Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de março de 2017



ESMERALDA LOURENÇO E DIOGO GOES 
SÃO ORADORES CONVIDADOS 
EM CONFERÊNCIA INTEGRADA NA APELarte


A Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA) irá dar continuidade à APELarte, uma iniciativa teve início em Janeiro, com a realização da Exposição ‘Déjà-Vu (1)’, no Museu Henrique e Francisco Franco, que juntou trabalhos de Henrique Franco às interpretações de alunos do 10º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola da APEL (Ângela Caires, Gabriela Sousa e Pedro António Almada) e a obras dos artistas plásticos Luís Paixão e Diogo Goes.

Nesta segunda fase da APELarte, que terá lugar de 2 a 5 de Maio, a AAAEA assume um programa ambicioso que inclui, entre outras atividades, que serão posteriormente divulgadas, um Ciclo de Conferências que abordará uma diversidade de temas culturais, como as Artes Visuais, a Dança, o Teatro e a Escrita.

A conferência de abertura, que é dedicada às Artes Visuais, terá lugar no dia 2 de Maio, a partir das 10h30, no Auditório ‘Padre Mário Casagrande’, e contará com a presença de vários palestrantes que são caras bem conhecidas do meio artístico madeirense, nomeadamente Esmeralda Lourenço e Diogo Goes. Outros palestrantes serão revelados brevemente. Esta conferência será precedida pela Sessão de Abertura da APELarte, a qual contará com as intervenções de várias entidades oficiais e com uma atuação musical protagonizada por alunas da Escola da APEL.

Esmeralda Lourenço, é Mestre em Gestão Cultural pela Universidade da Madeira e responsável pelo Museu Henrique e Francisco Franco. Foi oradora e moderadora de várias conferências nos domínios da museologia e gestão cultural, assim como júri de concursos de artes plásticas. Na conferência prevista no âmbito da APELarte, Esmeralda Lourenço irá abordar a importância do lugar que o(s) museu(s) ocupa(m) na sociedade contemporânea e a sua relação com a(s) escola(s), relacionando este tema com a vida e obra dos irmãos Franco.


Já Diogo Goes, antigo aluno da Escola da APEL, é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e também no estrangeiro. Presentemente, é também Vice-Presidente para as Atividades e Eventos da AAAEA, assim como curador do Ciclo de Conferências da APELarte, uma iniciativa que pretende potenciar a educação de excelência que a Escola da APEL já promove ao longo de quase quarenta anos de existência e integrar os Antigos Alunos na edificação do futuro da instituição.
Texto: AAA da Apel

Sem comentários: