Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019




Donato Macedo

Era uma vez um ex-dirigente que estava "emprateleirado" no Governo, devido às suas ideias peregrinas donde transpirava pseudo-ciência por todos os poros. Como qualquer coisa diferente de início até se concede uma dúvida razoável, mas cedo o rebanho percebeu que aquilo valia um pouco mais do que uma acendalha de curto prazo, que logo se extingue por falta de substância. Contudo, como qualquer obstinado que se afoga no tsunami do seu próprio reflexo, o mesmo continuou com a sua cruzada, pois como se costuma dizer, a fé move montanhas, solos, minhocas e todos os demais grandes elementos fundamentais em fúria da panela de Zeus. 
Para adensar o carácter anedótico deste Moisés virtual, o seu "pack" completo incluía uma grande dose de irresponsabilidade em face de procedimentos da gestão da "coisa pública", ferindo de morte os mais elementares e básicos actos de administração e do direito administrativo, que só é emanado dalguém profundamente desqualificado para dirigir recursos confiados pelo "Estado" através dum concurso talhado a corte de alfaiate e uma dose de água-benta. Se o êxodo dos judeus do Antigo Egipto fosse capitaneado por este guru, todos se afogariam no Mar Vermelho, e nunca mais chegaríamos ao Novo Testamento.
A história está cheia de "erros de casting" de figurinhas que tais. Nada de novo.
Passado algum tempo e porque a "wiki-ciência" pré-cozinhada é hoje um valor estimável de rápida absorção a que normalmente vem agregada um qualquer grupo que comunga uma fé inabalável que pode render votos, houve uma Câmara que sinalizou este isco útil para junto de si. A simbiose era simples de perceber. Um teria a oportunidade de voltar a catequizar a sua "fé" tomando um elevador social proporcional à sua loucura, e outro teria o apoio do restante grupo de fiéis que poderia ser eleitoralmente interessante.
Cedo se percebeu que o pequeno líder do cajado era mais torto que a curvatura do tosco pau. Desbaratou recursos, ostracizou equipas e violou procedimentos ao arrepio da lei. A "terra do nunca" de Peter Pan é uma alegoria simpática, mas esta "estória" só não é risível, porque tem em si uma boa dose de maldade e perseguição com pitada de purga.
Era isto tudo uma vez, até ao momento do despertar, em que a coincidência ultrapassa mesmo a realidade.

69 comentários:

Anónimo disse...

Não percebi de quem o autor fala.

Anónimo disse...

É o chefe dos cabreiros

Anónimo disse...

Será aquele grande "especialista" na área da saúde?

Anónimo disse...

trocando por miúdos, o senhor emprateleirado, chefe dos cabreiros, que fez porcaria no governo, foi contratado pelo professor mentiras para (co)mandar no parque ecológico e fez regressar o gado (pelo menos na teoria) em dezembro do ano passado. Felizmente que nesta terra existem pessoas/associações iluminadas e defensoras do património natural que impediram tamanha loucura e regressão ecológica. este especialista de gado, nunca devia ter saído da prateleira porque continua a fazer porcaria com a arrogância e o "quero, posso e mando" que o caracteriza. Um autêntico lunático!

Anónimo disse...

Saúde?? Só se for mental porque no serviço onde estava emprateleirado levou à loucura muita gente.

Anónimo disse...

Pau/cajado que nasce torto, jamais se endireita

Anónimo disse...

Quem? Esse? Anda escondido no meio das ovelhas do parque ecológico que ele queria pôr no ano passado! Está mas é com medo de enfrentar o processo de avaliação dos seus funcionários.

Anónimo disse...

Gostaria de realçar algumas palavras chave desta publicação:
"elementares e básicos actos de administração e do direito administrativo" - o que é isso? é mais fácil gerir holisticamente cabrinhas e ovelhas na serra!
"erros de casting" - gravíssimo! Numa gestão autárquica que afirma ser transparente e isenta de facilitismos partidários ou eleitoralistas! Não sei! Custa a acreditar olhando para este triste exemplo!
"wiki-ciência" pré-cozinhada - diria melhor, "pseudo-ciência" baseada no youtube!
"Desbaratou recursos, ostracizou equipas e violou procedimentos ao arrepio da lei" - por isso foi emprateleirado no governo mas, por pena, foi repescado pelo professor mentiras que o colocou a dirigir um departamento que, de todas as autarquias nacionais, "só existe na Câmara Municipal do Funchal" (afirmação recente do Sr. Cafofo).
Viva a democracia!!

