Powered By Blogger

sábado, 23 de fevereiro de 2019




23 de Fevereiro 2019






Obrigado aos nossos bombeiros

e um abraço a Éolo



Em primeiro lugar, os nossos cumprimentos, parabéns e obrigado aos abnegados bombeiros da nossa terra e seus chefes, que com bravura e competência mais uma vez dominaram um fogo que poderia assumir proporções e consequências inimagináveis. É pensarmos por exemplo nas geringonças montadas pela câmara na Fernão de Ornelas. Se Éolo não estivesse de maré e resolvesse mandar um dos seus endiabrados ventos soprar com alguma violência na zona do sinistro, primeiro que alguém conseguisse retirar aquelas cangalhas dacolá, muitos edifícios haveriam de fazer companhia ao da antiga Insular de Moinhos, que estava a ser consumido pelas devastadoras labaredas. 

Os profissionais e entendidos do combate a fogos bem avisam, mas os 'políticos' a quem a população entrega os seus destinos acham que a prioridade é deixar livres os melhores ângulos para as suas vomitórias fotografias, e depois é que são elas.
Ainda ontem à noite, estávamos a seguir a reportagem do incêndio pela RTP em directo quando metem à nossa frente um tal de vereador cheio de ares afectados, como se fosse o mayor de Nova Iorque em dia de acontecimento mediático. Lá começou ele a debitar uma série de disparates que nada acrescentavam ao momento que se vivia, banalidades que levaram uma eternidade sem dizer nada.
Claro, salto para outro canal que estivesse mais interessado em informar do que satisfazer egos indigestos.
É a moda. Em cada tragédia que desaba sobre o Funchal - ou sobre qualquer outro ponto da Madeira, por infelicidade - somos obrigados a gramar uns emplastros que não percebem nada de nada e que se julgam sumidades em qualquer matéria, lá na realidade virtual onde vegetam - que se há-de fazer! Então, em vez de serem os profissionais da área a explicar o que se está a passar e a fornecer as recomendações que podem valer vidas e a defesa de bens, 'prantam-nos' com aqueles purgantes de magnésio, como diria Olim Marote.
Ontem, foram aqueles intermináveis minutos de palavreado sem nexo, sem relação com o que se estava a passar, um auto-elogio de princípio ao fim sem o menor fundamento. Nauseante. Uma tristeza. Mas é o que temos. E é o que teremos no 'futuro para esquecer' que a triste sina nos reserva. Seja lá qual for a solução de 22 de Setembro. Li pr'aí o seguinte: gato preto, gato branco, o importante é que cace os ratos. É o vale tudo. Mas no caso da Madeira, é trágico: nem gato preto nem gato branco nem ratoeira. 
Não percebemos o porquê de a 2.ª mangueira estar sem água, deixando uma grua inactiva até à chegada do tanque cisterna. Um espaço de tempo que poderia ser fatal. E os sem-abrigo mais os drogados que 'habitavam' a Insular de Moinhos? Sorte que os seus haveres estão guardados nos cacifos que o Mentiras lhes ofereceu...

Ainda e mais uma vez, obrigado, homens de todas as corporações intervenientes no combate ao monstruoso sinistro de sexta-feira. E uma jaculatória merecida ao deus Éolo, por não se aproveitar do barril de pólvora que edis vaidosos e irresponsáveis montaram nesta escabaçada cidade.
Finalmente, deixo-vos mais uma cena de ontem à noite e outras do rescaldo, ao amanhecer deste sábado. Com uma recordação a fechar, como fechada está a Fernão de Ornelas.




















17 comentários:

Anónimo disse...

O Picareta satisfez o seu ego, enquanto uma parte da cidade ardia
O Mário da RTP quase que adormecia â espera da resposta que lhe fez.
Quase que dava a volta ao mundo para chegar ao Brioso Profissional Mário
É motivo para dizer que "enquanto a cidade arde outros sobem na fumaça"
E cedo apareceu o representante da Empresa proprietária do imóvel, que provavelmente andava na Praça do Povo a passear o cão a dizer que aguarda acabar as obras que estão entre mãos para depois iniciar um hotel nesta.
Mais, quase que afirma que as correntes, fechaduras, cadeados já estão esgotadas no mercado, pois os sem abrigo dão cabo delas. Mais disse que até já chamaram a polícia para correr com os sem abrigo da Zona
Pelos clarões das chamas víamos portas e janelas abertas e sem tapumes com alvenarias nas mesmas...
Apenas não disse que a Empresa pelos lucros que tem obtido pelas obras do Governo da R.A.M,, já podia fazer mais um Savoy e alojar os sem abrigo
Quem sabe se não será no Dubai....
Quem sabe desta vez Deus vai tocar no coração de um ex seminarista e irá construir e restituir a Insular de Moinhos aos pobres sem abrigo e assim lavar a sua alma para um dia ter um descanso eterno no outro mundo
Amen...



