Powered By Blogger

sábado, 16 de fevereiro de 2019


CDU denuncia inércia do Governo Regional e da Câmara Municipal do Funchal na resolução dos problemas causados pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010


Na iniciativa desta manhã a CDU esteve em localidades atingidas pela aluvião de 20 de Fevereiro, onde ainda é visível o muito que falta fazer, denunciando a inércia das entidades competentes, nomeadamente Governo Regional e Câmara Municipal do Funchal
No centro da cidade, junto à Ribeira de João Gomes a deputada municipal Herlanda Amado prestou a seguinte declaração:


“A aluvião do 20 de Fevereiro ainda está muito presente na memória de todos os madeirenses, e apesar das muitas promessas de rápidas intervenções em zonas consideradas prioritárias, tendo em conta a necessidade de garantir a segurança de pessoas, bens e infraestruturas, a verdade é que infelizmente muito ainda está por fazer.
No Funchal, permanecem marcas, que todos os dias nos lembram a catástrofe que nos marcou a todos, quer tenhamos sido directa ou indirectamente atingidos.
A par dos muitos exemplos que poderíamos dar do muito que ainda falta fazer passados que estão quase 9 anos, hoje a nossa intervenção é direcionada para a urgente intervenção de consolidação das margens de linhas de água, que foram identificadas como prioritárias, mas até agora sem data para início de obra. Apesar do que foi anunciado pelo Governo Regional no inicio do segundo semestre de 2018, de que as obras arrancariam com 12 milhões de euros para esta área em que nos encontramos, a verdade é que tudo está igual e as entidades que deveriam articular-se para que esta fosse também uma intervenção urgente e célere, porque também garantiria outra protecção à cidade, a verdade é que tudo está parado.
As intervenções feitas em muitos casos, estreitaram ainda mais as linhas de água, potenciando assim riscos em aluviões futuras.
O Governo Regional tal como a Câmara Municipal do Funchal não podem estar de costas voltadas, quando a sua obrigação é proteger as populações. O Governo Regional e Câmara, não podem deixar que as suas disputas políticas, se sobreponham aos reais interesses das populações.
O que é fundamental é garantir a segurança das populações e que a normalidade volte a todas as zonas afectadas .”


Pelo Gabinete de Imprensa da CDU


Funchal, 16 de Fevereiro de 2019

Sem comentários: