Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de junho de 2017


Direito de Resposta

Caro sr. Calisto. O meu gato Bonifácio anda insuportável! Quando tomou conhecimento que eu ia reencaminhar-lhe este meu Direito de Resposta, publicado hoje no DN, fez finca-pé e pediu-me para introduzir no texto a foto do seu maior inimigo, um Rottweiler, que vive numa casota rosa, junto da minha habitação. Como não suporto amuos nem malcriações, envio uma pequena nota prévia escrita pelo Bonifácio, e que espero que tenha a gentileza de publicar como preâmbulo.
As minhas desculpas.

Gil Canha


Deviam de ver o parvalhão do Rottweiler e a corrente grossa que o prende à casota. O animal nem é de cá, é cubano, e tem o olho-junto como um Diabo-da-tasmânia. Sempre que eu dou uma voltinha em cima do varandim e tal… o tipo começa a ladrar como o raio. É verdade que eu gosto de acicatá-lo e assim!.. mas o armão tem manias que é mau…hi,hi… ele que venha cá que eu arranho-lhe as trombas! Sinceramente, não aguento tretas destas… palavra! Dão cabo de mim! As vezes faço-lhe umas macacadas e o gajo encavalita-se todo como uma besta de circo e tal. Estou-me nas tintas para ele… palavra! Mas deviam de vê-lo a latir e coisa e tal… é de loucos! Fora de gozo!.. Adoro pegar com ele e assim… mas que culpa tenho do Fofo (o dono) lhe acorrentar como se fosse um urso?! Bá… um tretas!” assinado: Bonifácio.


Na sequência da notícia publicada na vossa edição de 22 de Junho de 2017, intitulada “PS Pagou 2.569 Euros para Utilizar o Mercado”, onde são feitas referencias à minha pessoa na Primeira página e no interior deste matutino, que considero erróneas e inverídicas, venho ao abrigo dos artigos 24º, 25º e 26º da Lei de Imprensa, solicitar a publicação do seguinte direito de resposta (…):

Sempre que a Câmara Municipal do Funchal é criticada por um qualquer assunto negativo, o senhor Presidente da CMF esconde-se sempre por detrás de uma barreira de fumo, como uma bruxa calva atrás dum caldeirão fervente, desta vez, resguardou-se atrás do PS/Madeira para me atacar.
Na entrevista que dei a este Diário, a 12 de Junho de 2017, nunca referi que a tal facção do PS não teria pago o aluguer da Praça do Peixe, simplesmente disse: “queriam que eu não cobrasse os 3 mil euros pelo espaço”, e mais à frente, no mesmo contexto, referi; “além de estarem a pressionar o encarregado dos mercados, queriam que eu alinhasse numa corrupção. É sonegação de receitas da Câmara”.
E quando afirmo que o Prof. Paulo Cafofo é corrupto, não é simplesmente por este facto, mas sim por uma cadeia de lamentáveis acontecimentos, cujo culminar foi este escandaloso caso. Aliás, os outros vereadores e a Presidente da Assembleia Municipal também saíram da “Mudança”, não só em solidariedade comigo, mas também porque já estavam fartos das negociatas, das ingratidões, dos jogos e amuos, das maquinações e das humilhações exercidas pelo sr. Presidente e seu Rottweiler.
E diz o PS que pagou o aluguer da Praça do Peixe para a tal festa do Francisco Assis. Claro que pagou! Era o que faltava que não pagassem?! A minha função, como autarca, era acautelar os dinheiros públicos. E foi por isso que solicitei a 24 de Abril 2014, aos serviços contabilísticos, a emissão da factura do aluguer e dei ordens que ninguém entrava no Mercado para jantaradas sem pagar antecipadamente, como tinham feito o Bloco e o CDS.  Foi nesse dia à tarde que entrou furibundo no meu gabinete, o sr. Miguel Iglésias, não só vomitando ameaças contra o responsável pelos mercados, “vamos tratar dele” como também proferiu a célebre frase: “mas os nossos também pagam?!”. Então, como não cedi à tremenda pressão, foram à noite entregar o cheque ao vigia do Mercado. (Aliás, já tinha contado este episódio no blogue Fénix do Atlântico, o único erro, é que na altura se pensava que aos € 2.569,37 acrescia o IVA, daí os € 3.000,00 que falei)
Passou-se o fim-de-semana, e logo na segunda-feira, o sr. Presidente convocou a reunião do executivo, e com uma cara-de-pau disse que eu tinha que deixar os Mercados e passar para as oficinas da Câmara. Claro que percebi logo a mensagem - quem não alinhar em trapaças é castigado! - Obviamente que recusei “a punição” e então o “Mestre de Escola” Cafofo retirou-me todos os pelouros, para espanto dos vereadores presentes. (Na acta de 15 de Maio de 2015, Paulo Cafofo chega a afirmar que toda a celeuma foi “causada pela inflexibilidade do sr. Vereador”, claro, o que ele queria é que eu fosse flexível e permitisse a vil jogada!)
Depois, o desplante e a hipocrisia destes cavalheiros é de tal ordem que até publicaram o meu pedido de renúncia. Isto é; retiraram-me todos os pelouros, humilharam-me publicamente com acusações estapafúrdias “perseguia comerciantes”, e depois queriam que eu fizesse de candelabro decorativo ou que assumisse o papel de eunuco no pecaminoso serralho turco do sr. Cafofo.  Era isso mesmo! Após tirarem-me todos os instrumentos de trabalho - como a um agricultor a quem lhe retiram a foice e a enxada, e depois lhe mandam limpar um terreno cheio de silvado com as mãos - queriam que eu andasse para ali jogado… a servir de bode expiatório da incompetência deles!
Obviamente, sobre estas matérias, reservo-me na altura devida a revelar mais pormenores… mas desde já confesso, que estou ficando farto de andar a me corresponder com corruptos.
Gil Canha

