Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019




16 de Fevereiro 2019



1. Albuquerque também apanhado
na loucura dos aviões


2. Liliana Rodrigues e os rankings
do Parlamento Europeu



1. Um dos assuntos da quinta-feira foi, não propriamente o desvio de aviões e a suspensão de voos, por causa do tempo, mas o frenesim emergente da circunstância do Profe Mentiras ser apanhado na borrasca. O 'murro na mesa' que o homem deu no FB incendiou as plataformas em rede, jornais on line incluídos, e foi como viagem turbulenta nas alturas entre raios e coriscos. O que desconhecíamos era que o Blue das Caçadas, em terra firme, também sofreu as maldades da ventania: sem certezas quanto a voos, chefe das Angústias resolveu ficar no palácio a massajar o cachorrinho e a seguir os desatinos sonoros do seu rival, adiando sem hesitar a viagem que tinha para o Continente.


Assim, passando entre os pingos do vento, Miguel meteu-se ontem sexta-feira num avião da companhia maldita e ala para território cubano. De mansinho.
A ideia era uma ida na quinta com regresso na sexta. Não pôde ser. Atrasou-se tudo um dia. Pelo que ontem os militantes machiquenses do PSD tiveram uma pequena decepção. Albuquerque não compareceu no local indicado para a catarse propagandística, daquelas que estão a ser feitas para o chefe recolher ideias a incluir no programa de governo 2019-2023. E para mostrar as obras feitas até agora. Uma parte muito importante dessas reuniões, porque ninguém conhece obras que devem ser invisíveis. Com Albuquerque ausente, esse papel coube ao secretário-geral José Prada, que apareceu sozinho em Machico.
Na próxima semana, Blue Chief tem de estar presente, porque a propaganda entrará em territórios hostis: segunda-feira na Ponta do Sol e sexta no Porto Moniz.

Que terá ido o nosso Blue fazer àqueles lados de Castela Ocidental? Falar com o governo, garantiram-nos que não. Uma caçada no Alentejo? Hum... 
Talvez - admitem baronetes dos Netos - uma conversa com o Rui Rio. 
Segundo nos dizem sem confirmação, poderá dar-se o caso de o presidente viajante regressar ao Funchal com a posição de Cláudia Monteiro definida na lista laranja para as europeias de Maio. É absoluta a certeza dos mesmos baronetes quanto ao lugar elegível reservado a Cláudia.
Subsiste contudo um problemazinho de que ninguém fala. Até onde vão os lugares elegíveis  na lista do pasmado e aparvalhado PSD nacional? Com Cristas a pisar os calcanhares de Rio pela direita e com o Santana mais o Marinho a disputarem-lhe o pouco espaço ao centro, quantos euro-lugares ficam para os social-democratas? Seis? Cinco? Quatro? Ou será que...? 
Um lugar aparentemente bom para Cláudia pode vir a transformar-se num péssimo lugar.



2. A propósito de europeias, o ambiente no 'saco de gatos' da Praça Amarela já dá umas indicações do que será a época de constituição de listas para as regionais e as nacionais: uma guerra civil entre as vinte e tantas sensibilidades internas. Tudo ao tacho. Então, com as promessas que têm sido feitas!... Será o bom e o bonito. Nada de anormal. Os que lá estão agora sabem o que é que faziam aos que lá estavam. 
Liliana Rodrigues está fora da corrida (embora tivesse graça um golpe de teatro para desmentir os 'arautos' da má nova, como é o meu caso). Os motivos da dispensa da actual eurodeputada são conhecidos, em parte.

O que é que estava para acontecer ontem? Situação interessante. Um colaborador do Fénix teve a iniciativa de recolher no FB umas posições de tonalidades socialistas sobre o assunto PE - umas favoráveis, outras desfavoráveis a Liliana Rodrigues. Causa-me sempre uns pruridos irritantes a reprodução no Fénix de textos das redes sociais. Engulhos mesmo. Mas para não contrariar o colaborador, publiquei a montagem por ele elaborada. Eis senão quando chega a estes lados, sob a forma de comentário, uma dissertação a respeito da legitimidade ou ilegitimidade de publicação do referido texto. Que alívio! Veio a calhar. Um clique seco e as teorias sobre a candidatura europeia voavam como flechas pelas Desertas p'ra lá. Ao mesmo tempo que endereçava a devida explicação ao nosso colaborador, que aceitou a decisão tábua-rasa de bom grado.
Pode ser que esta episódio faça jurisprudência doravante, quanto à (não) divulgação de textos escritos para as plataformas próprias - se os colaboradores do blogue não me levarem a mal. 
Tudo isto decorria num clima em que Liliana Rodrigues era criticada na sequência de notícias sobre uma suposta falta de assiduidade sua aos trabalhos do PE. Uma lista da Mep Ranking a mostrar as presenças dos 21 eurodeputados portugueses. Ora, garantem-nos que essa empresa de pesquisa se regula por critérios muito discutíveis. Tanto assim que coloca no rabo da lancha da lista os eurodeputados portugueses por acaso mais competentes e assíduos. Como se pode comprovar pelo ranking de legislatura global publicado pela consagrada Vote Watch Europe. 
Comecemos pelos resultados da Mep Ranking:

"Na segunda metade da tabela figuram Carlos Coelho (47 pontos) do PSD, Pedro Silva Pereira (44,7 pontos) do PS, Carlos Zorrinho (42 pontos) do PS), Cláudia Monteiro de Aguiar (37 pontos) do PSD, José Inácio Faria (35,9 pontos) do MPT, Liliana Rodrigues (32 pontos) do PS, Sofia Ribeiro (29 pontos) do PSD, Francisco Assis (28,5 pontos) do PS, Nuno Melo (25,5 pontos) do CDS-PP, Fernando Ruas (25,5 pontos) do PSD e Manuel dos Santos (7,1 pontos) do PS, com as piores classificações no MEP Ranking." 

E agora clique o Leitor no site da Vote Watch Europa (abaixo). Há-de reparar que afinal os últimos da MEP foram dos mais assíduos nas sessões do PE. 
Adiantemos que Liliana Rodrigues, do Partido Socialista, afinal não é 6.ª classificada de baixo para cima, e sim a 8.ª de cima para baixo.

https://www.votewatch.eu/en/term8-voting-statistics.html#/%235/0/2014-07-01/2019-08-01//#5/0/2014-07-01/2019-08-01//

Sem comentários: