Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019



Saúde: JPP diz que sempre questionou
recurso aos exames no privado


Relativamente ao assunto da atualidade relacionado com a medicina nuclear e com a lista de serviços cobrados pelo sector privado e sua auditoria, o Juntos pelo Povo (JPP) sempre questionou os representantes da saúde relativamente aos custos dos exames no privado, que em alguns casos são 30 vezes superiores aos valores do setor público. 

O Juntos Pelo Povo relembra que, por diversas vezes, questionou, de forma direta o Presidente do Governo Regional se a “saúde estava a ser vendida ao privado”, sendo que, pelo mesmo número de vezes, não existiu qualquer resposta ou reação por parte deste executivo regional.
Desde que iniciou a atividade parlamentar, o Juntos pelo Povo tem vindo a colocar na agenda política o dossier da medicina nuclear, nomeadamente, com debates, iniciativas legislativas e audições parlamentares, a saber:
- A 14 de abril de 2016: debate sobre a situação do Serviço Regional de Saúde onde o JPP recordou o investimento na unidade de medicina nuclear do Hospital Nélio Mendonça, sem a devida utilização das instalações e dos equipamentos, questionando se este “subaproveitamento” não teria a ver “com um interesse privado da Unidade de Medicina Nuclear da Quadrantes”;
- Ainda em abril de 2016, o JPP oficializou um requerimento de audição parlamentar ao anterior Secretário Regional da Saúde, João Faria Nunes, focado no tema da medicina nuclear, tendo esta se concretizado a 8 de julho de 2016; 
- Em novembro de 2016, o JPP deu entrada a um projeto de resolução que recomendava a ativação urgente da unidade de medicina nuclear. Este diploma foi discutido em janeiro de 2017, altura que Pedro Ramos, atual Secretário Regional da Saúde, em declarações públicas à RTP Madeira, assumiu o início da atividade para fevereiro de 2017. Nesta sequência, o projeto de resolução foi chumbado pela maioria PDS; 
- Relembra-se também que, entre outras iniciativas, o grupo parlamentar do JPP realizou uma visita às instalações da medicina nuclear, ainda em 2016, onde comprovou a qualidade do serviço e o subaproveitamento dos equipamentos e destas instalações;
Esta situação comprova a necessidade premente de uma regulação imparcial, efetiva e eficiente, com a criação de um observatório independente da saúde que permita não só conhecer a realidade, as necessidades do setor e possíveis medidas que permitam melhorar a prestação dos serviços aos utentes. O JPP já deu entrada de uma inciativa exatamente no sentido de concretizar este observatório, aguardando que, desta vez, a mesma não seja chumbada pela maioria social-democrata, apenas e só em nome do interesse partidário e da obsessão pelo poder.

Élvio Sousa
Líder parlamentar do JPP

7 comentários:

Anónimo disse...

Entretanto, depois de tantas diligências sobre a Medicina Nuclear, o JPP levou um choque nuclear aplicado pelo dr. Rafael Macedo. Como se diz na minha terra, quem dorme com pequenos...

Anónimo disse...

O JPP a envergonhar-se a si próprio. Foi chato perderem assessoria de quem sabia não foi? Resta-vos agora viver do passado ou continuar com questões como o parque de estacionamento.

Anónimo disse...

Este Dr. Rafael parece um indivíduo instável.
Ía ser candidato pelo JPP, mas não foi candidato pelo JPP.
Convocou uma manifestação, e duas horas depois desconvocou a manifestação.
Não parece pessoa muito credivel, ou confiável.

Anónimo disse...

oh das 21h19 concordo. Talvez no final alguem e mesmo o proprio se sinta na necessidade de consultar um psiquiatra.
Acabei de ouvir a mesa redonda da RTP/M e fiquei bem esclarecido sobre os prepositos do DR. Rafael e de quem está por detras e a usar esse médico.
Alias convocar uma manifestaçao? Está tudo grosso? Qual o preposito do Dr. Rafael?
Será que o Dr. Rafael está a destilar o odio de um outro medico que queria ser secretario regional?

Anónimo disse...

Obrigado Dr. Rafael. Tenha um pouco mais de calma nas abordagens. A máfia no bom sentido tomou conta de tudo nesta terra.

Anónimo disse...

Fiquei claramente esclarecido quanto ao dr Rafael.
Por favor, alguém que peça ao dr luis Felipe que acompanhe aquele homem.
Por amor de Deus,o homem está totalmente transtornado.
Transforma uma mentira numa bomba que não se tornou nuclear porque e ja não digo os colegas daqui mas os colegas de lisboa comprovaram o contrario,inclusivamente o presidente do Colégio de medicina nuclear,o presidente!
Dr Rafael, cheguei a crer que tivesse razão.afinal de contas enganou-nos bem,a nós e á pobre senhora que apresentou na peça. Á senhora compreendo, farta do seu problema de saúde,agravado pelo problema saúde do seu filho em desespero e se calhar e bem em troca de uns exames/tratamentos gratuitos.
Agora dr Rafael desculpe se eu tivesse como ponha-o a andar do serviço regional de saude,primeiro porque à revelia prestou declarações e permitiu filmagens das instalações. Segundo transformou um problema pessoal quase numa calamidade pública.
Parabéns á RTP-M. podia ter sido mais elucidativa, não o foi porque, mais uma vez o futuro paciente do dr luis Felipe tentou em desespero de causa nao deixar falar ninguem.

Anónimo disse...

RAFAEL...OU COMO DIZ O SR PRESIDENTE DO COLÉGIO MEDICINA NUCLEAR, DR RAFAEL...DEMITA-SE.
TENHA VERGONHA DO MAL QUE FEZ AOS MADEIRENSES.
TENHA VERGONHA COMO EXPÔS A NOSSA TERRA, A NOSSA ILHA, MERAMENTE POR UMA TARA SUA.
TENHA VERGONHA DA FORMA COMO MANCHOU A CLASSE MÉDICA.
DEMITA-SE.