Estivadores servem de
“bode expiatório”
pelo incumprimento das empresas portuárias
O JPP
esteve reunido com o Sindicato dos Estivadores de Atividade Logística (SEAL),
para analisar a problemática da situação do transporte de mercadorias para as
ilhas e dos seus eventuais condicionalismos, tendo a garantia dos estivadores
que os serviços mínimos estão a ser cumpridos escrupulosamente.
Segundo o
SEAL a situação em causa do Porto de Lisboa deve-se ao desrespeito pelo Código
do Trabalho e pelo contrato coletivo de trabalho assinado em 2018, em que as
empresas concessionárias de estiva estão a pagar salários de 390 euros aos
trabalhadores, numa atitude clara de descriminação e desrespeito pelas famílias
e compromissos dos estivadores.
“Recorde-se
que os plenários estão a ser feitos às sextas-feiras, exatamente para
salvaguardar o sábado, que é o dia em que são carregados os navios
porta-contentores com a maioria da mercadoria para as regiões autónomas. O que
se observa é que se tem usado os estivadores como “bode expiatório” para as
eventuais falhas no transporte de mercadorias, quando na verdade e à vista do
Governo (que é concedente destas empresas de estiva) e das entidades
reguladoras e fiscalizadoras verificam-se as ilegalidades e os procedimentos de
contornos fraudulentos.
“Damos
como exemplo, se os trabalhadores da Assembleia Legislativa da Madeira não
receberem o seu salário como é devido ou como no caso dos estivadores,
recebessem apenas 390 euros por um mês de trabalho, o principal órgão de
autonomia funcionaria em pleno?”
Para o
efeito e com o objetivo de esclarecer toda a população e o setor que depende do
transporte de mercadorias, o JPP requereu esta semana, uma audição parlamentar
aos Sindicatos dos Estivadores
Marítimos.
JPP
5 comentários:
Uma tanga.
Os navios são carregados à sexta-feira, saem de Lisboa nessa noite e chegam à Madeira no domíngo ao fim do dia, para começarem a descarregar na segunda de manhã.
O Sousas a esquivar-se às responsabilidades. Tenta há muito tempo manter o GR na ordem. Tenta e tem sido bem sucedido. Este governo não incomoda os seus donos... "quem quiser que se despeça"...
22.35,
O "Sousas" também manda no sindicato?
Neste em concreto, não. Não os valoriza no salário e nem lhes reconhece os plenos direitos... Mas culpa os estivadores pelas falhas do seu serviço.
A culpa é sempre de terceiros.
16.19
Ah, com a tua explicação ficou tudo compreendido.
E os estivadores são uns santinhos, não?
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