Anónimo disse...

A vereadora Idalina já não o suporta e é certamente o director de departamento mais imbecil da história do Município. Se se fizesse uma auditoria isenta aos seus actos administrativos e tramitação documental, a rubrica humorística Portugalex tinha matéria para umas semanas de enfiada.

Anónimo disse...

Cadeia com eles. Que andam a enganar o zé povinho com teorias da conspiração. Demissão já. Queremos eleições autárquicas antecipadas. Fora com eles todos. Cambada de chulos do erário público.

Anónimo disse...

Este é o diretor de departamento que:
- assina de cruz
- não responde a emails
- não lê emails ou qualquer outro documento importante
- apenas lê índices de livros
- gosta de ler na diagonal
- avalia funcionários em forma de euromilhões (lá está, as cruzes!!!)
- adora somar falhas (menos as suas)
- faz exercer (co)mandos pela boca das administrativas
- só quer um gabinete no palácio no centro do Funchal
- acabou com a porta rotativa do aquário
- resgatou uma governanta
- não respeita os colaboradores da CMF
- não respeita hierarquias
Acima de tudo é incompetente, desinformado, mal-educado, incorrecto, mentiroso e arrogante, portanto, não capacidade para gerir pessoas e bens públicos.

Anónimo disse...

Um completo desgoverno, apesar de ter uma governanta como braço direito, pelos vistos.

Anónimo disse...

Não é um caso de portugalex mas que a comunicação social regional teria pano para mangas isso teria. Ainda por cima numa altura em que o ps cafofiano não quer escândalos. Não sei não. Toca a escarafunchar.

Anónimo disse...

Então, para governar um palácio é preciso uma governanta, não sabia, anónimo das 22:43? Agora resta saber se a pessoa em questão está talhada para a função. O que não é o caso pelo que se conhece do currículo da senhora! Andou a saltitar por vários serviços camarários até ter sido resgatada pelo cabreiro. Caíu nas suas boas graças. Até um dia.

Anónimo disse...

A porta rotativa do aquário! Belas memórias de infância. Oh tempo, volta pra trás...

Anónimo disse...

Não foi esse senhor que andou a roubar provas da queda da árvore do monte? Cadeia com eles!!

Anónimo disse...

Ah! Sim. Essa senhora esteve na comissão dos 500 anos do Funchal.

Anónimo disse...

Senhores e senhoras deputados e deputadas municipais do Funchal, querem matéria para levar à próxima assembleia? Procurem saber o porquê do descontentamento dos inquilinos do palácio de São Pedro, quinta do poço, parque ecológico. Vasculhem.

Anónimo disse...

corram já com esse cabreiro do Departamento de Ciência da CMF, já chega de massacrar os funcionários.

Anónimo disse...

Despachem por favor esse cabreiro especialista e as ovelhas que o rodeiam.

Anónimo disse...

Ó das 09.35,
O assessor dos cabreiros já não é chefe do Departamento de Ciência da CMF.
Voltou ao lugar de origem o Dr. Biscoito. O seu regresso ao lugar fez com que vários funcionários festejassem o acontecimento.
Valha esse crédito ao Prof. Mentiras que percebeu que naquele departamento o assessor dos cabreiros tinha feito tanta porcaria em tão pouco tempo que o retirou do lugar.

Anónimo disse...

Cá nada! Ele foi ao encontro de youtubers

Anónimo disse...

Será que este senhor ainda tem coragem de enfrentar os funcionários do Museu???? Por onde passa só faz estrago, agora que já deixou a sua marca pode ir pastar para outro lado!!!

Anónimo disse...

Um bem haja ao Dr. Biscoito . Fora com o cabreiro (ex. diretor) o mais rápido possível do Palácio de S. Pedro, (Museu de História Natural).

Anónimo disse...

Graças aos técnicos do Museu o estrago não foi tão grande!

Anónimo disse...

O general está de regresso para liderar os caça-fantasmas e eliminar os espectros fantasmagóricos de categoria 2 que assombram o velho Palácio de São Pedro

Anónimo disse...