46 comentários:

Anónimo disse...

O Glesias ainda perde o resto do cabelo com o desgramado do Bonifácio.

Anónimo disse...

Dá lhe forte nesse careca xafordao, tem de ser derrotado senão a Madeira será completamente amordaçada e acaba como a Vezuela, e temos de fugir, da maldade, inveja, perseguição e desastre certo

Anónimo disse...

A borlinha do mercado é só a ponta do Iceberg , vamos a ver é se existe Ministério Publico na Madeira .

Anónimo disse...

Continua a luta no ringue entre o Gil e o professor. Odeio anos de eleicoes...sempre acusacoes calunias demagogias.
Ja se sabe o partido que mais da dinheiro aos orgaos comunicacao social mais votos tera sempre foi assim nedta terra como em todo o mundo.

Anónimo disse...

Cronica exacerbadamente kafkiana. Transparece a ideia que cubanos pessoas do continente a morar na Madeira sao pessoas de mau caracter pessoas de baixo nivel pessoas inscientes.
O Rottweiler a espumar raiva pela boca mostra a raiva visceral que o plebeu Gil nutre pelos seus ex aliados.
Daqui a meia hora esta rica (?) fabula sai no blogue do deputado mais desdenhado da Madeira....o Mestre de Avis do seculo XX1

Anónimo disse...

O Grande José Miguel Mafra Iglesias bate este indigena aos pontos.

Anónimo disse...

Se afinal o ps pagou p qye é toda esta encenação sr Canha? Muito fraquinho

Anónimo disse...

O tio do Bonifácio também é padre?

Anónimo disse...

Rottweiler cubano? Isto pretende ser política? O seu ódio sr Canha está a cega lo e a revelar o pior da sua personalidade. Esperava melhor

Anónimo disse...

Grande José Miguel Mafra Iglesias ? Grande qûe ? sei uma serie de adjetivos que se aplicam, mas não posso coloca-los sob risco de não ser publicado.

Anónimo disse...

0 Gil sabe que nunca vai chegar a presidente nem a vereador mas continua com a sua tática de derrubar o presidente atual,..... A drª Rubens Leal agradece.

Anónimo disse...

Podes crer.

Anónimo disse...

O cão é lindo. Mas nos comentários lê-se incomodidade.
Leiam com atenção o texto das 20:19

Anónimo disse...

O Cantor cafofiano já anda para aqui a lamber feridas. Chegou a dentro esta fábula do gato do Canha. Cuidado Bonifácio que o Rettwailer ainda leva a casota atrás e dá-te uma dentada.

Anónimo disse...

Ele gosta destilar veneno odio raiva e outras milhares de emocoes ruins. So lhe faz mal a cabeca e ao seu coracao fraco.

Anónimo disse...

