Powered By Blogger

sábado, 9 de fevereiro de 2019



Avanço do PSD sobre o PS é relativo












            36%
                                                                         33%



Podemos avançar os números precisos da sondagem encomendada pelo CDS de que aqui falámos esta sexta-feira. Nessa peça, noticiávamos uma recuperação do PSD relativamente aos mais recentes estudos de opinião.
A diferença é de 3% apenas para o PSD, porém contradiz a euforia que os acompanhantes de Cafofo na corrida às legislativas de 22 de Setembro vinham ostentando.
A julgar por estes resultados, os vencedores são aqueles que não querem uma maioria absoluta nas regionais, para nenhum lado.

Vejamos os resultados da sondagem do CDS:

PSD - 36%
PS - 33%
CDS - 8%
JPP - 4%
PCP - 3%
BE - 3%
PTP - 2%

Mandatos:

PSD - 19/20
PS - 18/19
CDS - 4/5
JPP - 2
PCP - 1
BE - 1
PTP - 0/1


Por estes resultados, digamos que a 7 meses da hora da verdade a situação continua 'muito empatada'. A novidade é que a tendência de alguma franja do eleitorado se mudou, determinando certa recuperação do PSD, em detrimento do PS.
Daqui até lá...

21 comentários:

José Vicente Gomes disse...

O que esta sondagem, que corresponde ao que tenho adquirido nas minhas conversas na rua (coisa que os senhores políticos deveriam praticar com mais assiduidade), revela é que a situação pós-eleitoral em Setembro será muito equilibrada e que, pela primeira vez em 43 anos será necessário negociar, a sério, uma solução de governo para a Região.
Acho muito bem e espero, sinceramente, que não haja maiorias absolutas de nenhum tipo. Já está mais do que na hora de experimentarmos soluções negociadas e deixarmos de estar sujeitos a hegemonias do tipo "posso, quero e mando".
Por mim vou votar num dos partidos pequenos que podem concorrer para o equilibrio da balança, esperando que, na hora da verdade, não vendam a alma.

Anónimo disse...

... é como de lá até aqui, já dizia o meu avô.

Anónimo disse...

Vou votar na Raquel Coelho, gosto de ouvi-la a falar.

Anónimo disse...

está a LPM não deixou passar no diario

Anónimo disse...

Ai os verdinhos..... so 2 deputados.

Anónimo disse...

Não acredito que o CDS tenha 8%, visto que é um partido, que serve de "criada", e não tem coluna vertebral, é uma "maria vai com todos"! E os eleitores não gostam de que sirva de bengalinha para as conviniências!
Temos de dar força aos pequenos partidos que combatem as "máfias no bom sentido"!

Anónimo disse...

Vou votar PSD.
Nao quero ser mandado por Iglesias.
Na Madeira mandam os Madeirenses.
Costa manda em Iglesias este em Emanuel. Arranjem uma sala grande e vão se masturbar todos para o continente levem o professor de pornografia

Anónimo disse...

O que se conclui é que os pequenos partidos de esquerda só podem ir buscar eleitorado a Cafôfo para sobreviverem e que os verdinhos perdem eleitorado com a atitude que eles chamam de fiscalizadora

Anónimo disse...

todos contra a Mentira ,a falta de memoria e o centralismo de Lisboa

Anónimo disse...

O que se nota é que para os cafofianos do PS'oas conseguirem chegar ao poleiro, têm que arrasar os pequenos, JPP, BE e PCP.
Até porque começaram muito cedo a campanha, não se resguardaram, bateram os trunfos na mesa nas primeiras jogadas, e estão a esgotar os recursos (poucos). Não lembra a ninguém fazer uns estados gerais tão cedo, e restam aqueles debates parlamentares com o governo. Mas com uma bancada tão pequena e com gente pouco especializada, são facilmente neutralizadas.
E, quando no PSD-M criticavam por o partido não estar ainda no terreno, afinal estava a fazer bem. Nada pior do que começar uma campanha antes do tempo. E o PSD-M tem margem de progressão, ao contrário do PS-M que parece esgotado e com lutas internas, para já em surdina, mas que prejudicarão a campanha.
E o PS-M só tem uma saída. A do voto útil. E para isso terá de aniquilar os pequenos. Com certeza ganhará votos ao JPP, mas o PSD-M também. Ganhará votos ao BE, porque este tem um líder desastroso cujas intervenções são tiros nos pés, e quase diários. Muito dificilmente o PS-M conseguirá ir buscar votos ao eleitorado do PCP, ou aos Coelhos.
É uma tarefa difícil a dos PS'oas. E não me parece que ainda seja desta que chegam ao governo.

Anónimo disse...

Eu votarei no Bloco... E aconselho os Madeirenses que usam votar para, após mais de 40 anos ditos democráticos, a abrirem os olhos, desencerarem os ouvidos e fazerem um pequeno esforço para "pensar" e analisarem o estado a que chegou a Madeira!!

Anónimo disse...

E o Bloco logo resolverá todos os problemas dos madeirenses.
Ámen!

Anónimo disse...

É no bloco de um srº deputado que também mamava o subsídio de mobilidade, apesar das suas passagens serem pagas por todos nós?

Anónimo disse...

Se os cafofianos não chegam lá nas próximas regionais, então nas autárquicas lá se vai a câmara.
E aí será um vê se te avias com tachos perdidos.

Anónimo disse...

Grande negócio para o PP do barrete, do pimentinha e Rodriguez de uma figa
Também dos manos de Santa Cruz
Os Carecas mentirosos... o Gil e a Raquel vão se encarregar de lhes saltar ao
Pêlo
Isto vai ser renhido

Anónimo disse...

se o careca precisar de votos os manos de santa cruz e os pequenos partidos iram dar a mão ?

Anónimo disse...

A solução pós-eleitoral está nas mãos do CDS, caso nenhum partido tenha maioria absoluta.
Se ganhar o PSD, o CDS faz a maioria parlamentar necessária.
Se ganhar o PS, mesmo com apoio parlamentar dos pequenos partidos, não tem maioria de deputados para aprovar o que quer que seja na ALRM. E aí, o CDS é novamente o fiel da balança.

Anónimo disse...

O CDS é o fiel da balança, mas tudo vai depender das negociações entre José Manuel Rodrigues e Luis Miguel de Sousa. Façam o que fizerem vai ter tudo aos SOUSAS.POBRES VILÕES.

Anónimo disse...

A Madeira é dos madeirenses.Ser mandados por estes Cromos: Cafofos, Camaras, Abreus, Pessegueiros, Gouveias estes nem sabem sequer gerir uma câmara quanto mais governarem o Arquipélago da Madeira, estes são tão incompetentes que é necessário ir buscar os cubanos, logo estes que só sabem encher os bolsos, Abram os olhos madeirenses.

Anónimo disse...

Das 13:57
Pode crer que não vai haver maiorias absolutas para ninguém, isso é certo

Anónimo disse...

Ah projetos de políticos! Sejam homenzinhos e mulherzinhas, queremos dignidade na política madeirense, queremos políticos que trabalhem para e pelo povo madeirense! TRABALHEM