Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de junho de 2017


Visita ao Centro de Transformação de Banana da GESBA - Deputadas Rubina Berardo e Cláudia Monteiro de Aguiar

As deputadas Rubina Berardo, na Assembleia da República, e Cláudia Monteiro de Aguiar, no Parlamento Europeu, visitaram o novo Centro de Processamento de Banana, na Ponta do Sol. Uma infraestrutura que veio revolucionar a forma como é feita a receção, embalamento e encaminhamento para o mercado da Banana da Madeira.

Segundo Rubina Berardo, este novo centro tem permitido minorar os custos do produtor, tendo em conta que o modelo anterior das cooperativas não correspondeu às expetativas criadas.
Há neste momento, de acordo com a deputada, um grande esforço por parte da GESBA para criar “uma grande marca da Banana da Madeira”, assim como para melhorar as condições do produtor e do próprio produto. Lembrou ainda que, desde 2009, a produção aumentou em 43 por cento, tendo sido possível aumentar também o valor pago ao produtor, com as melhorias que daí advêm para o seu rendimento.
Por seu lado, a eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar sublinhou a necessidade de perceber qual a melhor forma de defender e proteger, em termos europeus, a Banana da Madeira, como estando também inserida nas regiões ultraperiféricas, assim como quais os apoios de que necessita para “fazer face a outros países que têm produção de banana e que ao importarem existem algumas especificidades que devem ser colmatadas”.
“Esse trabalho será feito no Parlamento Europeu, porque tudo aquilo que fizermos ajudar na produção e em todos os apoios que podem ser dados à banana da Madeira será certamente salutar e o PSD tudo fará para ter uma voz que proteja e salvaguarde os interesses de quem produz a banana e também do produto em si”.
Outra questão abordada nesta visita foi a da produção biológica, tendo existido da parte da GESBA a preocupação de se produzir com menos aditivos e substâncias para que seja um produto cada vez mais natural, recordando a eurodeputada que existem também apoios europeus para este segmento de mercado.
Texto e foto: PSD-M

10 comentários:

Anónimo disse...

Três tristes tigres e um banana é o que me oferece dizer desta visita....a Madeira já foi bem representada mas pergunto quantos sabem sequer o nome destes ilustres deputados...só consegui decorar o nome berarard.

Anónimo disse...

Três tristes tigres e um banana é o que me oferece dizer desta visita....a Madeira já foi bem representada mas pergunto quantos sabem sequer o nome destes ilustres deputados...só consegui decorar o nome berarard.

Anónimo disse...

Enquanto o Francisco Nunes for deputado pelo Porto Moniz, o PSD no Norte só irá perder votos. Quem quer um arrogante deste?

Anónimo disse...

Os testes pastorinhos foram à Ponta do Sol adorar o banana .... neste momento é só deitar banana fora. E o povo que se lixe!!!

Anónimo disse...

Olha esta Rubina Berardo está cá na Madeira?
Desta vez consegui aterrar neste fim do Mundo??????
Está é Chique, só come banana de primeira qualidade.

Anónimo disse...

Pegar nestes três e mandar para bem longe! Não fazem nada pela Madeira!

Anónimo disse...

Os Cafofens também gostam de uma boa banana pelo CUsto mínimo

Anónimo disse...

Será que vieram reunir com os candidatos do PSD.....cara de pedra e afins ....não acredito ele só reúne nas Angústias.... o homem diz que não necessita de fazer campanha já está ganho ..... 2 2 1 .....não sei de quem é o primeiro 2 ...a ver vamos!!!!!

Anónimo disse...

Que brejeirice de comentário mal formado das 14:32.

Anónimo disse...

Ó Claudia abre o olho, com as amizades, a corrida ao tacho da Europa já começou. Vê a entrevista, encomendada pela família, dessa Rubina ao Sol, lol, não tem tempo para esticar o cabelo...., que tristeza.