Ó sr./sra. anónimo(a) das 11:51, onde estão as evidências que atestam essa afirmação?

Anónimo disse...

Sr. engenheiro das cabras, quando sair não se esqueça de levar as aspirantes a cabreiras. Não fazem cá falta nenhuma. O ar fica mais limpo e respirável. E sejem felizes.

Anónimo disse...

Sra. vereadora Idalina deite a mão aquelas pobres almas e salve-os das mãos daquele tirano de cuba. Só depende de si. Já chega da prepotência ignorante que reina naquela instituição. Até dá dó saber o que lá se passa. As cabras são mais bem tratadas que aquele pessoal. O sr. presidente também devia dar uma atenção a este assunto em vez de andar a brincar às eleições. Olhe que aqueles desgraçados são potenciais eleitores que têm família e amigos e amigos dos amigos. Cumpra as promessas que faz por uma vez na vida. Deixe-se de passeatas e olhe para dentro da sua casa.

Anónimo disse...

Ó das 19.15, não lês jornais, não vês noticiários?
Em que mundo vives?

Anónimo disse...

Sim, com o seu "charme" provinciano ainda consegue enganar e converter algumas ovelhas tresmalhadas com sede de poder e muita vontade de vingar na vida e serem aquilo que nunca vão conseguir ser, gente de carácter, de respeito e com capacidade para gerir seja lá o que for. Mediocridades da vida palaciana que levam. Com mordomias que julgam ter direito, com tomadas de posição que acham ser as mais corretas. Já dizia a minha avó, quanto mais se sobe maior é a queda. Apenas se deitam na cama que fizeram. Depois não reclamem. O dia do juízo final está próximo. Cuidadinho!

Anónimo disse...

E o Hannibal Lecter que o Xafofo contratou para a Fiscalização das Obras. Ninguém fala daque "achado" que em 15 dias conseguir aterrorizar tudo e todos os que se deambulam pelos corredores do Consulado Cubano.Mais uma pérola que saiu do Governo, para se treinar para ser futuro Diretor Regional do Ruído... Meu Deus, que grande tiro nos pés deu aquele Xafofo e companhia!!!

Anónimo disse...

Este assunto tem de chegar ao Sr. Presidente. Este precisa de ouvir os funcionários do departamento e tomar uma atitude.

Anónimo disse...

É caso para dizer: a montanha pariu um rato (ou melhor dizendo, um cabreiro inconformado)

Anónimo disse...

Muitas pessoas que encontro aqui a comentar estão um pouco distantes dos acontecimentos, e muitos falam sem conhecimento de causa, além disso há muitos a fazerem festa pela pela partida do Eng. "Cabreiro" quando o mesmo ainda não ocorreu, assim passo a explicar.
Houve alterações na orgânica da câmara onde foi criada a Divisão de Ciência, que embora seja o Dr. Biscoito a comandar, o mesmo se encontra sobre a alçada do Departamento de Ciência e Conservação da natureza, na qual o "cabreiro" continua a ser o Director, resumindo foi criado mais um tacho para alguém.
O que aconteceu no Museu e na ciência em geral foi que os funcionários, nomeadamente os técnicos superiores foram contra a mudança, porque acabou os benefícios dados pela antiga direcção do Museu (Dr. Ricardo) com a complacência do antigo director de departamento.
Disto isto informem-se antes de comentarem.

Anónimo disse...

Eng. Cabreiro... que cagança!!! "Eu ainda sou o diretor!"... ainda ;-). Os benefícios a que se refere são consideração, respeito, conhecimento científico, trabalho em equipa, ciência pura e muito respeito pelo legado existente entre as paredes do palácio (até as benditas das cadeiras). Antes não haviam agendas paralelas no museu, sobreposição de eventos e apoderação indevida de chaves e salas! O palácio virou curral, mas para seu azar nem todos os funcionários se juntaram ao rebanho... há muita ovelha negra com cérebro e sem medo do homem do cajado!

Anónimo disse...

Eu acho melhor se informarem com tudo o que se passava com a anterior direccao porque na antiga direcção quem tomava decisoes era o dr Ricardo Araujo e por vezes havia situações que nem o Dr Manuel Biscoito uma pessoa muito sensata e compreensiva com os funcionarios tomava conhecimento e tem outra coisa metade do lixo que andava dentro do palacio de S Pedro foi retirado ate ja se respira outro ar enfim nem tudo foi mau a vinda do sr eng Jose carlos para o palacio

Anónimo disse...

