Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019




11 de Fevereiro 2019




A semana começa bem...



1. A Madeira sai atordoada dos tremores de terra ocorridos num fim-de-semana futebolístico horrível, mas os políticos com as suas raras qualidades para surpreender pela negativa vieram esbater as desgraças que aconteceram ao Marítimo e ao Nacional.
Segundo transcreve o DN de hoje, Miguel de Sousa voltou à carga com críticas ao governo jardinista que dão continuidade ao seu artigo sobre uns famosos 10% de 'abotoanço' do aparelho PSD à pala das obras realizadas nos tempos loucos do desenvolvimentismo. 


Miguel, num programa da TSF, voltou a vilipendiar os governos de Jardim porque, em suma, gastaram 15 mil milhões de euros e ficaram a dever 6 mil milhões, por conta de obras que não serviram para nada, enquanto por outro lado não resolviam o problema da Saúde.
No seu acutilante discurso '100 à hora', condizente com a frequência do FM onde 'lavava de cima a baixo', o actual deputado social-democrata utilizou a linguagem que a oposição popularizou durante o jardinismo, diabolizando também as inaugurações dessa época, pintalgadas "com banda, com o povo todo, uma vaca assada, espetada". 
Depois, já em tom decalcado dos actuais PSoas embevecidos pelos lisboetas, Miguel de Sousa aplica uma valente 'vergalhada' na velha governação, que não arranjou 500 milhões para ampliar o Aeroporto de Santa Catarina, pondo-se de mão estendida - diz ele - em Lisboa e no BEI, a pedir esse dinheiro. Mas - aguenta, Laranjal! - logo nos anos que se seguiram gastaram-se mais 15 mil milhões! Parecendo que "do nada saiu o euromilhões". Consequências? Miguel de Sousa explica: "Agora não temos crédito, não temos dinheiro e temos esses problemas [na Saúde] que deixaram arrastar de forma irremediável." Segue-se o murro do bravo Miguel na degradação dos Marmeleiros, à moda de Trindade, sob os entusiásticos aplausos do PS/Cafofo.
O festival não acaba por aqui, mas deixamos o resto para o Leitor desfrutar nas páginas do DN desta segunda-feira. Não perca de vista a coerência da coisa.
Bom.
Lidando neste vale de lágrimas tabanqueiro desde 1974, começo a temer que alguma daquelas doenças que a gente sabe me esteja a toldar os fusíveis, passe a vulgaridade. Será que estarei a memorizar correctamente a história do jardinismo se disser onde julgo ter Miguel de Sousa vivido, participado, governado, colaborado, acertado, errado, encabeçado, idealizado, executado, construído, reconstruído, destruído, orçamentado, desorçamentado...? Francamente, não sei o que diga. Estarei a ficar cheché ou Miguel bateu com a cabeça na porta e perdeu a memória? Interpretei o tal primeiro artigo do homem como um desabafo em dia de negócios a correr mal. Mas agora o caso dá que pensar mesmo na nossa sanidade mental. Até porque só vamos ter 'mais e melhor saúde' a partir de Setembro, se o povo escolher Cafofo, Victor, Pedro Picareta, Miguel, Avelino e Sofia. 
Sempre quis perceber o que dizia Miguel de Sousa naqueles permanentes cochichos com Jardim, quando sentados lado a lado no congresso laranja de Janeiro. Agora deduzo que o antigo chefe ouviu das boas da boca do Miguel. E julgo também que a conversa de ontem com Luís Filipe Vieira no camarote vip da Luz, durante o 'Benfica, 10 - Nacional, 0' não foi nada agradável. Pelo que se tem bebido ultimamente do seu instável pensamento, Miguel de Sousa é homem para ter dito a Vieira, no conforto do camarote: "Anda o governo regional a empatar fortunas com o futebol profissional para termos estes resultados e o Hospital dos Marmeleiros continuar sem fraldas e sem tampas das sanitas."
Coerência, sempre!
Por mim, não vejo problema nestas surpresas da vida. Até gosto, palavra. Quem deve tomar cuidado com estas viragens no Laranjal são os senhores da oposição, porque os seus postos de trabalho ficam em risco.

