Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


20 DE FEVEREIRO
9 ANOS PASSADOS – O QUE FALTA FAZER?

A CDU esteve no final da manhã de hoje na freguesia do Curral das Freitas em contacto com as populações para abordar o que ainda falta fazer 9 anos passados desde o 20 de Fevereiro.
No Sítio da Achada, o dirigente Alexandre Fernandes prestou a seguinte declaração:
“Lamentavelmente, passados que são 9 anos sobre a intempérie do 20 de Fevereiro de 2010, que atingiu fortemente a Região, constatamos que ainda há obras urgentes que há muito já deveriam ter sido realizadas, mas pelas quais as populações aguardam ansiosamente.

Desde o primeiro momento que a CDU tem sido a força que mais meios e verbas exigiu para a reconstrução das localidades afectadas pela catástrofe que se abateu sobre a Madeira.
Em quase todas as localidades atingidas pela catástrofe, houve a inestimável perda de vidas humanas, avultados prejuízos materiais e o natural agravamento de algumas situações que já eram de risco.
Não é por falta de meios financeiros que as obras que ainda faltam fazer não foram realizadas. A Lei de Meios está em vigor e devidamente suportada do ponto de vista orçamental. Muito está por fazer no Curral das Freiras no que toca ao processo de reconstrução e reabilitação local. Apesar da normalização de algumas situações de perigo, as populações do Sítio da Achada desesperam pela regularização do ribeiro que transbordou no dia da intempérie, colocando pessoas e bens em perigo. O Governo Regional gastou recentemente 3,5 milhões de euros em obras a jusante do ribeiro da Achada, mas, a montante, o problema continua. Perguntamos nós, até quando?
Os milhões de euros esbanjados na baía do Funchal, os milhões gastos nas fozes das ribeiras no centro do Funchal, estão a fazer falta onde mais se justificavam, nas escarpas dos lugares da tragédia, onde pouco foi realizado para proteger as populações.
Para a CDU, importa que se concretize efectivamente o esforço de reconstrução nas localidades verdadeiramente atingidas.
É obrigação do Governo Regional e da Câmara Municipal, garantir todos os meios necessários para restabelecer a normalidade e garantir o bem-estar e a qualidade de vida das populações afectadas.
A CDU continuará a envidar todos os esforços para que estas situações, passados que são 9 anos, não sejam esquecidas, exigindo da parte das entidades competentes a sua urgente resolução!”


Pelo Gabinete de Imprensa da CDU

Funchal, 20 de Fevereiro de 2019

3 comentários:

Anónimo disse...

Não se preocupem que o Cafofo vai fazer nos próximos 4 anos aquilo que estes renovadinhos da treta do PSD e agora geringonça laranja não fizeram em 9 anos.

Anónimo disse...

não fizeram em 9 muito devido ao PAEF e também devido as verbas prometidas pelo continente terem chegado as pinguinhas

Anónimo disse...

Estes escovadinhos também tocam na música da aldeia?
O Povo deste sítio nos os viu na zona, senão em vez de ceifar erva, coçavam-lhe as arcas
Pirem-te camaradas. Os vilões parecem tolos, mas não são burros