Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de março de 2017



O mistério do “Champagne”





Fez grande sensação, no final do ano passado, o lançamento do primeiro vinho espumante madeirense, da empresa Duarte Caldeira e Filhos, Lda., Seixal Wines Company. O vinho, Terras do Avô Espumante, segundo o produtor, não tem só um objectivo comercial, ele também surgiu para comemorar as bodas de ouro matrimoniais do próprio “Avô”, o sr. Eng. Duarte Caldeira. Contudo, ainda ninguém conseguiu explicar porque cargas de água a autarquia do sr. Prof. Paulo Cafofo adquiriu, de uma assentada só, 48 garrafas deste precioso líquido borbulhante, que custou aos cofres da autarquia um valor que ultrapassou 1.000 euros (informação da Seixal Wines, Co).
Será que o sr. Presidente Paulo Cafofo adquiriu todas estas garrafas de champagne da terra para comemorar as bodas matrimoniais do sr. Eng. Duarte Caldeira, pai do presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, que por sua vez é casado com a dra. Andreia Caetano, actual adjunta do gabinete do sr. Paulo Cafofo? Será que estas garrafas foram compradas pela autarquia para ajudar a escoar caridosamente o vinho espumante do Avô? (Se na Casa Branca se apela à venda da roupa da filha do Presidente Trump, também não virá nenhum mal ao Mundo, o Avô vender o seu néctar gasificado à Câmara?!). 
Será que as garrafas serão para substituir o vinho Ganita, na altura de ofertar os cacifos camarários aos Sem Abrigo? Será que a compra deste vinho foi feita para agradar a certa facção do Partido Socialista, muito ligada ao “senador” Avô? São tudo questões sem resposta, até para o próprio Tribunal de Contas, que não entenderá as razões dionisíacas que levaram a Câmara a comprar 48 garrafas de “champagne” do norte da ilha.
Mas há também certos técnicos municipais que defendem que esta preciosa aquisição do vinho Espumante Terras do Avô (rico em gás carbónico) é uma opção barata e eficaz para polir os cromados dos porta-estandartes e das varas da vereação, aquando da Procissão do Voto da Cidade, a S. Tiago Menor.    

Gil Canha


50 comentários:

Anónimo disse...

Excelente denúncia!

Falta apenas um coisa: onde estão os documentos comprovativos de tal aquisição?

Anónimo disse...

Continue a divulgar estas pouca vergonhas!

Anónimo disse...

A azia è grande. Mesmo

Anónimo disse...

Mas porque será que o município terá comprado essa zurrapa?

Anónimo disse...

De certeza que o "inchado" de Santarém não o vai beber. O carrascão da sua terra é melhor que este ganita branco gaseificado.

Anónimo disse...

Ainda para mais um espumante feito com apoio da europa. Só conseguem ser ricos com o dinheirinho da europa.

Anónimo disse...

ja que falam do tribunal de contas, era bom que o ministério publico investigasse muito bem o facto do vereador das finanças de cafofo,Miguel Gouveia, ser casado com uma jurista do tribunal de contas, quanto ao espumante do Eng Duarte Caldeira, as relações desta família com a CMF há muito que são faladas e andam à solta, sendo boato ou não, e a carecer também de investigação, são as relações do escritório de advocacia do irmão de Andreia Caetano, nas negociatas dos pareceres jurídicos da CMF.

Anónimo disse...

48 garrafas por 1.000€! Está aqui o que eu procurava há meses... Cada garrafa desse espumante experimental a cerca de 21€... Está visto porque não vende... É o preço de um Velha Reserva da Murganheira, espumante português considerado dos melhores do Mundo, ao nível dos champagnes!

Luís Oliveira, um apreciador de vinhos espumantes, não de zurrapas caras!

Anónimo disse...

Já estão a comprar champanhe para festejar em outubro!!??

Anónimo disse...

O Bento, que ainda não saiu do armário, a se vingar do executivo que o despediu por ser um incompetente!

