Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019



O ridículo mata!






Gil Canha


Foi uma coisa triste de se ver, o dr. Jardim, em pijama, acamado, com a cabecinha despenteada a despontar trémula no meio dos lençóis, prostrado como uma lontra ferida, no meio de uma galhofada cinematográfica, que o utilizou como engodo propagandístico dum filme amador.  
A imagem é de tal maneira degradante e confrangedora, que até para os inimigos políticos, como é o meu caso, a cena desperta uma certa compaixão, para não dizer pena. Ao vermos este outrora “animal” da política madeirense, de olhos a chispar lume, impondo respeito e temor aos seus adversários como um verdadeiro rei-leão, e vê-lo agora naquele quartinho bolorento, apagado como uma vela mortiça de velório, numa cena meio humilhante, é de despedaçar o coração a qualquer um.
Nos meus tempos de adolescente, tinha um amigo que era um entusiasta e admirador de Fidel Castro. No quarto dele tinha pregado vários posters icónicos do ditador cubano: Fidel na Sierra Maestra de metralhadora em punho; Fidel fardado e em pose revolucionária; Fidel discursando em Havana; Fidel fumando charuto junto a Che, tudo com muito estilo e rigor estético… 
O ano passado, encontrei esse meu amigo, e perguntei-lhe se ele ainda admirava o ditador cubano. – Cá nada! – respondeu-me. – Para mim, ele representava o David contra o Golias americano, depois, comecei a vê-lo de fato-de-treino, foleiro para caraças, como usam aqueles matarruanos barrigudos que se passeiam nos supermercados ao fim-de-semana, e bastou-me essa imagem degradante para me provocar o desencanto. E assim perdi para sempre a imagem romântica do meu herói barbudo.  
Dizem os entendidos, que as cenas confrangedoras e ridículas que determinadas figuras públicas fazem, causam mais prejuízos, desilusão e repulsa nos seus admiradores que propriamente uma falta ou um crime mais greve.  Imaginemos, por exemplo, ver o Bispo do Funchal mascarado de bailarina de ballet clássico, o Representante da República de fio dental numa praia para nudistas, ou Paulo Cafofo disfarçado de bruxa em cima duma mota, para criar nas pessoas um sentimento de desrespeito e repulsa. Aliás, a mente humana valoriza e aceita mais, o sublime, a postura grandiosa, a abnegação, a ordem estética e a coragem, mesmo de uma personagem má, que, por exemplo, um herói, que no meio dum combate deixa cair as calças ou grita para os seus inimigos com uma voz fininha de velha. É por isso e com toda a propriedade que se diz, que “o ridículo mata”!  
Adolf Hitler, por exemplo, tinha um pavor doentio ao anedótico e ao grotesco, que considerava serem os maiores inimigos de um estadista e do próprio regime. Nunca ninguém o viu em pelota, nem o seu próprio criado particular. Não consumia carne, não por ser vegetariano, mas simplesmente porque a carne lhe provocava flatulência - o que não seria para o glorioso povo alemão, se saber que o seu amado Führer se peidava a um ritmo alucinante.  Até nos célebres desfiles nazis, Hitler ordenava determinantemente que os líderes nazis pançudos marchassem nas filas de trás, para não manchar a estética grandiosa e viril da raça germânica.
Deste modo, e na mesma linha, escusava o Povo Superior da Madeira ver o seu ex amado líder Alberto João, prostrado numa modesta cama-de-ferro, numa humilhante posição de velho acamado, virtualmente a cheirar a remédios e a urina. 

35 comentários:

Anónimo disse...

Não queria concordar consigo mas concordo!

Anónimo disse...

Artigo do catano! Não havia necessidade disto dr. jardim.

Anónimo disse...

Amanhã o barão do Quebra Costas dará a resposta no renovadinhos ao genial artigo do srº deputado Gil Canha! Não me admira que a resposta surja à maneira de uns peidinhos literários, porque a força já não é muita!

Anónimo disse...

Rei Jardim sempre gostou de teatro e de cinema no bom sentido da palavra.
Gil sua crónica hoje é tão fraca.
Volte às suas fábulas sobre gatos tdm mais piada.
Jardim é um homem humilde não teve nenhum problema em integrar este filme. Certamente ainda veremos mais participações suas noutras rodagens cinematográficas (...)

