Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de março de 2017


PSD reconhece ato voluntário e solidário 
dos dadores de sangue



O Grupo Parlamentar do PSD/Madeira reuniu-se hoje com a Direção do Banco de Sangue e com a Associação de Dadores de Sangue da Região, no âmbito do Dia Nacional do Dador de Sangue.
Vânia Jesus começou por manifestar o reconhecimento público aos dadores de sangue, por esse ato voluntário e solidário, e que, muitas vezes, "faz a diferença entre a vida e a morte". A deputada lembrou que esse reconhecimento é concretizado através do quadro legal de benefícios e regalias, que foi complementado, em 2015, com o regime jurídico do dador de sangue, apresentado pelo PSD e aprovado na Assembleia Legislativa da Madeira, trazendo algumas inovações.
Nesta reunião, os deputados do PSD puderam constatar o que já foi consolidado do que ficou previsto no novo regime. Uma das situações previstas era a criação de uma Associação de Dadores de Sangue, a qual está constituída há já um ano. 
Neste momento, segundo o que foi transmitido aos deputados, a Associação está a formar grupos de trabalho, tendo estabelecido protocolos com escolas da Região, com vista à realização de campanhas de promoção para a dádiva de sangue, procurando também rejuvenescer a lista de dadores.
Por outro lado, uma das missões desta nova associação é também assegurar a continuidade da dádiva, para que o serviço de sangue se mantenha autosuficiente.
Já o registo de dadores da Madeira no Cartão nacional não é ainda uma realidade, mas, segundo Vânia Jesus, os contactos estão a ser efetuados para tal, existindo, neste momento, uma incompatibilidade dos serviços de informação.
Ainda a ser trabalhada está também a questão do seguro de responsabilidade civil do dador de sangue.
Neste momento, a Madeira é autosuficiente em termos de sangue, existindo à volta de 3.000 dadores.
Texto e foto: PSD

10 comentários:

Anónimo disse...

Caro Calisto, não há reportagem sobre a inauguração do centro de saúde em camara de lobos? dizem que o ambiente estava tenso. Ao que parece andavam lá umas figurinhas amuadas.

Anónimo disse...

Vai ver que o CS de C Lobos começou a ser construído em 2015 lolollll

Anónimo disse...

Sim tb a dádiva de sangue fica a dever se a renovação tem na verdade espalhado muito sangue por aí ahahahah

Anónimo disse...

Doadores de Sangue existem porque é a bondade e o espirito humilde do nosso Povo ao contrário daquilo que há pouco li nas redes sociais e que é realmente o cognome mais apropriado que já chamam ao nosso Presidente de Miguel PROMESSAS:
Só que não há é MEDICAMENTOS e ainda querem um Novo Hospital, onde está o mal e a má gestão???

Anónimo disse...

Bla bla bla que grande medida, poupem-nos. E mesmo assim, até isto foi copiado dos Açores.

Anónimo disse...

O que é que aconteceu em Camara de Lobos?

Anónimo disse...

A Vânia está a precisar de mostrar serviço? A menina não tem mais vida pessoal para por nas redes sociais? Agora quer mostrar que trabalha? LOLOLOLOLOLOLOLOL

Anónimo disse...

Andamos a pagar para que estes papalvos que não percebem nada do assunto mostrarem as fuças na comunicação social e auto-promoverem-se.

Anónimo disse...

Isto São mesmo umas cabecinhas pensadoras, ainda bem que vocês existem se não passava-nos muinta coisa ao lado...
Então só agora se apereceberam que de ser dador de sangue é um ato voluntario e solidário???
É isto a Maioria que nos governa?
Bem em abono da verdade esta não foi mais uma promessa falhada dos renovadinhos...

Anónimo disse...

É o que se chama chouriço de sangue... Que é o que estes do PSD só sabem fazer, encher chouriços.