PSD-Machico votou contra alteração do Dia do Concelho
A propósito da alteração da data do Dia do Concelho e do Feriado Municipal de Machico, hoje aprovado pela maioria PS na Assembleia Municipal, o PSD de Machico comunica as razões do seu voto contra à proposta apresentada pela Câmara:
- A alteração do Dia do Concelho de Machico, que se celebra a 9 de outubro, em simultâneo com o dia do Senhor dos Milagres, uma tradição profundamente enraizada na sociedade machiquense, há muito que vem sendo ponderada pela Câmara Municipal.
- Foi durante os mandatos da responsabilidade do PSD que essa possibilidade foi avançada, tendo mesmo sido iniciado um processo de auscultação a várias entidades concelhias. Por razões de prioridade, o processo ficou suspenso até que, recentemente, a atual vereação e a mesa da Assembleia Municipal, de maioria PS, entenderem retomá-lo.
- A proposta do PSD tinha apenas por objetivo alterar o Dia do Concelho, sendo a data preferencial o 8 de maio, dia de grande significado histórico por assinalar a data da criação da Capitania de Machico, a primeira da diáspora portuguesa pelo mundo, mantendo-se o feriado a 9 de outubro, tendo em conta a relevância desta efeméride e de toda a simbologia, tradição e sentimento que representa para a população que se habituou a usufruir de um dia de descanso associado às celebrações religiosas.
- Aliás, esta possibilidade está sustentada de forma legal, conforme comprova o parecer emitido pela Associação Nacional de Assembleias Municipais sobre esta questão, sendo, de resto, uma prática em vários municípios do País e da Região.
- O PSD mantém que essa seria a opção mais adequada para o nosso município, com a celebração do Dia do Concelho a 08 de maio e do feriado municipal a 9 de outubro, para não alterar a rotina e os hábitos da população.
- Porque não foi esse o entendimento do PS, os vogais do PSD votaram contra a proposta apresentada pela Câmara Municipal.
Machico, 27 de fevereiro de 2019
O presidente da Concelhia do PSD/Machico
Norberto Maciel
Sem comentários:
Enviar um comentário