Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Autárquicas 2017


Rubina Leal quer criar dois museus no Funchal: o ‘Museu da Cidade’ 
e o ‘Museu de História Natural’


É urgente avançar com a reabilitação do Museu de História Natural, no Palácio de São Pedro, e reconvertê-lo “num verdadeiro ‘Museu da Cidade’” defendeu hoje a candidata do PSD/M à Câmara Municipal do Funchal, Rubina Leal, após uma visita àquele espaço.
“O Funchal merece um ‘Museu da Cidade’, um museu que conte a nossa História a todos os funchalenses, a todos os madeirenses, bem como a todos aqueles que nos visitam. Não é só a História da Madeira mas sobretudo a História do Funchal, onde este museu está enquadrado. É neste edifício do século XVIII que deve permanecer o ‘Museu da Cidade’”, disse.

Lamentando a falta de investimento no Museu de História Natural por parte do atual executivo camarário, Rubina Leal verificou que “não houve qualquer preocupação pela requalificação” daquele edifício histórico e que neste momento não tem condições para receber público nem condições para a circulação dos visitantes.


“Encontramos o edifício tal como o deixei no âmbito da minha passagem pelo executivo da Câmara Municipal” referiu lembrando que o projeto de requalificação orçado em 1,5 milhões de Euros já estava aprovado pelo anterior executivo do PSD. Um projeto que poderá ser co-financiado através do FSE (Fundo Social Europeu), sublinhou.


Paralelamente, Rubina Leal quer criar um segundo museu. Será o ‘Museu de História Natural’, onde deverão ser colocadas as mais de 100.000 peças do espólio, e que neste momento se encontram em dois espaços distintos. “Uma parte do espólio encontra-se aqui no Museu [Municipal] e outra parte na Estação de Biologia Marítima, e deverá ser centralizado num único espaço, e lembro que algumas das peças são únicas no mundo, daí a necessidade de existir na Cidade um “verdadeiro ‘Museu de História Natural’”.
“O Museu de História Natural deverá ser criado no Matadouro, que também é um edifício emblemático da nossa cidade, uma zona que também precisa de requalificação urbanística”, disse, sublinhando que desta forma a Cidade poderá ter dois novos espaços culturais. 
Texto e foto: PSD

53 comentários:

Anónimo disse...

Rubina Leal quer criar dois museus no Funchal: o ‘Museu da Cidade’
e o ‘Museu de História Natural’
•••já agora: porque não o "Museu do Jaqué" ... o "Museu do Tabaibo"?

Anónimo disse...

Se a Drª Rubina olhasse para o cartaz que está à sua esquerda percebia que o Museu de História Natural já existe, foi esse mesmo que acabou de visitar.

Anónimo disse...

Esta tem andado na farinha com o big boss?

Anónimo disse...

se não fossem os estrangeiros ( poucos ) que visitam os museus os que existem tavam todos as moscas com a política cultural do governo e ela quer abrir mais dois? É só demagogia para boi adormecer a falta de ideias e projectos. É curioso que a senhora faia como se tivesse sido presidente da CMF e toda a gente sabe que há 4 anos aquilo era um mar re rosas lololl o desespero renovadinho já nem ela acredita naquilo mas tá a fazer o que lhe mandam...

Anónimo disse...

Já há dinheiro para isto tudo?

Anónimo disse...

As peças que deviam ir para o museu são os Renovadinhos. Não fazem nada pela Madeira! Mas a gente já lhes trata da saúde em Outubro.

Jeremias disse...

esta senhora deixou sempre uma marca de profissionalismo por onde passou. todos sabem disso. Será sem dúvida uma grande presidente tendo em conta os desafios que vêm aí.

Anónimo disse...

A mulher tem alzheimer? Não foi na câmara do Albuquerque que lançaram um concurso arquitectónico para renovação do museu e que depois de concluído deixaram na gaveta anos e anos e só com o Cafofo o passo seguinte arrancou?!!!. Até tem lá um cartaz à entrada com a proposta vencedora. Demissão já! Rua com estes renovadinhos incompetentes! Sem ideias sem vontades sem inteligência sem nada! Rua com esta corja toda! Alberto estás perdoado!