Desespero do Carlos "bombeiro" Pereira é cada vez mais evidente!

Anónimo disse...

Cafofo no seu melhor! estoiram o nosso dinheiro em propaganda no DN e festejam depois com champanhe pago também por nós..

Anónimo disse...

Sr. Canha a minha mãe que tem + de oitenta anos tem-se agarrado à vida só para ler as suas pérolas. Força e não desista, tabem!

Anónimo disse...

Oh Senhor e o Miguel Gouveia já não pode casar com quem quiser?
E qd casou nem estava na Câmara.

Anónimo disse...

O Caldeira não pode ver alguém a beber um vinho que não seja da sua produção...
Grande lata

Anónimo disse...

Será que a Junta de Freguesia de São Martinho também comprou champanhe das terras do avô? O que é que diz o Bloco de Esquerda a esta pouca-vergonha? Estão calados que nem ratos!

Anónimo disse...

dores de cotovelo.

Anónimo disse...

o bloco desviou umas garrafas para inauguração da nova sede

já andam a dizer que o bloco anda a contar os tostões passou de 2 sedes só para uma

Anónimo disse...

Isso e a mesma coisa que os baralhos de cartas que andam nas sedes do psd para distribuir a populacao, tambem foi para ajudar amiguinhos, estamos a falar de 54 sedes com mais de 5 mil baralhos em cada sede agora facam as contas quem ganhou com isso.

Anónimo disse...

Às tantas chegaram umas caixas ali para os lados dos Barreiros às casas dos bloquistas-caviar do Almada & Cia.

Anónimo disse...

Podem comprar aguardente de cana do engenho da calheta? Sr. Cafofo são só 40 garrafas a 10 euros cada uma.

Anónimo disse...

O Champagne é para ser utilizado na coroação da Miss Campanário.

Anónimo disse...

E o mistério da falta de apresentação de contas do extinto PND? Essa é que era. Falar dos outros não o torna um Santo. Apenas um falso moralista.

FatoAzul disse...

Sou da mesma opinião, vergonha entrar nas sedes e ver tantos baralhos de cartas.

Anónimo disse...

E os jantares privados na quinta vigia ninguém fala?
A divida que ele deixou na camara ninguem fala?
Tudo pega com o cafofo, mas o que fizeram antes ja nao e preciso falar.

Anónimo disse...

Pelo menos os baralho serão distribuídos pela população, agora o champanhe esse cá foi bebido por miss campanário e a sua tropa de elite

Anónimo disse...

E criticavam o PSD???? O PSD pode ter feito muita coisa mal mas pelo menos deixou obra feita no funchal

Anónimo disse...

Hoje na Câmara sentiu-se o cheiro de champagne nas casas de banho. Foi tudo pelo cano abaixo e as garrafas trituradas nos Viveiros.

Anónimo disse...

Formula para limpar pratas: pegue num 1/4 litro de champanhe TERRAS DO AVO e deite num pano, passe pelas pratas e depois com um pano seco, esfregue um pouco. Ficarão a brilhar.

Anónimo disse...

Obra feita com uma divida gigantesca, oculta e alguns meteram dinheiro ao bolso. Obras sem sentido e utilidade e sempre que se fazem obras onde existe a sua manutençao?

Anónimo disse...

E as contas do PS são transparentes? O formalismo está cumprido mas o conteúdo deixa muitas dúvidas

Fatoazul disse...

Baralhos para pagar dividas a amigos, e enriquecer amigos, deves ser daqueles que embrulhou a madeira durante 40 anos

Fatoazul disse...

Ja pensaste nas festas que existe na quinta vigia?quem paga isso o ze vilao? O trombine? Deveriam tar preocupados na seguranca das pessoas, limpando as escarpas, vergonhoso mesmo este desgoverno

Fatoazul disse...

Qual obra que o psd fez? Meter uns tubos debaixo das estradas? E habitacao para as pessoas mais carenciadas e manutencao de bairros? Primeiro ta as pessoas

Anónimo disse...

