Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019


Voto de Pesar

O Governo Regional e o seu Presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar o seu mais profundo pesar pela morte, ontem, do conhecido historiador madeirense Alberto Vieira, autor de trabalhos que vieram, em muito, engrandecer a investigação sore a história da Região Autónoma da Madeira.
O académico e investigador Alberto Vieira nasceu em São Vicente e tinha 62 anos. Entre as várias distinções, foi distinguido com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique a 9 de junho de 2004.

O historiador ficou, sobretudo, conhecido pela investigação de temas ligados às ilhas atlânticas, com investigações sagazes e elogiadas sobre temas como o açúcar, o vinho, aa escravatura e a autonomia, entre outros. Publicou ainda diversos estudos, em livros, jornais e atas de colóquios, sobre a História da Madeira e insular atlântica.
O madeirense licenciou-se em História pela Universidade de Lisboa e doutorou-se em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa pela Universidade dos Açores.
Entre as diversas funções, destaca-se a direção do Centro de Estudos de História do Atlântico, cargo que desempenhou com eficiência, tendo sido sob a sua direção que se promoveu vários estudos de grande rigor científico e de relevante interesse histórico.
É este ilustre Madeirense que o Governo Regional e o seu Presidente pretendem homenagear, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região, da Cultura Madeirense e da Autonomia.

Funchal, 26 de fevereiro de 2018

O Gabinete da Presidência do Governo Regional da Madeira

Sem comentários: