Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


PSD-M contra-ataca PS no caso das críticas ao Sesaram

Apuramento da verdade é prioridade 
e Comissão de Inquérito já foi requerida

1. O PSD/Madeira lamenta o aproveitamento político a que, mais uma vez, se assiste, numa situação a esclarecer nos locais próprios e pelas entidades competentes e, não, por aqueles que têm vindo a denegrir, de forma compulsiva e continuada, a saúde regional, apenas e só em nome do interesse partidário e da usurpação do poder.
2. O interesse partidário do PS-Madeira – sempre superior ao interesse público – ficou mais uma vez expresso nas declarações hoje proferidas e centradas nas demissões que defendem e, não, como seria de esperar, na defesa dos interesses dos utentes ou na apresentação de quaisquer soluções.

3. Ao contrário dos socialistas – que encontram, neste caso, uma tentativa de falhada de camuflar as cativações, as falhas recorrentes, a quebra de 14% ao nível do investimento da República no SNS, face a 2015 e o estado deplorável em que se encontra a saúde, a nível nacional – o PSD/Madeira não se demite nem foge às suas responsabilidades.
4. Aliás, mais importante do que a vitimização habitual deste Partido – que nada acrescenta nem nada resolve – importa precisamente apurar as responsabilidades e assegurar que a verdade venha ao de cima, a bem do serviço regional de saúde, dos seus utentes e de todos os seus profissionais. E, neste enquadramento, esclarece-se que a investigação será global e transversal a todos os envolvidos, dentro e fora da instituição, ao contrário do que demagogicamente foi veiculado por este Partido.
5. O PSD/Madeira é, aliás, o principal interessado no apuramento da verdade e, não tendo nada a temer, já requereu através do seu Grupo Parlamentar, a constituição de uma Comissão de Inquérito Parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira.
6. Tratando-se de uma parceria que remonta ao ano de 2009 e que, conforme explicado esta manhã, foi assumida, na altura, enquanto solução a uma necessidade para a qual o SESARAM não tinha capacidade de resposta, entende-se – face aos 116.438 tratamentos que foram prestados a 4.558 doentes oncológicos, neste período – que esta resposta foi positiva, eficaz e, inclusive, a mais barata.
7. Acresce sublinhar que esta parceria público-privada, regulamentada e devidamente tabelada nos seus preços, deriva da necessidade do SESARAM encontrar, no privado, as respostas inexistentes no serviço público, colocando, acima de qualquer outro interesse, as necessidades dos utentes, numa prática recorrente a nível nacional. Aliás, o Serviço Nacional de Saúde – exemplar apenas aos olhos do Partido Socialista – aumentou, entre 2015 e 2017, o recurso ao setor privado e as verbas então despendidas, sem que tal tenha sido alguma vez questionado, sendo de referir, entre outros exemplos e de acordo com o Relatório de Acesso aos Cuidados de Saúde do SNS – 2017, os crescimentos nos Vales cirurgias (+12,2%) e na atividade cirúrgica (+15%).

Funchal, 20 de fevereiro de 2019
Partido Social Democrata da Madeira
José Prada

7 comentários:

Anónimo disse...

O Josá Prada é masoquista? Esta querendo se atolar no lameiro.

Anónimo disse...

É inaceitável esta política de saúde regional bem como os procedimentos da gestão hospitalar na RAM. A atuação a que se assiste e que é publicamente denunciada é criminosa, negligente e arrogante. Porque não se demite o secretário? O que anda a fazer o presidente Albuquerque? Andam a ver a máquina em consultas privadas em Lisboa? É assim que se constata a falta de ética transversal a vários sectores (governantes e médicos) na RAM. Isto não pode continuar e o castigo tem de ser dado nas urnas. E a oposição política regional? O que andam a fazer? É tudo muito mau e envergonha os madeirenses. Rua com esta gentalha!

Anónimo disse...

Numa terra civilizada já deveria ter havido demissões. O POVO MADEIRENSE merece mais do que esta pesada herança que AJJ nos deixou, não me refiro à dívida mas à "mafia no bom sentido" que está em tudo o que mexe.

Anónimo disse...

Faz muito bem o srº José Prada em continuar a defender a "máfia no bom sentido"! Aliás é a razão da vossa existência! No meio de um população que se vende por um copo de vinho e um naco de carne, merecem isto e muito mais. Merecem ser roubados ainda mais! Agora não é só nos portos, mas também na saúde! Aguenta vilão que ainda te fazem barão!

Anónimo disse...

Prada não te metas nisto que vais sair a perder, se o PSD quer ganhar isto esclareçam a veracidade dos factos, não se ponham com merdas e proteções.
Tem de ser esclarecido objectivamente com documentos para poder clarificar a situação. Estas coisas de confiança e não sei mais quantos não nos leva a nada, a população não vai nessa e no dia do voto vamos pagar a factura.

Anónimo disse...

com o picareta em secretario da saúde ai que vai ser

vai ser ladeira abaixo

Anónimo disse...

Quem disse que vai ser o Picareta? Acredito que o cafofo não seja burro a esse ponto. Impossível.