Depois do que tenho lido e visto o meu voto não vai para o Paulo Cafofo. Ele está a fazer tudo igual aos outros.Qual Mudança????????? Tenho dito.

Anónimo disse...

Desabafo.


Ainda estou a pensar se vou votar daqui em diante. Isto realmente é tudo igual. Chego a pensar que não há uma alma séria na política. Os Homens sérios lá não estão certamente. Pelo menos onde se decide.
É com enorme tristeza que vejo as pessoas sérias cada vez mais distantes da política. O País esteve a saque pela banca mas está ao mesmo tempo a saque da classe política.

Anónimo disse...

Em relação ao Desabafo das 10:14, argumento que os corruptos tentam fazer crer que todos os políticos o são para que nada mude e mantenham-se os mesmos no poder.
Aconselho-o a votar noutros.

Anónimo disse...

Os cafofianos traidores da verdadeira Mudança bem sacodem a água do capote.Esta do champanhe é por demais e estão a ficar bem piores que os corruptos dos laranjas.

Anónimo disse...

A garrafaria é para ser bebida na Frente Mar onde esta o viteleiro todo.

Anónimo disse...

Como vão justificar ao Tribunal de Contas, essas 48 garrafas de champagne? Não t~em cabimento orçamental!

Anónimo disse...

Estes é que iam se transparentes, diferentes dos anteriores ?
Ahahahahahahhah !
E levanta-se um padeiro às 4 da manhã para fazer pão para esta gente.

Anónimo disse...

O Eng. Caldeira abriu o bico no Facebook e confirmou a venda do seu champanhe assim o anónimo que dizia não haver comprovativos da venda, o Eng. Caldeira já se chibou... lol

Anónimo disse...

"Um tal Gil Canha

Alguém me chamou à atenção para uma publicação num blog designado por Phoenix do Atlantico, assinado por um tal Gil Canha, Deputado eleito por um Partido, tipo barriga de aluguer, que foi extinto por não apresentar contas públicas, pelo tribunal com competencia para tal, em que se refere a uma compra feita pela Camara Municipal do Funchal, à empresa Duarte Caldeira & Filhos - Seixal Wines, Lda ( e não Seixal wines company, como ignorantemente chama). Com efeito a Autarquia Funchalense, assim como outras instituições públicas compraram o Vinho Espumante de Qualidade Terras do Avô, o primeiro a ser produzido e comercializado na Madeira. O processo decorreu da mesma forma em todos os casos destas compras, com os procedimentos legais, mas o sr. (propositadamente com letra miniscula) Gil Canha entendeu de anunciar esse facto como se fosse um "favorecimento" feito a mim e à minha familia. Só um idiota que não me conhece se poderia referir a mim, à minha familia, ou à empresa de que faço,parte, com muito orgulho, nos termos em que o fez, porque nunca tive por hábito a andar a meter cunhas para me fazerem qualquer tipo de jeito. Esta atitude de Gil Canha veio denunciar aquilo que se diz pelo Funchal que a próxima "barriga de aluguer" será suib arrendada ao PTP, começando logo a tomar atitudes identicas ao seu líder José Manuel Coelho. Quanto à qualidade do meu espumante, não lhe reconheço qualquer capacidade de critica em vinhos,se ainda fosse laranjada....
A classificação atribuida pelo IVBAM, organismo com competencia e capacidade para classificar os vinhos nesta Região, foi de VINHO ESPUMANTE DE QUALIDADE e garanto-lhe que ainda eráque engolir tudo o que quis dizer, nas entre linhas, sobre a qualidade dest primeiro Espumante produzido na Madeira. Gostaria de um dia vê-lo a defender o que se produz na Madeira com qualidade. Nós nós precisamos que comprem os nossos vinhos por caridade, mas sim pela sua qualidade....Muito mais poderia escrever sobre este assunto, mas fico por aqui, dizendo que louvo todas as entidades públicas que, dentro da legalidade, derem preferencia aos produtos Regionais independentemente de quem forem os produtores.....Sabia que no tempo do Presidente do Gvoerno anterior, nunca vendi nenhum dos meus vinhos para a Quinta vigia, salvo quando veio o Rei de Espanha à Madeira, que a aquisição foi feita através de escolha em prova cega? Deixe a minha familia em paz, que nada lhe deve, nem precisa de favores para vender o que produz. A maldade transmite-se de várias maneiras e sem dúvida que esta que fez é uma delas..... Já agora, obrigado pela publicidade que fez dos produtos TERRASS DO AVÔ e aproveito, que, como, naturalmente gosta de dinheiro, para lhe perguntar se tenho alguma coisa a lhe pagar pela publicidade."

