Powered By Blogger

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019


PCP requer audição parlamentar sobre a integração 
de trabalhadores precários na RTP-Madeira
  
O Grupo Parlamentar do PCP realizou hoje, uma conferência de imprensa para apresentar o requerimento de uma audição parlamentar sobre a integração de trabalhadores precários na RTP- Madeira. Aos órgãos de comunicação social o deputado do PCP, Ricardo Lume prestou as seguintes declarações:

“O Programa de Governo da República previa a limitação do uso pelo Estado de trabalho precário, estabelecendo uma política clara de eliminação progressiva do recurso a trabalho precário e a programas de tipo ocupacional no sector público como forma de colmatar necessidades de longa duração para o funcionamento dos diferentes serviços públicos.

Para cumprir essa meta, a Lei do Orçamento do Estado para 2017, no artigo 25º, determinou a criação de um Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública e no Sector Empresarial do Estado - PREVPAP.
Na RTP 130 trabalhadores tiveram já parecer positivo para a sua integração nos quadros da empresa. Estes 130 trabalhadores são afectos aos Centros de Produção da RTP de Lisboa, do Porto e dos Açores, mas os 18 trabalhadores do Centro de Produção da RTP-Madeira que têm vínculos precários e que se candidataram ao PREVPAP continuam com a sua situação de precariedade por resolver.
É importante referir que estes 18 trabalhadores que trabalham em exclusividade para a RTP-Madeira, ao contrário daqueles que estão no quadro da RTP, não têm a subsídios de férias, me a subsídio de Natal, nem direito a férias, são explorados há anos.
Todos estes trabalhadores desempenham funções essenciais ao normal funcionamento da RTP-Madeira;
Os equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados pertencem à RTP Madeira;
O trabalhador observe horas de início e de termo da prestação de trabalho, determinadas pela RTP-Madeira;
Os Trabalhadores respondem directamente às Chefias da RTP-Madeira;
Estes trabalhadores passam recibos verdes a empresas externas, quando na verdade os funcionários prestam funções em exclusividade para a RTP-Madeira
Segundo o PREVPAP bastariam dois dos critérios acima referidos para que estes trabalhadores fossem integrados nos quadros da empresa.
A não integração destes trabalhadores nos quadros da RTP configura um acto da mais elementar injustiça, que perverte todo o PREVPAP.
1-      Identificar a real situação laboral na RTP Madeira e o número de precários a desempenhar funções permanentes;
2-       Clarificar porque razão todos os trabalhadores da RTP Madeira que têm vínculos precários e que se candidataram ao PREVPAP não foram integrados nos quadros da RTP”.



Pelo Gabinete de Imprensa do PCP

 Funchal, 05 de Fevereiro de 2019

1 comentário:

Anónimo disse...

Força PCP.
Só mesmo vocês para nos defenderem
Os nossos chefes são os da RTP