Anónimo das 11:12 escreve sem pontos e sem virgulas é a governanta!!!

Anónimo disse...

A partir de agora é que vamos respirar outro ar, não falta muito tempo, aguarde... novas ordens irão surgir.

Anónimo disse...

Não foi mau o cabreiro vir para o Palácio, foi péssimo. Mas tudo vai voltar ao
tempo antigo, é preciso calma!!!!

Anónimo disse...

O problema nesse Museu e em muitos outros serviços públicos é a falta de "mão na consciência", falta de coerência, para brincar com o dinheiro de todos nós ...segundo sei, existia nesse local de trabalho, uma grande vadiagem, a todos os níveis hierárquicos..logo, quando apareceu alguém, que quis mudar essa situação é o bode expiatório, o mau da fita...um bem haja a quem tentou mudar...

Anónimo disse...

Acho que o chefe dos cabreiros devia mudar-se da ilha. No governo era uma vadiagem tal que foi posto na prateleira duas vezes, virou-se para a CMF mais vadiagem. Sr. cabreiro vá embora ninguém nesta ilha quer trabalhar. Aqui no departamento de ciência e recursos naturais (anónimo das 9:14) muito menos. ADEUS!

Anónimo disse...

Vadiagem! Anónimo das 12:30, alguma vez teve acesso aos relatórios anuais de atividades desse serviço que acaba de enxovalhar? Não fale do que não sabe! Ou também só costuma ler os índices ou na diagonal?

Anónimo disse...

So vejo uma pessoa,com dignidade de se apresentar e dar a cara,qual a razão que todos os outros nao se identificam?
O mal disto e que alguns com toda a sua arrogância pensavam que eram donos do palacio e nao aceitavam opiniões de ninguem.
Mais trabalho e menos belhardice porque se houvesse trabalho no palácio nao havia tantas discussões nem intrigas entre colegas de trabalho porque alguns pensam que a antiguidade,e um posto mas nao e tentem se apresentar de boa cara ao serviço principalmente no atendimento ao publico

Anónimo disse...

Engana-se redondamente, anónimo das 9:24 (dia 20 de fevereiro), sabe quais eram os benefícios dados pela antiga direcção, tanto do Museu como do Departamento (a TODOS os funcionários e não apenas aos técnicos superiores)? Eram OUVIDOS, havia LIBERDADE de EXPRESSÃO e de OPINIÃO nas reuniões, não eram tratados de forma RUDE e com FALTA DE EDUCAÇÃO, nunca houve bullying psicológico, etc... quanto ao tacho que foi criado para alguém, é hilariante falar em tachos quando o senhor que tem sido alvo de vários comentários nesta publicação, quando concorreu ao anúncio para o departamento de ciência e recursos naturais, não tinha 6 anos de licenciado como chegou a ser exposto neste blog no ano passado. A memória tem perna curta, não?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 11:12, sabe qual foi o LIXO que foi retirado daquele Museu? Uma boa parte do acervo bibliográfico e monográfico da Biblioteca Municipal do Funchal que ainda lá estava por falta de espaço físico para ser armazenado no edifício 2000. Sabe como foi tratado esse acervo? Onde foi colocado? E em que condições? Se não sabe, procure informar-se.

Anónimo disse...

É de facto hilariante alguns comentários que começaram a ser publicados hoje, dia 20 de fevereiro, como se os leitores deste digníssimo blogue fossem parvos. Refiro-me ao do anónimo das 12:30, "para brincar com o dinheiro de todos nós". Informe-se de quanto é que a CMF está a pagar para que uma senhora de origem japonesa, uma vez por mês, dinamize uma oficina de origamis? quanto se gasta para que uma contadora de histórias ande de gatas pelas salas do palácio? Etc, etc, etc... Não se aponta o dedo! Olhe que é feio e pode cair!

Anónimo disse...