Anónimo disse...

Marques, olho no furão. Tens à perna o Macedo, a boicotar tudo de dentro para fora, com a sua conhecida teia. O tipo é um diplomata, mas só tem um propósito: minar tudo em redor em favor da extrema-direita anarca de que ele é professo.

SIA disse...

Alguem sabe e pode dizer o que foi feito na Cidade do Funchal neste mandadto? Outubro está perto e o voto ainda não está decidido. Para poder votar em consciencia alguem da Câmara escreva alguma coisa. não repitam que o Funchal jazz só custa ao municipio 70 000 euros. No minimo deve passar dos 100 000. Não se esqueção de somar a receita de bilheteira que fica para o adjudicatario e não é assim tão pouca.Uns bons milhares.

Anónimo disse...

Nota-se a sua marca por onde passa, vejam os sem-abrigo pelas ruas do Funchal, em dois anos de desgoverno, trabalho:ZERO, wm doze anos como vereadora:ZERO

Anónimo disse...

O que está a dar é o pó hehehe

Anónimo disse...

Que ridícula! O chefe inventou um museu do romantismo onde não tem nada significativo para expôr. Anda o Clodito a ver se arranja material nem que aeja no estrangeiro e comprado com muitos euros do eràrio püblico. Vai ser uma fiascada snob. Agora esta quer tambèm criar dois museus!! Por que nào trata dos jardins, parques, aceessos ao mar, transportes püblicos, limpeza ...

Anónimo disse...

O rubina. convenhamos depois da ciclovia, da via rapida , agora museus??? caramba que deserto de ideias. Já agora quem é a restante equipa?isto começa a soar um passeio até outubro para o Cafofo...

Anónimo disse...

É incrível: estes Renovadinhos de má fama falam de abrir museus como se fosse abrir mais uma esplanada. Falam de museus, mas vão deixar aquela vergonha que é o colombiano do Golden tomar conta da Placa Central quase até à Sé! Qualquer dia é preciso pagar portagem para ir do Teatro ao Apolo! E depois, desde o chefe da Quinta ao mais-que-tudo do Turismo, é só patranhas à vilhoada, via Diário, sobre a magnífica cidade turística! Onde os da terra são tratados como labregos, enquanto eles vão brindar para a América! E este povo, manso e calado, tudo ouve e a tudo assiste, anestesiado e sem um queixume! Também, com esta imprensa, iam se queixar aonde?
Mas alguém deve estar feliz com essa fantochada de novos museus: se o disparate for adiante, o super museólogo da rua dos Ferreiros vai ser chamado, e as avenças bem pagas até vão "cantar"...

Anónimo disse...

Pó de arroz, para eliminara as rugas...hahahaha porque as más ideias não elimina. tirsteza...VAI FAZENDO AS MALAS RAPARIGA.

Anónimo disse...

E logo 2! Palavras leva-as o vento.Prometer não custa. Mas quanto mais promessas mais o povo desconfia.E o dinheiro? E é preciso? E a inclusão e os pobres? E os idosos e a pobreza? E as doenças mentais? E a saúde da região que está pelas ruas da amargura? Estamos bem entregues, estamos.

Anónimo disse...

Esta senhora é um exemplo de trabalho. É sempre a primeira a chegar ao trabalho e a última a sair. Não se lhe conhecem compadrios, facilitismos nem esbanjamento de dinheiros públicos. Nunca tomou uma decisão sem ouvir dos técnicos a respetiva legalidade. É a prova de que é possível fazer política a bem dos outros.
Contamos consigo para venver o desvario que vai na câmara, onde tudo se faz sem analisar a legalidade, numa ânsia feroz pelo voto em outubro, já com os olhos postos nas regionais de 2019!

