Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019




O balão e os mãos-de-vaca







Gil Canha

Por altura da festa, é tradição na Ponta do Sol se lançar balões-de-ar-quente. Segundo os métodos antigos, os balões são feitos de papel de joeira, colados com seiva de bananeira, e num dos vértices desta espécie de octaedro, é colada uma roda de arame com uma haste para o interior, onde é presa a mecha (geralmente uma bola de serapilheira embebida em petróleo). Normalmente, só a rapaziada mais engenhosa é que sabe fazer estes balões-de-ar-quente, pois além da sua delicada construção, também é exigida alguma perícia na largada para o balão não arder. 

Contudo, existem alguns rapazes, os chamados “mãos-de-vaca”, que por falta de habilidade, engenho, malandrice, e até por limitações de inteligência, não sabem nem têm pachorra para os fazerem, e então passam a vida a perscrutar o céu, e quando observam que um desses balões está prestes a cair pelo apagamento do pavio, vão em grande gritaria, por ribeiros, becos, fazendas, levadas e trilhos, tentar apanhar o balão que os outros fizeram. Quando o agarram, vão para a frente das tascas e para as estradas principais se vangloriarem do achado.  Seguidamente, tentam novamente embeber a mecha em petróleo, mas, como são tão “burros” e desajeitados, normalmente dão cabo do balão, que acaba por arder numa autêntica bola-de-fogo. 
Ora, uma história semelhante se passou com o recente escândalo da Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM. Há mais de 4 anos que vários partidos e deputados da oposição têm denunciado o assunto até à exaustão no parlamento regional; inclusivamente, até foi pedida uma comissão de inquérito para deslindar o problema, que foi chumbada pelo PSD/Madeira, aliás, sempre que se falou ou debateu essa promiscuidade vergonhosa entre o público e o privado, o PS/Madeira nunca abriu os queixos… sempre calados como ratos.   
Mas, mal foi transmitida a célebre reportagem da TVI, o PS/Madeira saltou logo a terreiro, como se tivesse uma mola comprimida no traseiro, e começaram logo a debitar “sentenças” a um ritmo alucinante, pela voz mecanizada e pneumática do Secretário-geral do PS-M, João Pedro Vieira. (O próprio PTP já promoveu uma conferencia a denunciar este oportunismo bacoco).
Então estes seres nunca abriram o bico por causa do assunto, inclusivamente, o próprio denunciante, Dr. Rafael Macedo, até criticou o Partido Socialista de ser conivente com o PSD nesta promiscuidade, e quando o assunto tem repercussão nacional, o PS-M desata a correr aloucadamente no meio de canaviais, ribeiros, bananais para apanhar “o balão” que os outros lançaram!  
E na mesma linha dos mãos-de-vaca, estes cavalheiros vão acabar por “arder” o assunto, precisamente porque não têm estofo moral nem aptidão necessária para tratar maroscas desta natureza. 

14 comentários:

Anónimo disse...

O povo está farto da corrupção e da imoralidade dos governantes.
As lacunas morais não se resolvem alterando o conjunto de especificidades características de cada um. Resolvem-se colocando alguém que não tenha essas lacunas.

Anónimo disse...

Canha, não fales do que não sabes. Não tens um médico amigo? Pergunta-lhe que negócios ele e os colegas dele têm com privados. Pergunta-lhe se pior do que a Quadrantes são as aldrabices dos teus amigos que roubam clientes e doentes ao Hospital para os meterem nas Clínicas privadas.

O MONÁRQUICO ANELADO disse...

Repercussão nacional? Não sejas ingénuo Canha. O médico da JPP é que encomendou a reportagem e manipulou tudo. Trata de saber se há interesses do médico da JPP nesta área? Que relações quer com a Fundação Champalimaud? Sabes se o medico da JPP está habilitado para a actividade que desenvolve? Não confundas radioterapia com medicina nuclear. Informa-te sobre os factos nos Açores e no Continente com a geringonça socialista tua amiga, também nestas negociatas que falas? Imaginas os milhões que correm nessas ribeiras? Dedica-te à pesca e aos teus negócios e não fales do que não sabes

Anónimo disse...

A Jardinagem já começou a espingardar para aqui como se a Medicina Nuclear fosse o paraíso na terra e que só os maus é que dizem mal.Tudo está feito para satisfazer os grandes grupos e resto é miragem para enganar tontos.

Anónimo disse...

É isto mesmo Canha...nem mais nem menos!

Anónimo disse...

Há promuiscuidade na mamadeira em vários sectores entre o privado e o público! A viloada merece ser encavalitada e pagar esta chulice que foi criada pelo jardinismo. Não foi por acaso que o nosso ditador Bokassa surgiu com a esclarecedora frase: "Temos que ser uma máfia no bom sentido". Está tudo dito!

Anónimo disse...

Que saudades, bem corri atrás de balões pela Lombada até cheguei a ir aos Zimbreiros.mas eu cá sei fazer balões e ir atras deles.

Anónimo disse...

Essa gente do PS são mesmo mãos de vaca, bando de oportunistas sem verticalidade.

Anónimo disse...

com o fim da Quadrante quem se iria beneficiar era o Hospital Privado que tem investidores ligados as PSoas

politica suja está feita pelas Psoas e por esse rafael

Joel Silva disse...

Foi tudo na mouche meu caro Gil.
Só faltou dizer que, de repente, apareceram 1000 especialistas em medicina nuclear e radioterapia. Como pode ir tão mal a Saúde com tanto especialista sem curso por aí? Um mistério.
Sem defender nem acusar ninguém, toda a gente sabe que o SRS bem como o SNS não são perfeitos nem nunca o serão. Há orçamentos a cumprir, e escolhas a fazer. não confundir isto com negociatas.
O que quero é ponderação e que as pessoas pensem antes de dizer burradas e de inflamar ainda mais, temas que nos são importantes. Mas como estamos em ano de eleições e já não posso ir ao facebook sem me chatear com os meus amigos políticos que ainda os corpos que faleceram estão quentes e já acusaram o Cafôfo e o Albuquerque de toda a culpa possível e imaginária... desisto de me entender com partidos e politicos pois realmente estas pessoas não são iguais às demais normais. São aproveitadores e sugadores do nosso suor.
Estas eleições é um risco de cima abaixo.

Anónimo disse...

Analogia genial e claro PS e PSD é tudo vinagre da mesma pipa.

Anónimo disse...

Clarinho como água. As hostes laranjas fazem tudo para atacar o mensageiro, com ataques asquerosos. As PSoas, acordaram para a situação e querem tirar dividendos.
Uma e outros estão desesperados.

Anónimo disse...

Chegamos a um ponto que quem tem dois dedos de testa pensa: "voto no mau (MA) ou no pior (cafofo)" venha o diabo e escolha

Anónimo disse...

Lindo texto e destapa bem os oportunistas vendidos do PS.