FACEBOOK DO SR ENG. DUARTE CALDEIRA

Luís Calisto disse...

Senhores Leitores (propositada e evidentemente com letra maiúscula), devo aqui uma rapidíssima explicação.
Julgava que este grande texto acima fora enviado para o 'Fénix' pelo meu Amigo e Eng.º Duarte Caldeira. Agora reparo que foi um anónimo que recolheu o desabafo de Duarte no FB e o disparou para cá.
Reparo também que Duarte Caldeira não percebeu bem onde saiu o artigo de Gil Canha - já que se refere a "um blog designado Phoenix do Atlântico".
Faço esta observação por me surpreender o lapso de memória do Amigo Engenheiro. De 16 de Julho de 2015 para cá esqueceu-se de que há um blog designado 'Fénix', já que pelo menos naquele dia foi precisamente para o 'Fénix' que mandou uma tentativa de resposta ao hoje saudoso Ângelo Paulos, quando este desmentiu que ele, Duarte, se deslocara a Lisboa tratar da candidatura de Jorge Campinos pelo círculo do Funchal. Foi Soares que impôs essa candidatura, dizia Ângelo, ao calor da polémica com Duarte... no 'Fénix'.
Esquecimentos todos temos. No caso, tenho a certeza de que não é por causa da pinga 'Terras do Avô'. Mais depressa do dentinho de queijo. Anúncio gratuito, caro Duarte - diria eu, se o meu Amigo não andasse baralhado com o 'Phoenix'.

Anónimo disse...

Com tanta polêmica ...tudo para fugir ao essencial.
O que me apercebo na notícia principal, não é uma crítica a qualidade do produto mas sim a sua aquisição.
Já que são tão transparentes, porque que os responsáveis pela gestão ( se é que tem alguém) não explicam aos munícipes qual o propósito de um município adquirir 48 garrafas de champanhe.
Talvez até existe um propósito aceitável e nos não sabemos.
A verdade é que Gil Canha tem-os no sítio e denuncia sem rodeios,...grande Homem, só assim sabemos algumas verdades.

Anónimo disse...

A caldeirada politica quando é atacada diz sempre que é um ataque à família. Já no tempo do saudoso Arq. Conceição e do caro amigo em Universo Ângelo Paulos que a estratégia de vitimização da caldeirada era a mesma.

Anónimo disse...

Alguém pode explicar aos leitores do Fenix (ou Phoenix)quem foi o celebre viticultor que andou metido na marosca da relva do juncal?

Anónimo disse...

Compreendo a indignação do eng duarte caldeira , de facto nos negocios dele nunca precisou do sector publico , nem nos do vinho nem na representação da Iveco com o arq já falecido

Anónimo disse...

O Sr. Engº Téc. Agrário Duarte Caldeira tem razão todo parece legal, o problema é não parecer eticamente aceitável. Aí é que bate o ponto.

Anónimo disse...

A Câmara se explique: porque razão comprou vinho espumante de familiares de pessoal da Câmara? Não há forma de esconder esta vergonha!

Anónimo disse...

Sabem me dizer se este vinho é bom para desinfectar vasilhas de lagares?