Anónimo disse...

Ele sempre fez um grande teatro politico, e muitas vezes ridículo.
Como diz o povo "está na massa do sangue".
O caricato é que ele pensa que está a fazer um grande papel e não repete nos ensaios, porque se acha outra vez o único Importante também neste filmezinho

Anónimo disse...

Atenção senhor anónimo das 13:15 pode o senhor ter toda a razão do Mundo mas não gostei nada de visualizar na TV regional o meu ilustre amigo e colega de liceu Alberto João deitado numa cama no meio de risotas num filme série B.

Anónimo disse...

Quando um realizador usa figurantes célebres para vender o seu peixinho é lamentável... misturar ex políticos com cinema, arrasta o cinema para o chiqueiro da política e para todas as consequências que daí advêm.

Anónimo disse...

Eu até gostei de o ver encarnar a personagem, não havia necessidade de dizer mal do homem por causa disto. Mesquinhice sem sentido,

Anónimo disse...

Por falar no Diabo... diz-se que depois do escândalo na Medicina Nuclear rebentar, os seus efeitos foram tão grandes que fez detonar uma autêntica bomba atómica nas hostes social-democratas e que por esse motivo, o famigerado apoio de AJJ ao MA, terá caído definitivamente por terra! Será verdade ou, o AJJ já estará comprovadamente senil?

Anónimo disse...

Texto fabuloso! O Hitler a peidar, o Fidel de fato-de-treino e o Alberto João de pijama sempre é mais heróico que de cuecas!

Anónimo disse...

Sempre em papeis de miserável do Passado a exaltarem o milagre que se adivinhava no Futuro: ele próprio como Messias e Dono da Ilha! Propaganda política pé-de-chinelo!

Anónimo disse...

fartei-me de rir, depois da tragédia da medicina nuclear, só mesmo o Canha para alegrar a malta e fazer esquecer a máfia do car...lo.

Anónimo disse...

De facto não é das mais brilhantes aparições de Cardoso Jardim.
Será que já tem a ver com um princípio de senilidade?

Anónimo disse...

O Dr.Canha, por muita piada e valor que tenha ( não duvido), desta vez caiu no ridículo
Faz-me lembrar os 2 cães, na minha humilde freguesia do Santo da Serra dos meus vizinhos.
Cada vez que se encontravam, havia porrada da grossa.
Ora um, ora outro, babando-se de raiva tentavam agarrar-se ao cachaço e sacudia até dizer mais.
Saíamos da escola e no caminho para casa o Dinis atiçava o seu Fusco ao Neru Um colega que já era mais crescido e que já frequentada a 4º. classe conhecido pela alcunha de Gandola corria para os dois cães com uma ponta de vara e arriava-lhe no lombo sem dó nem piedade, até o que estava por cima largar o prisioneiro.
Com o devido respeito (acredite que é muito), até quando vai durar esse ódio entre si o o Dr. Alberto João.
Esquece-se o Sr. Dr. Canha que embora o Dr. Alberto João cometesse alguns erros durante a sua governação, fez obra em prol de todos.
Já alguma vez foi ao Sítio do Espigão e da Furna do Concelho da Ribeira brava?
Lá não viviam Doutores nem ricalhaços, mas hoje tem estrada. saneamento Básico, água potável e luz.Idem aspas em outros sítios mais recônditos da nossa Ilha
O Dr. Canha que já tem alguns cabelos brancos, goze o resto da sua vida com o seu clássico, com umas boas mergulhanças e pescarias, pois a vida é curta e já tem o seu pão e o seu litro de água diário para viver.


Anónimo disse...

O anónimo das 16:05 é daqueles jardinistas provincianos que pensam que só a Madeira se desenvolveu e que o resto do Mundo ficou parado.Sou da zona de Lamego, freguesia de Avões e existiam antes do 25 de abril aldeias sem luz e com estradas de terra batida e hoje toda a gente tem luz e eletricidade e não foi necessário vir um malcriadão gastador do calibre de Jardim. Não sou do lado do sr. Canha por causa do Savoy, mas nisto tem razão. Vai viajar e não digas barbaridades anonimo

Anónimo disse...

Canha não ligues aos vilões e continua a dar forte e feio neles

Anónimo disse...

O ditadordezo Bokassa de facto fez obra, mas o problema é que custou o dobro do que realmente custa, para dar de mamar à màfia no bom sentido. Qualquer político honesto fazia a mesma obra por metade do que o ditadorzinho gastou.E não tinha criado as Sociedades de Endevidamento da mamadeira!

Anónimo disse...

O realizador não podia arranjar um papel mais digno para o Dr. Alberto João? Na minha opinião o sujeito fez de proposito para gozar com o nosso Presidente.

Anónimo disse...

Mas já não se pode representar? Desnecessário Gil Canha.

Anónimo disse...

Gil Acho que devia esquecer o Dr Alberto João e se preocupar com a atualidade CAFOFO ALBUQUERQUE CAMARAS E FRENTE MAR...estes sim são os atuais a fazer porcaria e M.....

Anónimo disse...

O anónimo das 22:56 anda cego e surdo e devia ouvir as noticias para comentar ou não sabe que o Jardim voltou a mandar nisto tudo. Até o Albuquerque já lhe beija a mão e atraiçoou os companheiros sociais democratas que o ajudaram a correr com a velha guarda corrupta.

Anónimo disse...

AJJ no seu melhor

Anónimo disse...

Dizem que se meteu na cama por causa da Medicina Nuclear.

Anónimo disse...

A ladroagem já está tentando minar o dr. Rafael Macedo, acusando-o de estar a trabalhar para a LPM e para o PS. Olhem o que o homem escreveu há tempos:

"Então, a que se deve tanto bloqueio ao nosso funcionamento? (da Medicina Nuclear do SESARAM)

A resposta é: interesses financeiros obscuros da Quadrantes, Santa Rita, Funchal. Ao que me chegou, trata-se de uma instalação que divide lucros com empresas regionais que estando, por detrás, elevados quadros do Partido Socialista da Madeira, do Partido Social Democrata, etc. Esses elevados quadros (alguns) são médicos grisalhos." Rafael Macedo

Anónimo disse...

Voces sao Parvos, Sabem o que é Cultura... Agora esteve muito mal Sr. Canha...

Anónimo disse...

Cultura não é chamar pessoas do regime e fazer filmes com elas, isso não é cultura, É PROPAGANDA! SR. Anonimo das 08:36 devia ver os filmes do meu colega no liceu sempre envolvendo tipos do regime, ele tem mérito, é pena meter politicos nisso e não havia necessidade!

Anónimo disse...

Faltou debaixo da cama o bacio de porcelana para o Grande Líder urinar!

Anónimo disse...

o problema dos políticos da oposição e fez que nunca ganhassem é acharem que estão num grau superior a um Vilhão por isso desprezam eles , dizem mal deles . AJJ nunca os desprezo , nunca disse mal deles andou sempre no meio deles e eles agradeceram dando lhe votos que ele precisava . O fato dele participar num filme a fazer de um vilhão acamado mostra o respeito que ele tem com estás pessoas .

Anónimo disse...

Andou sempre com eles para lhes sacar os votos e ficar no poder 40 anos a fazer dividas e a hipotecar as gerações vindouras. É por isso que o PS vai ganhar e mandar os jardinistas para casa.

Anónimo disse...

A Madeira Nova acamou...

Anónimo disse...

Ó das 16.30,
Estás a falar do PS que aprovou e votou na ALRM uma distinção ao sobredito Jardim, certo?

Anónimo disse...

Tá boa! Lontra ferida...eh,eh,eh...

Anónimo disse...

O Cafofo disse que ia apoiar a obra "literária" de Jardim, será que o Prof. Mentiras vai também financiar o filme do regime?

Anónimo disse...

O AJJ demonstrou humildade! Espero que apareça muitas vezes nos períodos eleitorais

Anónimo disse...

Mostra tudo que os cafofos estão desesperados que até atacam o Dr. Jardim num filme que irá ser notável.