Powered By Blogger

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019


Novo regime de apoio valoriza e incentiva 
a prática de voluntariado


O Grupo Parlamentar do PSD visitou hoje o Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga com o intuito de valorizar o papel fundamental dos voluntários e de destacar o novo regime de apoio ao voluntariado.

Conforme sublinhou a deputada Josefina Carreira, "o voluntariado contribui de forma decisiva para que a nossa sociedade seja mais solidária e mais coesa", sendo "um complemento fundamental para a ação das entidades públicas, fazendo com que o contributo seja mais completo e mais próximo de quem precisa".
"É com reconhecimento desta importância que o Grupo Parlamentar tem, ao longo desta legislatura, visitado várias instituições e associações que através dos seus voluntários têm deixado uma marca social inestimável", salientou, acrescentando que este "é o caso, precisamente, do movimento Presença Amiga que, com muito empenho, seriedade e dedicação todos os dias presta acompanhamento aos doentes internados no hospital Dr. Nélio Mendonça, mas também no hospital João de Almada".

Neste enquadramento, a deputada afirma que faz "todo o sentido o novo regime de apoio ao voluntariado,  que é uma proposta do Governo Regional e que será discutida amanhã na Assembleia Legislativa".

"Este diploma vai permitir não só uma maior valorização dos mais 2.600 voluntários que existem na Região, porque vai reforçar o apoio técnico, a formação e também alguns benefícios de cariz simbólico, mas vai também incentivar mais pessoas a praticar o voluntariado."

Além disso, vai também "possibilitar uma caracterização mais rigorosa do perfil do voluntário na Região, através de um cartão e de um registo que vai permitir uma ação mais concertada nesta área". Vem ainda "concretizar mais um compromisso do Governo Regional e demonstrar que as políticas sociais continuam a ser a prioridade deste governo do PSD". 

É por isso também que o Grupo Parlamentar quis fazer "este reconhecimento a estes voluntários, a este trabalho em rede, nas mais diversas áreas, e reiterar que os voluntários são um exemplo para a nossa sociedade, um exemplo de solidariedade e de generosidade, dando o melhor de si para o bem comum sem esperar nada em troca". 

Segundo a deputada, "são estes valores humanistas que se pretende incentivar a incutir junto dos mais novos", sendo certo que "o voluntariado é o meio fundamental para o fazer". 

Josefina Carreira considera que "este novo regime de voluntariado vai fazer com que mais pessoas adiram a este modo de ajudar" e também façam prevalecer estes  valores que referiu.

"O que vai fazer é precisamente incentivar mais o voluntariado com alguns benefícios novos que vem trazer", referiu, salientando que este novo diploma traz algumas medidas novas, como um crédito de 8 horas para o presidente da associação ou outros dirigentes para que possam cumprir o seu papel no voluntariado e para organização e gestão de iniciativas, e outras que serão introduzidas na regulamentação, como a isenção de taxas moderadoras e o acesso livre a museus da tutela do Governo Regional.

PSD

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma das GRANDES deputadas do PPD/PSD-M...
O caminho é esse... GRANDE JOSEFINA

Presença Amiga disse...

Presença Amiga recebe Grupo Parlamentar
O Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga recebeu no dia 12 de Fevereiro de 2019, na sala de trabalho localizada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma visita de um Grupo Parlamentar, com a presença da Senhora Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Drª Tomásia Alves.
Esta visita teve como propósito reconhecer a importância do trabalho realizado pelos nossos voluntários que, de uma forma benévola e sem interesses, contribuem para a melhoria do bem-estar dos doentes.
A Presença Amiga agradece a visita e apresenta total disponibilidade para receber todos aqueles que manifestarem o interesse em conhecer este movimento de voluntariado hospitalar, a nossa Missão, Dever e Obrigação junto dos Doentes.
É propiciado o apoio aos Doentes, independentemente da doença, credos religiosos e ideológicos, raça, língua, condição socioeconómica. TODOS, sem exceção, têm direito ao nosso apoio. Em momentos de maior sofrimento, TODOS merecem o Carinho e o Amor de Alguém.
No âmbito da nossa ação temos em conta a célebre frase do Dr. Mário Passos – “não se trata a doença do Sr. João, trata-se o Sr. João que tem a doença y ou z”. Como é óbvio nós, voluntários, apenas apoiamos, mas apoiamos a Pessoa no seu todo. A maior parte das vezes nem sabemos que doença tem um doente. Não perguntamos. Só falamos se ele quiser falar. Quantas e quantas vezes a preocupação dos doentes não é a doença, pois têm médicos e enfermeiros que a tratam, mas as coisas do dia-a-dia, de casa, da família, da fazenda, até da guerra ultramarina já nos falaram, talvez com um desejo enorme de deitar cá para fora o que lhes vai no pensamento.
“Fazer o Bem com o Coração junto dos Doentes, dos Idosos e dos seus Familiares”, é o nosso lema, hoje e todos os dias, seguindo o pensamento de Helen Keller “As coisas mais belas da Vida não podem ser tocadas, vistas ou ouvidas, mas sentidas pelo Coração”.