Oh, governanta das 21:12! "tentem se apresentar de boa cara ao serviço principalmente no atendimento ao publico" e obviamente de costas para a porta...ahhahahahha! Donos do palácio são aqueles que arreganham chaves de casas de banha e salas à força. E já manda "Mais trabalho e menos belhardice" deixe as janelas da mão, os origamis e as outras tantas actividades pagas pelos munícipes que nada têm haver com História do Nosso Património Natural. Atenção aos pontos e virgulas.

Anónimo disse...

"So vejo uma pessoa,com dignidade de se apresentar e dar a cara,qual a razão que todos os outros nao se identificam?" a começar por si, anónimo das 21.12!
Outro "erro de casting" que comete muitos erros ortográficos (entre outros).

Anónimo disse...

A CMF vai contratar os serviços dos caça-fantasmas para eliminar os espectros fantasmagóricos que assombram o Palácio de São Pedro. Cuidadinho, anónimo das 21:12! Veja lá se não é caçado e empalhado.

Anónimo disse...

Por acaso sei que foi para o matadouro e de la vai para o lixo de certeza,porque as condições que aquilo estava vai servir para que?
Gostaria que me explicasse

Anónimo disse...

Não sou de comentar os artigos que leio em blogs, no entanto não o posso deixar de fazer quando vejo tanto jogo sujo por parte de pessoas que não dão a cara quando comentem, porque não fazem como o autor do artigo, esse ao menos não esconde quem é, e não tem medo de represálias que porventura possam ocorrer. Precisamos de pessoas assim sem medo de expor o que está mal.
No entanto muitos dos comentários que estão estão neste artigo, atacam apenas uma pessoa o actual diretor do Departamento, que pode ter feito muita porcaria, no entanto também deve ter feito algo de bom, ou foi tudo mal?
Também li alguns comentários contra a antiga direção, pelos vistos Eles eram os maiores a comandar o Museu, agora coloco a seguinte questão, porque a vereação não reconduziu nenhum deles para ocupar o cardo de diretor, e foi buscar um outsider? Se eles são assim tão bons?
Anónimo das 20 de fevereiro de 2019 às 22:25, antes de falar sobre LIBERDADE DE EXPRESSÃO e outros adjectivos usados para enaltecer a antiga direção do museu, devia se informar um pouco sobre a forma como o antigo diretor do museu tratava os seus subordinados. Muitas fezes com ameaças de processos disciplinares e muitos outros que não irei agora divulgar. No entanto penso que Você deve pertencer ao núcleo duro da antiga direção pelo seu comentário e quem fazia o bullying era você e todos os outros do seu núcleo.

Assinado
Outsider

Anónimo disse...

"Não sou de comentar os artigos que leio em blogs, no entanto não o posso deixar de fazer quando vejo tanto jogo sujo por parte de pessoas que não dão a cara quando comentem", vindo de alguém que assina Outsider!!! Já não há paciência para tanta falta de coerência, ponha a mão na pouca consciência que tem e vá pastar para outro lado!

Anónimo disse...

Ó das 09.32,
Quando assinas Outsider, e falas do jogo sujo por parte de pessoas que não dão a cara, queres que te levem a sério?
Ou estás a referir-te a ti próprio?

Anónimo disse...

Anónimo Outsider,

Para começar se não é de comentar não comente, porque só disse asneiras. Que eu saiba foi o sr. diretor que tem 5 pessoas na sua lista negra e perseguiu um funcionário até este pedir demissão. No serviço são todos colaboradores e não subordinados, só assim um verdadeiro líder trabalha.

O outsider veio bem agarrado a uma carrada de votos de pastores e pastorinhas e não pelas suas capacidades cognitivas. Infelizmente na política vale tudo!

A liberdade de expressão do atual director é acabar com as reuniões de equipa e falar ao mesmo tempo dos "subordinados".

Assinado
Insider

Anónimo disse...

O Prof. Mentiras, apesar de não governar a CMF, deveestar informado do que (não) vale a criatura que lá mandou colocar, num concurso "mafiado". Também deve ter a noção de que perde mais votos do que aqueles que pensava que iria c"caçar", sobretudo dos cabreiros. Mas, como o "Guru da Lourinhã" não vale nada, as suas pseudo-teorias são ridicularizadas por todos. Quer sejam cabreiros, público em geral e sobretudo pelos técnicos que supostamente deveriam coordenar. E quando um dirigente não tem o respeito dos seus colaboradores, o melhor é sair. Como a criatura não tem coluna vertebral para se demitir, te que ser posto no lugar que merece. Sr. Prof. Mentiras, nem que seja por uma razão egoísta, seja inteligente, e ponha este senhor a andar. Perceba que todos os dias está a perder votos, ao manter este pseudo-cientista como Diretor de Departamento. Mande-o de volta para onde nunca devia ter saído: a prateleira do Governo. Aí, não faz estragos, embora não mereça o salário que irá auferir. Mas muito menos merece o salário de Diretor de Departamento. Ainda por cima de um Departamento tão importante para a CMF.

