Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Autárquicas/São Vicente


Apresentação das Candidaturas CDU a São Vicente


A CDU realizou hoje a apresentação da sua candidatura aos órgãos autárquicos do concelho de São Vicente no centro da Vila junto à igreja matriz, na ocasião a cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de São Vicente, Ester Pereira proferiu a seguinte intervenção:

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer a presença dos camaradas amigos, activistas da CDU e população em geral presentes nesta apresentação da Candidatura da CDU aos órgãos autárquicos de São Vicente.

Fazemos esta apresentação na rua, no centro da Vila de S. Vicente pois esta é uma candidatura de proximidade das populações e queremos dar voz aos reais problemas da população do Concelho.
Assumi a importante tarefa de ser a Cabeça de lista da CDU ao Concelho de São Vicente porque acredito que é possível um novo rumo para o concelho.
O Meu nome é Ester Pereira, sou reformada, e vivo no concelho de S. Vicente há 6 anos.
Adoptei esta como a minha terra, e em tom de brincadeira digo que vim viver para a Suíça da Madeira, por considerar que esta linda paisagem é tão ou mais bonita do que as que podemos deslombar nos postais turísticos da suíça.
O meu percurso foi o inverso ao de muitos filhos desta terra que tiveram de optar por emigrar ou deslocar-se para a Costa Sul da Ilha para procurar trabalho e melhores condições de vida.
Um dos propósitos da nossa candidatura é garantir medidas efectivas para fixar os jovens no nosso concelho.
   Este sem dúvida é um concelho com grandes potencialidades, tanto a nível agro-pecuário como a nível turísticos, mas de facto a política seguida nas últimas décadas, quer pelo Governo Regional como pelo executivo camarário, não garantiram as condições necessárias para fixar a população, provocando a desertificação do concelho, transformando São Vicente num dos concelhos da Região com a população mais envelhecida.
 O Nosso concelho tem graves problemas estruturais, acompanhamos com grande preocupação a situação dos transportes públicos no concelho. Existe uma rede de transportes públicos muito deficitária, com poucas carreiras com horários desfasados e os preços tanto dos passes sociais como dos bilhetes são bastante elevados, existem zonas onde não estão cobertas pelos transportes públicos e ao fim de semana podemos mesmo dizer que quem não tem transporte próprio fica prisioneiro do no seu quintal.
Numa população envelhecida como é a de São Vicente uma boa rede de transportes públicos seria a garantia de uma melhor qualidade de vida.
O Transporte de doentes é um outro problema que afecta gravemente os Vicentinos, pois temos relatos de pessoas que para fazer um tratamento que pode demorar pouco mais de 15 minutos, podem ficar mais de 5 horas à espera de transporte.
Perante este negro quadro é necessário não baixar os braços e é por isso que a CDU irá concorrer com candidaturas próprias a todos os órgãos autárquicos do Concelho, estamos cientes das dificuldades, mas acreditamos que a nossa intervenção é determinante para melhorar a qualidade de vida dos vicentinos.
É fundamental envolver as populações de São Vicente na resolução dos problemas locais, e para tal temos duas propostas concretas: a primeira é a descentralização das reuniões públicas camarárias pelas três freguesias do concelho, de forma a garantir a participação do máximo de cidadãos nessas reuniões; a segunda proposta que gostaríamos de ver implementada e uma maior participação das populações na construção do Orçamento Camarário.
 Defendemos uma política virada para as pessoas assentes nos seguintes eixos;
 Melhorar a rede de transportes Públicos;
Intervir junto do Governo regional para garantir condições dignas no transporte de doentes urgentes e não urgentes.
Apoiar a população idosa, visto que este é um município com população bastante envelhecido, mas é também importante apoiar a juventude por forma a fixar os jovens no concelho;
Criar pólos de atracção em todas as freguesias do concelho;
Promover o sector do Comércio e Serviços, e as micro e pequenas empresas do concelho, bem como os sectores produtivos, com destaque para a agricultura familiar;
Promover a criação de um programa intitulado produzir local consumir local assente no consumo dos produtos da terra por parte das instituições públicas, mas também na hotelaria, restauração e comércio, garantindo assim um maior valor acrescentado para a economia do concelho;
Promover o património ambiental e recuperar e preservar as levadas e veredas do concelho, promovendo o turismo ambiental, tal como o turismo rural através de apoios a quem realmente queira investir no concelho;

Promover o desporto de montanha e de mar, e desenvolver competições regionais, nacionais e até internacionais a par do apoio ao desporto para todos criando protocolos com os clubes desportivos do concelho;

Com a nossa intervenção é possível um novo rumo em defesa dos trabalhadores e do povo de São Vicente.
Por vezes as mudanças que queremos não acontecem pelas decisões que não tomamos.
O Povo de São Vicente tem oportunidade desta vez de decidir por um novo rumo, para fazer o que ainda não foi feito, mas para isso é necessário dar mais força à CDU!"

7 comentários:

Anónimo disse...

Candidatos perfilam para derrubar garcês.

Anónimo disse...

Militante do PSD do lados dos Lameiros, o que não tem dedos, anda apregoar em tudo o que é sítio a negociata da publicidade, afirmando que o Empresário Elsio da empresa VIProduções e o Presidente são sócios, uma panelinha feita à moda antiga, 50/50.

Anónimo disse...

se fosse em santa Cruz diziam que está candidata era uma reformada

Anónimo disse...

Precisamos de candidatos com coragem para enfrentar o polvo instalado em São Vicente.
Que a Dona Ester Pereira, venha com essa coragem, pois se quizer, não é necessário muito esforço para ter matéria, e denunciar estes senhores.
Bem vinda, á luta!

Anónimo disse...

é está que vai derrubar Garcês ..ahahahahahah vaiam sonhando vai robar votos ao ps e a cdu

Anónimo disse...

A Senhora Ester e o Senhor Miguel Cabral no Porto Moniz, vão transformar o polvo à lagareiro o prato da região... Lutem pela causa camaradas...

Anónimo disse...

Guerra de carneiros.