Anónimo disse...

Concordo Calisto.
Explicações atabalhoadas para satisfazer egos. Também foi assim na Calheta há uma semana.
Só faltou a Rubina com a intervenção clássica. Não encontrou um colete fluorescente no armário?
A figura que estas personagens fazem....

Anónimo disse...

estou admirado...muito admirado...o Picareta Falante ontem não se ter refugiado trancando-se no seu quarto chorando enquanto decorria o incêndio...

Anónimo disse...

não fosse este incêndio e ninguém saberia da existência do Picareta...

Anónimo disse...

Mas alguém me pode informar que competências técnicas de combate a incêndios o picareta falante tem? Se não tem, convida um dos chefes dos bombeiros para falar do que se está a passar! Estes tipos só querem se promover à custa da desgraça alheia, e do circo mediático montado nestas ocasiões.

Anónimo disse...

Espero que não haja mais sinistros proximamente.
Só de ouvir o Picareta Falante fica-se com dores de cabeça.
Mas não explicou porque é que não havia um pingo de água nas bocas de incêndio.

Anónimo disse...

A jogada está bem feita! Como não era rentável construir um hotel mantendo a traça original e as fachadas exteriores, toca mandar um desgraçado dar umas fumaças dentro do prédio em ruínas! Agora vêem uns peritos dizer que as fachadas não oferecem segurança, e toca a deitar abaixo aquilo tudo! E o presidente mentiras como está feito com a "máfia no bom sentido", toca a autorizar mais um Savoy em ponto mais pequeno! Estes tipos são uns artistas! Carrega vilão que ainda te fazem barão!

Anónimo disse...

imagino numa consulta médica o paciente ter de aturar um médico estilo "picareta falante"...antes que a consulta acabe sai disparado porta fora do consultório … mais doente do que entrou

Anónimo disse...

tenho visto/ouvido(televisão)quando de incêndios noutros locais (Continente)serem os Comandantes dos Bombeiros a se pronunciarem acerca do "ponto de situação" do incêndio (lógico porque melhor do que ninguém para tal estão habilitados tecnicamente)… os Autarcas só interveem quando, por exemplo, há desalojados.

Anónimo disse...

Pelo que leio nos comentários, já ninguém suporta o picareta falante. Vai ser o bom e o bonito ouvir a picareta até às eleições de Setembro! Façam como eu, mudem de canal, para preservar os vossos ouvidos!

Anónimo disse...

O proprietário sabe mais que a Lúcia
Há sempre um mandarete para dar a resposta a tudo.
Estava tudo ensaiado e bem treinados.
A Empresa do mesmo não tinha betão nem alvenaria para proteger portas e janelas e calculem que estes pobrezinhos até chamavam a polícia ao local onde havia frequentemente reuniões de condomínios.
Só em terra de burros há que há palha destas.
Às tantas está o local com um bom seguro, os políticos fazerem crer que a até as paredes podem ruir e claro sai mais um Savoy
Chamem-lhe vilhão, pois ele não se rala com isso

Anónimo disse...

O das 14:52 o afofo já deu conferência de imprensa no local. Pede ao grupo para respeitar as fachadas.
Tá tudo dito....
O afofo já pode ir a Canárias ver o desenvolvimento...
A CÂMARA fica brm entregue.
Parabéns a todas as cooperações.

Anónimo disse...

Ó das 12.17,
Achas que o AFA tinha necessidade disso?
Eles aprovam o que fôr preciso. Então para quê se dar a essa maçada?

Anónimo disse...

Este picareta (nome batizado pelo Calisto)foi uma grande perda para nós e o culpado foi o Rui do Faial. Este não engana é como os jovens do Benfica que subiram a equipa principal.
Grande perda

Anónimo disse...

Como não podia deixar de ser lá veio a correr Cafofo para aparecer. E que disse? Andou às voltas para dizer alguma coisa e o que saiu foi que vai obrigar a um relatorio 24/24 horas.
Bem, isso serve para quê?

Anónimo disse...

Esqueceu-se de vestir o COLETE da proteção civil

Anónimo disse...

Sr Calisto sabe me dizer se o prédio ao lado que ardeu o que tem os cafés e uma das fachadas dá para a Ribeira de João Gomes também do AFA ?

Outra coisa que fiquei curioso porque tanto o Mario Gouveia da TVi com a jornalista da RTPM estavam tão interessados que a Casa Santo Antonio saia da Rua Direita ? O AFA quer comprar também esse prédio ?

eu não tenho nada contra só estou curioso