaria aqui uma boa oportunidade de negócio.
Também não esquecer Cacau para o Aumento da Pontinha e segurar aquela extremidade no Cais Sul que os grandes navios não querem atracar lá quando existem alguns ventos.
Parece que não é apenas no Aeroporto que se notam os Limites de vento e que os aviões não aterram.
Pobre Ilha a que chegaste com esta escumalha de same sungas a te governar há cerca de 50 anos.
Volta Salazar que estais perdoado ou então manda para cá algum neto ou bisneto.
22.53 queres que a Madeira compre a falida companhia do governo regional dos açores ?
cafofo foi aos açores aprender como se gere a sata para depois comprar la
nos açores graças a Deus tudo é perfeito
Penso que o das 22.53 ainda não era nascido quando Sakazar morreu.
Para ter tantas saudades...
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