Anónimo disse...

Anónimo 21/02 às 20:55 merece um "big like".

Anónimo disse...

Vamos lá, dr Paulo Cafôfo, ao menos uma vez na vida, cumpra as suas promessas.

Anónimo disse...

Concordo anónimo das 20:55, mas para isso era preciso que o Professor Mentiras estivesse na CMF. Onde é que ele está?

Anónimo disse...

A pedir conselhos para ver como vai resolver esta trapalhada toda e reestabelecer a normalidade no sistema.

Anónimo disse...

Ua mãe! Recorde de comentários! Penso que nunca um assunto foi tão comentado como este. Força! O povo está contigo.

Anónimo disse...

Quando o tópico merece, tem muitos comentários, não acha? Desde o 25 de abril que existe, em Portugal, liberdade de expressão. Sem censuras, castigos ou opressões. Este é um assunto sério que merece ser exposto/denunciado noutros meios para despertar a atenção a quem de direito. Pois, mas quem pode fazer alguma coisa está a passear (supostamente de férias) com propósitos eleitoralistas. Enquanto isso, um edifício da cidade arde e não há água nos hidrantes para apagar o fogo. O picareta falante não sabe (ou não quer saber) porque é que não há água nos hidrantes da zona do Pelourinho. Viva a Coligação. Viva a Confiança!

Anónimo disse...

De acordo! Este é um assunto muito sério, estamos a brincar e descuidar das pessoas que guardam e tratam do património natural da madeira. O executivo não toma uma posição em relação a este dirigente, a comunicação social está calada a oposição municipal também calada! É preciso que a CMF tenha mão no seu património! Os funcionários têm feito o que podem, mas estão sem o apoio de ninguém e com medo de sofrer represálias. Como já foi mencionado nos comentários anteriores este dirigente tripudiou de diversas formas os seus colaboradores. Este sr. não pode ficar livre de punição por tudo o que tem feito até à data.

Anónimo disse...

Querem aprender a fazer dobragens com papel à moda do japão? Hoje, no palácio de são pedro! E também haverá histórias de gatinhas! E quem sabe se não haverá bolo!

Anónimo disse...

E o Óscar para o pior dirigente da cmf vai para? ...

Anónimo disse...

E o Óscar para o pior dirigente da cmf vai para ... para.... "O CHEFE DOS CABREIROS"

Anónimo disse...

ó caros anónimos,
lembram-se deste velho ditado: "cá se faz cá se paga"

Anónimo disse...

E também se paga pelo que não se faz

Anónimo disse...

Pois é, anónima das 07:08. paga-se por não cumprir com os deveres elementares de um dirigente, como simplesmente, dirigir. em vez disso, foge para a serra contar caganitas de cabra em vez de ficar sentado à secretária a abrir mails, a responder às solicitações/deveres a que está sujeito um dirigente: Ou, em vez de cumprir com outra fundamental obrigação de um dirigente: estabelecer objetivos para os seus subordinados e proceder à sua avaliação, conhecido como SIADAP. Sabem o que é??? Mas isto é cá uma maçada!!! Não estava para isso!Tal como fez enquanto dirigente no Governo Regional, ficou à espera que alguém o fizesse por ele. A isto chama-se INCOMPETÊNCIA! Agora, que na CMF todos já perceberam o "flop" que é o Guru da Lourinhã, este vai ficar encostado, leia-se, na prateleira, o tempo que lhe resta da comissão de serviço, com o ordenado de Diretor de Departamento que lhe dá muito jeito. O Prof. Mentiras, faz de conta que não se passa nada, para não dar o braço a torcer e o vencedor do Óscar para pior dirigente da história da CMF, que não tem coluna vertebral, não se demite.