2. Com grande impacto de 1.ª página inteira, o JM anuncia (de anúncio) que a câmara do Funchal vai deitar uns pequenos remendos em dez estradas lá mais para o Verão. Diz o mesmo jornal que nos últimos 3 anos a dita edilidade investiu milhão e meio de euros "na melhoria de arruamentos [obviamente] em mau estado".
Aqui vou ser muito sincero com o Cafofo - e com o vice Miguel, que é quem vende o peixe nesta referida edição. Se gastaram esse dinheiro a melhorar arruamentos, por que não os melhoraram mesmo? Aquilo vai de mal a pior. O que o cidadão sente é uma volta no estômago ao sair de casa só de pensar na chatice em que vocês transformaram uma cidade que já foi agradável. Vocês falam em melhoramentos quando o que gramamos é um manto de deprimência viária citadina que nos põe a pegar com as pedras! Semáforos verdes para carros e peões ao mesmo tempo, no mesmo cruzamento. Lombas mais altas do que o Pico Ruivo. Poluição sonora e atmosférica de enlouquecer. Trânsito que permite atravessar a cidade em 10 minutos, mas se a vítima se deslocar a pé, como já ironizam por aí. Adufas, muito acima do nível do asfalto, que nos fazem fugir a umas para rebentar os pneus nas outras. Ruas cortadas e espremidas que Fernão de Ornelas abriu largas e arejadas. E o resto que todos os munícipes sabem de cor.
Embora o Fénix seja um espaço amaldiçoado pelos políticos a quem garantimos o tacho, atrevo-me a fazer um pedido: essas obras em estradas que anunciam hoje no JM para o Verão, antecipem essa porcaria. Garanto que se o fizerem levam o meu voto. Não se esqueçam de que por um voto se ganha ou se perde. Aliás, mesmo sem me perguntarem nada, declaro desde já que votarei na candidatura PS/Cafofo. É para ajudar a levar aquela equipa municipal todinha até às Angústias. É a maneira de me livrar por uns tempos dos que infernizam o nosso quotidiano citadino.

23 comentários:

Anónimo disse...

Simplesmente vergonhoso!!
Juvenal o maior perdedor das autárquicas Ponta do Sol ao fim de 10 anos na presidência da Junta de Freguesia da Ponta do Sol foi corrido! Já ninguem sabia onde funcionava a junta de freguesia, a conhecida Irene bem estragou sapatos no corrupio entre a antiga rua do Salazar e a Praia. Rua acima rua abaixo a verdadeira presidenta já que o OUTRO não ponha lá os pés mandava e desmandava!
Sr. Juvenal já ninguém o quer vá mandar para a Ribeira Brava, os Pontassolenses querem um Presidente presente e não sempre ausente, lembre-se que 700 euros e necessário trabalhar meio tempo!! E já agora quando vai saldar a dívida de 40.000 euros à CMPS do tempo do sócio Festas???.....o Raminhos anda bem informado!

Anónimo disse...

Ó das 05.44,
Isso é do adiantado da hora? Não achas que estás um pouco deslocado?

Anónimo disse...

A pergunta que o Calisto tem de fazer ao Miguel de Sousa é se ele conhecia o vencedor do concurso que a Empresa de Cervejas realizou há uns anos. O primeiro prémio foi um apartamento.

Anónimo disse...

o Miguel de Sousa tal como o Sr Trindade são dos tais que utilizam clinicas privadas e ainda não foram aos Marmeleiros ver as obras que estão a decorrer

e depois falam do que não sabem

Anónimo disse...

Às 9 01 chegas tarde .....por isso não percebes nada disto! Cresce e aparece CEDO!!!

Anónimo disse...

Bem desta vez não houve desafio.... mas como alguém um dia disse...."foram dez a fio".
Eles (aquele clube que não me lembro o nome !!) já "apanharam dez mas não a fio. Lembro-me bem e o Sr Calisto também, na festa de homenagem nos Barreiros ao inesquecível Francisquinho

Luís Calisto disse...

12.58
Lembro-me, mas não alinhei nesse jogo. Joguei imediatamente antes nos juniores também contra o Nacional. Vitória nossa (claro) por 4-1 e já agora com um hat-trick deste rapaz aqui. No jogo de fundo da festa foram então aqueles 10-3 do Marítimo ao Nacional. Até o treinador José Águas marcou. Tudo isto para mandar um abraço ao nosso Francisquinho.

Anónimo disse...

Ó das Canhas às 12.50,
Já se percebe porque és tontinho. Deitas-te tarde e acordas cedo, por isso tens as ideias baralhadas logo pela manhã.
Tens que ver se os teus ganham a câmara para teres um tachinho pela zona, e não teres que ir para o Funchal todos os dias.
Mas com essa conversa de ressabiado, parece que não chegas lá.

Anónimo disse...

mas também convém lembrar os 9-0 de 1985..."eles ja apanharam 10"...haja pachorra...

Anónimo disse...

Só para completar que nos 10-3 da Festa do Sr. Francisco Silva, além do José Águas (1), marcaram para o CS Marítimo o Ângelo (4), Vasco (3) e o Petita (2).

Cumprimentos Verde-Rubros e já agora um abraço para os amigos do Nac10nal.

Anónimo disse...

o das 5.04 não acordou cedo , fez foi direta veio foi da serra onde estava a esconder as falcatruas da Pessegueiro , aquela que diz que não gosta de festa mais está sempre a organizar até as tantas da noite

Anónimo disse...