Anónimo disse...

o individuo que Cafofo escolheu para ficar á frente do Museu e da ciência , está pago pelos ovelheiros para colocar o pastoreio selvagem de volta ás serras , de ciência e de museus não entende nada.
Por outro lado o que Rubina Leal propõe tem interesse para a preservação da historia da cidade e para a promoção turística , para o Cafofo é só contar historias e andar na poncha , e algo mais, que não podemos colocar para não se cortado o comentario pelo proprietário do blog

Anónimo disse...

Concordo com o Anonimo das 23:58.


Anónimo disse...

Passaram viver na casa do lixo do meu bloco de apartamentos 4 "sem-abrigo". Jeremias, vem cá baixo buscá-los para pôr a tua candidata bem vista.

Anónimo disse...

Deita mais tabaco nisso oh mulher,só está fazendo muito mal, foste apanhada a saida com cartaz, entraste por onde já agora ? Queres um conselho ? Sai pela porta da frente enquanto é tempo, senão has de apanhar a maior das vergonhas e é já em OUTUBRO VERMELHO.

Anónimo disse...

Vota no Dr. Barreto do CDS! Ele é um homem com coração d'oiro. Ele tem talento. Ele é verdadeiro. Ele é amigo do seu amigo. É o maior talento da política nacional. Vota do Barreto! Vota do Barreto! Por favor dêem a ele uma oportunidade. Ele tem muitas ideias para a cidade. Quando for presidente ele vai tornar o Funchal numa melhor cidade. Vota no Barreto! Por favor, por favor! Por Favor!a cidade merece o melhor e o melhor é o dr. Barreto. Vota Dr. Barreto! Vota dr. Barreto!

Anónimo disse...

Vinte anos,vinte.para além de dívida grande apontem-me um obra de relevo e importância que esta rubina tenha feito. "Museu das dívidas"
Vinte anos de pontapés em portas e cadeiras. "Museu da destruição patrimonial"
Vinte anos a gozar,abusar dos funcionários. "Museu dos abusos poder"
Acrescente mais estes á sua lista e não se esqueça do "museu da farinha".

Anónimo disse...

Quase morri de rir,ainda me dói a barriga.
Então não é que aquele candidato a santa Maria maior aquele que não deve nada á inteligência publicou no face que rubina se ganhasse a câmara metia Albuquerque na rua.
Primeiro porque prova às escolhas desta gente.
Segundo o homem é incapaz de perceber uma notícia falsa.
A quem estamos entregues.
Oh sr Eduardo até compreendo o seu raciocínio mas deixe-me ajudá-lo.
Votar na oposição é matar dois coelhos numa cajadada só. Percebeu ou quer que faça um desenho?
Ainda não percebeu que foi usado,o sr e tantos outros que dão a cara, fazem tudo por eles e depois são segunda,terceiras e nem escolhas são.
Querem é ser servidos,depois disso... já foste!!

Anónimo disse...

Esta Candidata tem cá uma cabecinha, vai logo para a NASA.
Ideias Prioritárias: Cilclovia e 2 (Dois Museus) e não se faz o Museu da Poncha e o da Cerveja?
Realmente ela deve viver noutro Mundo, então os Problemas do Funchal se cingem a isto?
Com esta estávamos bem entregues, em Outubro vai dar umas voltas mas é na tua Ciclovia.
Esta nem com Cantores Nacionais de primeiro plano e a subir ao palco para cantarolar tal como a Carochinha se engana, cabeça oca como os jotinhas, por falar em jotinhas, estes já retiraram os cartazes da Avenida do Mar? E eu que me ria logo pela manha com aquela palhaçada.
Rubina já Fostes!

Anónimo disse...

Fiquei e estou sem palavras quando vejo um programa na televisão, ou melhor, vi depois no Facebook uma entrevista de Miguel Sousa.
O homem diz com a maior das tranquilidades que não temos ferry porque o governo não quer,assim tal e qual, a seco.
Então não foi este sr que Albuquerque/Abreu e Rubina leal escolheram para vice da assembleia?
Mais uma mentira desta gente felizmente dita em praça pública por Miguel de Sousa.
Fê-lo porque os tem na mão,faz gato sapato daquela gente e prova disso tudo o que o grupo Pestana quer tem.
É isto que vocês querem, fazem o que querem no governo e agora querem tomar de assalto as câmaras para usufruírem de mais benefícios?
Obrigado Miguel Sousa por me teres ajudado a tomar a decisão final no meu voto.
Agora percebo porque é que Prada,Jorge carvalho fazem parte do elenco governativo. O marido de Prada é um dos braços direitos do grupo Pestana.
Mais uma de Rubina e companhia.
Como diz o meu avó " isto é só mamar"

Anónimo disse...

Grande mulher! Uma senhora, com trabalho mais que reconhecido para assumir a CMF!
Força Dra. Rubina!

Anónimo disse...

Eu gosto muito do dr. Rui Barreto.
Ele quer pôr a Câmara a ajudar a pagar as creches a TODOS, sem distinção, independentemente rendimentos.
Grande homem. Já agora parabéns porque foi pai nestes dias.....

Anónimo disse...

Trabalho, esta Candidata é#Zero
Esteve lá na Camara dezenas de anos e não resolveu #nada.
Show-Off, sim M U I T O!
Agora vem todos os dias para os jornais fazer campanha, quase todos os dias aparece 2 ou 3 3 vezes e ainda diz que é o Cafofo que o faz.
Nós cidadãos queremos cada vez Pessoas com menos ligações aos partidos, por isso CAFOFO és o menos mau.
Voto em ti e a minha família.

Anónimo disse...

Ó Rubina, convém não entrar no disparate. Criar mais um museu na estrutura da câmara implica custos que neste momento a autarquia tem dificuldades de assumir.
Depois, principalmente, existe uma dificuldade acrescida. A localização do matadouro junto ao leito da ribeira, faz com que não seja possível a existência de um determinado espólio museologico que não suporte certas condições de humidade.
É preciso saber do que se fala, para não sair asneirada.

Anónimo disse...

Eu vou votar Rui Barreto. Gosto muito do senhor jornalista que trabalha para ele o dr. António Jorge Pinto. É uma jóia de pessoa e trata muito bem as pessoas de mais idade

Anónimo disse...

Em Outubro, o Professor vai inaugurar o museu do PSD, com peças arqueológicas de nome Jardim, Cunha e Silva, Manuel António, Albuquerque, Sérgio Marques, Tranquada e tudo o que tem cor de laranja. Albergue com essa raça maldita.
Viva o Professor Cafofo. As eleições estão no papo.

Anónimo disse...

Por falar em museus: quem é essa gente da fotografia? são os próximos vereadores? qual é da cultura? A verdade é que ninguém viu ainda essa "equipa".
E mais: então como é que ela faz uma visita dessas e anuncia logo a bagatela de mais 2 museus, e não está aí, no topo da escada, o super museólogo da Madeira e arredores? Quem é que vai fazer os museus? Estas coisas têm de ter muito know how, cultura museológica da boa, daquela quem vem do tempo do Gonçalves Zarco, portanto, devia aí estar o homenzinho dos museus... Assim, com esse elenco patusco, não vamos lá!

Anónimo disse...

És aquele que recebe o ordenado pra passar o dia no facebook a dizer bem da senhora não é?

Anónimo disse...

Caro amigo Calisto, não acha que já devia ter publicado o candidato escolhido pelo PSD à Assembleia Municipal do Funchal? Isso é que vai fazer correr muita tinta aqui e mais não digo...
Abraço e fico à espera

Anónimo disse...

Este é aquele que é pago para na hora de serviço fazer propaganda a senhora no facebook e nos blogues

Anónimo disse...

Não se percebe o que fez o Dr mario rodrigues um homem sério e íntegro ter caído na armadilha de ser candidato por esta gente alucinada há algo muito mal explicado...

Anónimo disse...

Os iluminados que criticam Rubina Leal, por quer defender e promover a museologia, percebem alguma coisa da matéria? Por acaso têm ideia de que esta é a principal área de interesse por parte de quem visita uma cidade?! Ah não sabiam... pois está claro! É melhor espatifar 300 mil euros no Diário de Notícias não é???? Haja paciência cafofinhos!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Havia muitos melhores que um médico que não se preocupa com o partido desde que AJJ saiu!

Anónimo disse...

E quanto a renovação espatifa no mesmo DN no JM na rtp M sousa e no FN?? Fora is funcionáriios a facebokear na hora de serviço? Tenha vergonha

Anónimo disse...

O que os renovsdinhos ainda não perceberam é que eles rebentaram com o partido todo e irem agora a pressa buscar jardinistas encartados não se sabe muito bem porque artes já não resolve. Basta ver o exemplo do secretário da saúde que já tem o vírus renovadinho e aquilo está uma desgraca. Mesmo c Dr mario rodrigues eu sou do partido mas não vou votar nele vou votar cafofo para despachar estes renovsdinhos depois de outubro

Anónimo disse...

Jardinistas encartados ?
São todos encartados de quem está no poder. O resto é conversa.

Anónimo disse...

Vota rui barreto
Porque o Funchal merece

Anónimo disse...

E o Museu das Promessas Falsas MIL
Concretizações#ZERO

Anónimo disse...

Vai sonhando... Em outubro é tudo nosso outra vez!!!
Força PSD!

Anónimo disse...

atras de Rubina Leal vem o tal diretor de ciência que quer introduzir o pastoreio selvagem nas serras

Anónimo disse...

E atrás vem a mulher da cultura da candidatura dos renovadinhos.
É a Marisa que foi apanhada na DRC como a pessoa que fazia aqui os comentários sobre o que se passava naquela direção regional, e dizia mal da diretora, do super museólogo e até do secretário Jesus.

Anónimo disse...

Realmente o/a K-Cultura tem andado desaparecida...

Anónimo disse...

Essa é tão esperta que até fazia os comentários do computador do serviço. Foi descoberto o IP e a dita cuja apanhada em dois tempos.
A Rubina não arranja uma coisinha melhor ?

Anónimo disse...

Então vai votando no candidato cujo slogan é "trabalho zero"!
Ressabiados estes cafofianos!

Anónimo disse...

"Essa" a que se referem é que deveria ter sido a primeira escolha do Albuquerque para a Cultura. Uma pessoa íntegra, com quem já tive o grande prazer de trabalhar e, não foi na renovada Direção Regional da Cultura, que hoje em dia mais parece a casa da repressão.
O problema dessa "esperta" como diz o anónimo do penúltimo comentário, é realmente a causadora de muitas dores de cotovelo que por aí andam e não é de hoje. Segundo consta a atual diretora da drac tem medo dela que se pela. Não só pelas razões obvias, seja de óculos ou sem óculos, mas também pela sua extrema competência. Essa Marisa Santos tem sido a responsável pela implementação e divulgação de muitos projetos culturais de grande valor e não só: Agenda Cultural, que hoje em dia está transformada numa publicaçãozinha sem interesse, Município da Cultura, Funchal 500 Anos. Estes são apenas alguns, entre muitos outros e mantém com muitos dirigentes uma relação de proximidade e confiança.
Lamentavelmente, para muitos, esta senhora é uma força da natureza que nunca se deixou abater nem por cobras, nem cobrinhas. É um exemplo, pela sua simpatia, competência, capacidade de reinvenção, inovação. Baixar os braços não é com ela. Por onde passa deixa uma marca e tenho a certeza que essa história de andar por aqui a comentar e no horário de trabalho, são balelas. Esse papel assenta como uma luva na senhora que se diz diretora, perita em fazer caca e dar as culpas aos outros.
Abram os olhos e dêm mérito a quem merece!

Anónimo disse...

A foto revela todas as meninas do Albuquerque, todas conseguiram bons cargos remunerados, uma delas veio para a ALM, de nariz.empinhado julga-se superior a todos, valor profissional: ZERO,a dita anda em campanha e recebe o ordenado como se estivesse a trabalhar, afinal para a ALM unicamente para fazer de conta, trabalhe menina renovadinha! Para arranjar bons tachos para as suas meninas, Albuquerque faz de tudo...