Força Gil Canha. Estes artolas julgavam que a malta é parola. É preciso denunciar esta pouca vergonha.
Já agora alguém reparou na notícia do FunchalNoticias sobre o arranjinho de Machico com O DN, em que os socialistas entregaram aos sôfregos do DN a promoção e agenciamento da Semana Gastronómica, pela módica quantia de 96 mil euros. Estes socialistas são uma vergonha.
Pensam que nos comem as papas na cabeça e a malta fica sem dizer nada.
Fora com estes gajos.

Anónimo disse...

Homem Lindo com óculos... o Cão como será?

Anónimo disse...

Esta é a campanha mais baixa ignóbil nojenta até de que há memória e parecem estar todos mancomunados contra o cafofo é um comunista vendido ao psd no DN é a Leal e os seus acólitos por tudo quanto é lado são as artimanhas do despeitado Canha é o ataque sistemático de mal dizer sem conteúdo no facebook c agentes arregimentados é o DN e o JM e o FN e a rtp m enfim um desvario completo. Diz me a exoeriencia que o povo não é tão burro como isso é saberá dar a resposta adequada tranquilamente até porque os renovsdinhos já entraram em autofagia entre eles para destronar o aliucinado do roseiral. Os cães ladram e a caravana passa o cafofo vai ter o meu voto mais que não seja por esta campanha baixa e nojenta

Anónimo disse...

Os cafofianos ficam loucos com o Canha a desmontar as negociatas deles. Mas alguém confia nestes tipos? Bando de mentirosos que só vivem da propaganda do Diário.

Anónimo disse...

Cafofo só sobrevive á custa de um povo inculto e de memoria curta , aliás o que também aconteceu com Alberto João , por isso talvez é que são admiradores um do outro , e Alberto João apoiante de Cafofo.
Mas mais preocupante é ver uma justiça não atuante , com tantos tribunais e órgãos de investigação a ser pagos pelos Portugueses , vemos que impunemente se saqueia um município.

Anónimo disse...

O PS pagou porque o Canha alertou e exigiu. Só depois da ameaça do escândalo é que cederam.
Vao responder a este esclarecimento?
Vao por o Canha em tribunal?
Coragem

Anónimo disse...

O Daniel Tonto Bajulador lá vai pondo aqui uns comentários, mas coisa fraca. Nem sequer assina.
Coitado, até o Bonifácio dá na tola de Cafofo e Glesias.
Tempos difíceis, Daniel, tempos difíceis.

E o bufo da câmara, já foi identificado ?

Anónimo disse...

E impressão minha ou este sr agora já não fala da renovação estranho ou nao

Anónimo disse...

Parabéns dr. Gil Canha pelo excelente direito de resposta que publicou, e nos esclareceu que afinal as "maroscas" continuam! Eu que me considero uma pessoa esclarecida sabia desde que o sr. cafôfo lhe retirou os pelouros, que isso tinha a ver com um caso de corrupção! Como não quis alinhar nessa corrupção fizeram-lhe a "folha", porque era uma pessoa incómoda, e não iria alinhar nas jogatanas da camarilha cafofiana! As pessoas esclarecidas já se aperceberam do que se passa na CMF e na Frente de Mar local de recolha da "tralha cafofiana" que terá de ser despejada já em Outubro se não a nossa desgraça continuará como no tempo do nosso ditadorzinho Bokassa!

Anónimo disse...

Ainda pensei que o meu voto fosse para o Canha pela sua suposta coragem etc mas quando finalmente se percebeu que a técnica é qualquer coisa menos Cafofo, incluindo até um piscar de olhos a Rubina Leal vi que não, não pode ser. Há limites.

Anónimo disse...

Adoro ver os parasitas cafofianos aqui a se lamentarem. Durante anos nunca abriram o bico contra o Jardim nem o Albuquerque, e quando o Gil lhes critica os vícios e a negociatas, dizem que ele está metido com os PSDs! Mas não foi o Cafofo que se ofereceu para publicar os livros de Jardim, não é o Cafofo que anda na serra com os Cabreiros? Vão enganar quem?????????????????????????

Anónimo disse...

Canha sozinho lixa mais o Cafofo que os restantes todos juntos. Fossem todos assim , e duvido que o gato Fofo ganhasse a Câmara. Força Canha, todas estas maroscas do Cafofo e apaniguados, juntando ainda à defesa do gado desordenado na serra, já fizeram pelo menos 5 votos mudar de mãos!

Anónimo disse...

O Bonifácio seria um excelente candidato à Junta de Freguesia da Sé! O Rottweiler nem para a Ribeira da Janela!

Anónimo disse...

O Cafofo pensa que se fazendo de morto a rir, vai ganhar...
Mas o povo precisa é de ação, e não de teatro.
Este Cafofo é um ator...

Anónimo disse...

Essa do "Rottweiler cubano"… Foi mesmo isso que li? Isso é mesmo preconceito do Gil Canha contra os continentais? Continuamos a achar que é aceitável alimentar esse tipo de ódios contra quem não é madeirense? Como se nós madeirenses não fossemos todos portugueses. Vindo de um deputado acho muito grave e de uma enorme pobreza de espirito!

Anónimo disse...

Falta investigar donde veio a massa, depois do socras, estes xuxas são um perigo

Anónimo disse...

Realmente Sr. canha quem o viu e quem o vê, os seus escritos denotam um baixo nível que só tem piada para quem também o tem. Nesse ponto está à vontade porque isso é coisa que não falta cá no burgo.

Anónimo disse...

Estou a ver que os arranhões do peste do Bonifácio estão a doer mesmo! Betadine resolve essas escoriações! Nunca pensei que o fdp do gato fizesse tantos estragos!

Anónimo disse...

O anónimo cafofiano das 12:35 contratado pela agência de propaganda LPM paga a peso de ouro pelo Cafofo vem para aqui deitar areia nos olhos das pessoas. Quando se diz um Cubano, não é um português do continente, mas sim certos matarruanos saloios que chegam à Madeira e pensam que isto é uma terra de cafres. Cubano é um termo pejorativo mas para os boques e azeiteiros, que por serem burros, pensam que fazem de gato sapato aos restantes portugueses das ilhas.

Anónimo disse...

Uma coisa estranha quase surreal: Será verdade, que este último Domingo, Iglesias mais Miguel Gouveia andaram à pressa a tirar caixotes cheios de documentos a altas horas da noite na Câmara? É uma pergunta não é uma afirmação... lol.

Anónimo disse...

Esta clarinho como água está explicação do sr. Canha, eu bem desconfiava que estes tipos tramaram o Canha, primeiro foi que ele perseguia os comerciantes e não era facilitista agora está aqui a explicaçã... put.. que os par...!

Anónimo disse...

Povo culto é o qye elege líderes falidos que num passe de mágica pagam as dívidas todas...

Anónimo disse...

Canha bem respondido. Tens o meu voto e dos meus

Anónimo disse...

adoro o Bonifácio. Dava um bom presidente de junta, melhor que o Bruno de S. Gonçalo/Frente Mar

Anónimo disse...

Sr Calisto fica aqui uma dica para confirmar junto das suas fontes.
Na noite de domingo para Segunda , mais propriamente cerca das 2200 de Domingo Iglesias e Gouveia entraram na Camara e saíram muito á pressa com alguns caixotes , talvez não fosse muito estranho não fosse o nervosismo e a pressa demonstrada e a hora a que aconteceu aliado ao facto de estar um juiz de fora a fazer apreensão de documentos na Madeira.

Anónimo disse...

O que será que ia nessas caixas? Os dados dos parasitas que entraram na Frente Mar e que não fazem a ponta dum corno e ganham balúrdios?

Anónimo disse...

E que tal irem fiscalizar os documentos paralelos da ALM? Sim no Parlamento, a que deveria ser a Casa da democracia, existem as maiores falcatruas da Madeira, e se o tal juiz que fala fosse a esta Casa? Com administradores corruptos e com a escola do Cuba Livre, mal vai a Casa da democracia...

Anónimo disse...

Cuidado Gil o lulu que pensa que é um Rottweiler , está a preparar a resposta , ela vai surgir de perfis falsos .

Anónimo disse...

Dizem que o Rato-pelado de S. Gonçalo já anda por aí com os pequenos a lançar veneno e a tirar fotos rascas aos camaradas Cafofianos. O amigo não entrou na Frente Mar mas chula bem a Câmara.

Anónimo disse...

O Rato Pelado pago pela Camara e colocado na Junta de S Gonçalo , nunca lá coloca os pezinhos , da mesma forma que o Presidente da junta pago pela Frentemar também nunca lá põe os pezinhos.
Agora alem do Blog nojento que os dois alimentam , que mais passam estes rapazinhos o dia a fazer?

Anónimo disse...

Cmf deveriam efetuar uma auditoria a esta camera porque vi um comentário efetuado neste caso Iglesias e Gouveia irem retirar documentos as 22h de um domingo se é verdade teem muito que explicar esta gente