Eu também já vi uma goleada nos Barreiros à moda que o Benfica deu ao Nacional ontem à noite! Já tem uns 40 anos, mas o Marítimo largou 10-0 ao Tramagal. Penso que este club já não existe. Pelo menos nunca mais ouvi falar deles!

Anónimo disse...

Verdade Caro anónimo das 17:21,

foi à 45 anos, marcaram os golos do CS Marítimo: Orivaldo (3), Ângelo (2), Noémio (2), Joel (2) e um autogolo.

Nessa dia foram utilizados 11 Madeirenses e 2 brasileiros.

O nosso amigo Calisto julgo que estava a cumprir serviço militar.

Cumprimentos Verde-rubros

Luís Calisto disse...

17.57
Os brasileiros Ourivaldo e Joel ainda não tinham vindo para o Marítimo. A relação dos 10 golos está correcta no comentário das 16.08. Quanto a mim, não estava na tropa, eu era júnior ainda.

Anónimo disse...

O Ministério Público deveria abrir uma investigação às declarações de Miguel de Sousa sobre os tão badalados 10% que as empresas tinham de pagar ao srº JR.

Anónimo disse...

Caro Calisto, o meu comentario das 17.57, é em relação aos 10-0 ao Tramagal em Outubro de 1973.
Saudações Verde-Rubras

Luís Calisto disse...

Tem toda a razão, peço desculpa. O seu comentário não está certo apenas na distribuição dos golos mas até no pormenor do serviço militar. Eu estava em Mafra, efectivamente. Obrigado pela correcção.
PS - Se não me engano, jogava no Tramagal o brasileiro Marco Aurélio, depois craque do FC Porto.

Luís Calisto disse...

Caro comentador das 16.08
Essa do Nac1Onal... Grande maldade!

Anónimo disse...

Caro Calisto,

não tem que pedir desculpa.

O Marco Aurélio não participou nesse jogo.

O Calisto mesmo assim ainda foi utilizado em 6 jogos oficiais e marcou 1 golo, contra o Odivelas, nos 3-5.

Quanto ao Nac10nal, penso que os amigos nac10nalistas não levaram a mal, é apenas uma brincadeira e é mesmo assim que deve ser levado por nós. Uns dias ganhamos outros dias perdemos, depois ainda há aqueles dias em que eles levam...10.

Anónimo disse...

Ontem, a comunicação social internacional fala em todo o lado das 10 batatadas que o Nacional levou... ainda bem que o dinheiro dos contribuintes para o futebol profissional serve para alguma coisa... nem que seja para dar estas noticias.

Anónimo disse...

Teria sido mais útil que Miguel de Sousa viesse após os 10-0 com a sua teoria que os clubes dão mais do que os milhões que recebem do erário público que davam, veja bem, para obras nos Marmeleiros.

Apòs estes 10-0 a publicidade foi tal, as horas de transmissão televisiva foram tantas, os destaques na imprensa levaram páginas e páginas, que está mais que consumado o retorno do Nacional aos cofres da RAM.

Agora vir zurzir em governos do seu partido, dos quais participou, ou apoiou com o seu voto na ALR durante dezenas de anos, é pobre e mal agradecido, é cuspir no prato que comeu. Porque não vai para a Aliança do seu amigo Santana Lopes, de quem quase foi ministro, não fosse Sampaio ter e bem acabado com o regabofe? Assim já podia dizer mal do PSD, onde não faz falta nenhuma. 99,9% dos militantes e simpatizantes do PSD farão uma festa no dia em que o verem pelas costas...
Logo ele que nunca deve ter metido os pés nos Marmeleiros, pois deve e ser cliente de hospitais e clinicas privadas no estrangeiro e no continente.

Miguel, por que no te callas?
Se a asneiras que dizes pagassem impostos, haveria dinheiro para os Marmeleiros e até mais uns milhões para o teu Nacional fazer mais destas tristes figuras

Anónimo disse...

Este senhor das cervejas é o maior oportunista de sempre. aliás andou sempre nas inaugurações atrás de Jardim e agora vem tirar água do capote. Com estas dez batatas do clube dele chegou-se à conclusão que o futebol profissional tem de deixar de receber dinheiro do Estado porque não apresentam resultados mas sim humilhações...

Anónimo disse...

Foi vice-presidente de Jardim.
Aprovou políticas e investimentos.
Recebeu a ECM numa negociata em que o Pestana deu o nome, mas em que ele é o beneficiário e dono.
É dono de negócios que tem um tal de Dário como testa de ferro.
E nem vou alongar o rol para não maçar.
Conseguiu tudo o que tem à conta da intervenção na política.
Agora cospe na mão que lhe deu de comer.