Powered By Blogger

sábado, 18 de maio de 2019





18 de Maio 2019



Carta aberta ao Dr. José Prada:
Redundâncias redundantes


De como, com uma carta aberta numa 3.ª página de jornal e chamada de 1.ª, o secretário-geral de um partido consegue estragar a visita à Madeira de um seu homólogo adversário.


José Prada é secretário-geral do PSD-Madeira e entende ser o interlocutor certo do secretário-geral do Partido Socialista, António Costa. Acontece que Prada joga no regional, enquanto Costa é estrela nacional. E depois é claro que um secretário-geral ao nível de Tabanca é só para trabalhar e mandar trabalhar o aparelho, ao passo que o secretário-geral do PS nacional é nada menos do que o líder do partido - e o Costa, por acaso, até é primeiro-ministro de Castela-a-Nova.
Por se considerar ao nível protocolar do secretário-geral do PS nacional, José Prada resolveu enviar uma carta aberta ao homem. Em segredo, presume-se, já que ninguém tinha visto a carta, nem aberta nem fechada - a menos que a missiva fosse concluída ao início da madrugada, com a edição do DN de hoje às portas da impressão. 

Temos duas hipóteses para estudar afincadamente. Se calhar, o Vítor Hugo do Diário encontrou o carteiro e conseguiu tirar uma foto à carta aberta, correndo para a redacção com a primeira mão que é uma carta aberta.
Segunda hipótese (o Leitor que não ligue à ordem dos factores): José Prada, depois de horas de reunião com o chefe Albuquerque, deliberou condicionar a agenda da visita do Costa à Madeira, amanhã. Ora, se a carta aberta só estivesse disponível para o destinatário, os jornalistas não poderiam fazer perguntas à chegada do Costa sobre as questões constantes da carta aberta.
Fosse o caso de o DN ter "acesso" à dita, como vem no artigo, e aí admite-se como normal o assalto ao carteiro, ou fosse o Dr. Prada ter-se esquecido de uma cópia da carta aberta no 'Fofinho' - agradável café da Fernão de Ornelas mesmo à frente do jornal vendido ao Cafofo -, o caso é que temos à disposição trechos da carta aberta na página 3 do DN de hoje. 
Não é nada - é uma "bataria" (lê-se ali) de quase duas dezenas de perguntas que o secretário-geral do PSD-M manda ao seu homólogo (digamos assim) do PS nacional, segundo ressalta do destaque de página. 
E o conhecido causídico madeirense brinda o adversário com um "sarcasmo mordaz", no pleonasmo estilístico que abrilhanta a prosa. 
Com que novidades pretende o Dr. Prada marcar a agenda no dia da visita do nosso Sargento de S. Bento? 
Respondo: com assuntos corriqueiros como o triste do hospital (que o que merecia era mais uma edição da patuscada no Doca do Cavacas, cá para nós); os juros exagerados que Lisboa cobra ao Funchal; o problema dos subsídios às viagens aéreas; os favores aos Açores e as represálias à Madeira; as recorrentes pancadas à ministra do Mar. 
Enfim, tudo aquilo que já se disse mil vezes e que os madeirenses conhecem de cor e salteado, pelo que fico por aqui para não ser repetitivo. 
Ainda por cima tudo condensado numa "carta aberta" redigida com uma tentativa fracassada de ter graça. 
O brilhantismo do Dr. Prada situa-se nos meandros da retórica (a genuína), da argumentação robusta, pontos fortes na sua profissão e na política. De modo que ao saltar gratuitamente para o terreno da ironia pode levá-lo a espalhanços desanimadores como acontece àqueles que, como nós aqui no Fénix, pretendem brincar com coisas sérias.
Mas isso é bom para nós, que escrevemos para passar o tempo.
Ao passar os olhos pelo resumo da "carta aberta" lembrei-me várias vezes das estopadas sem nexo que o Cafofo e o simpático Picareta têm coragem de publicar também no DN. Não vou iludi-lo, Doutor: a parecença é grave.
Para finalizar:
1. Questão protocolar - É capaz de a decisão de o Doutor se pôr ao nível do secretário-geral do Rato ter nascido de longas horas de reunião com Miguel Albuquerque. E logo esse chefe, outro zero em diplomacia, que chega tarde aos jantares na diáspora, falta a cerimónias na Região, chatas mas obrigatórias em política, e por aí fora. Como o Cafofo, que já se julga patrão da Tabanca e chega por último aos actos públicos. 
Caro Dr. Prada, neste caso não perderia nada se enviasse uma carta aberta ao seu homólogo Pedro Vieira do PS-Madeira, c/c ao secretário-geral socialista nacional.
Como dizia Luís Mendes, antigo presidente e cavalheiro da Ribeira Brava, quando as autoridades do Funchal chegavam àquela zona tentando dar ordens:"Cada macaco no seu galho".
2. Conteúdo da carta aberta - Tudo mais do mesmo, Sr. Dr. Prada. Se o jornalista fala em "sarcasmo mordaz", pleonasmo grosseiro que com muito esforço aceitamos como figura de estilo destinada a brincar com os políticos, eu aproveito para dizer que a sua carta é um chorrilho, de cima a baixo, de redundâncias. Aliás, e aproveitando a maré, redundâncias redundantes.
Moral da história: o Dr. José Prada é livre de escrever as cartas abertas a quem quiser, e eu sou livre de escrever uma carta aberta ao Dr. Prada para lhe dizer também meia dúzia de redundâncias sarcásticas.
O Dr. José Prada perdeu uma oportunidade... 
Não acabo a frase para não ser outra vez pleonástico.

PS - Aos ocupantes do partido regional-cubano peço que levem um exemplar do jornal para entregarem ao visitante amanhã no beija-mão do aeroporto, não vá dar-se o caso de a carta aberta do Dr. Prada ter seguido por via marítima.

30 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, pelo menos o companheiro secretário-geral do PSD-M, Dr.José Prada, dá a cara na carta, já o senhor faltou-lhe os t******...
Ainda uma pergunta , enquanto madeirense não acha que as questões levantadas são de interesse regional e que o Sr. Costa (perdedor das ultimas eleições legislativas nacionais) deveria responder enquanto PM?

Tenha vergonha senhor e veja o que escreve.

Vamos embora PSD, vamos embora Madeira, essas bandeiras no ar!!

Anónimo disse...

É isso mesmo... VAMOS PELA NOSSA AUTÓNOMIA PELO ORGULHO EM SERMOS MADEIRENSES... Bandeiras no ar
Voto PPD/PSD-M

Anónimo disse...

O Prada a se fazer aquilo que não é. Mas aqui com o ADN tipo Vilão que é quando lhe dão as chaves da casa de banho o mesmo não as querer utilizar e desejar outras melhores.
Tu também já fostes.
Agora já não fala do Savoy ou será que a avença do concorrente terminou há muito tempo.

Anónimo disse...

Este está a se transformar num bom Bomboteiro ao mandar a corda para o Costa para lhe enviar a Saca cheia de dinheiro.
Este PSD está como o Titanic pois em Setembro vão ao fundo de vez e todo o Madeirense Responsável NÃO vota Albuquerque para Presidente.
Eu ao contrário de há 4 anos não voto PSD e sendo assim como tiveram maioria por escassos 14 votos agora e somente comigo seria por 13 só que muita gente pensa igual e vão retirar o tapete a esta camarilha.

Anónimo disse...

Tudo muito bem Sr Calisto. Apenas um reparo. Chamar simpático ao Picareta? Pior do que isso era se o Nacional não descesse.

Anónimo disse...

Caro Calisto. Acho que todas as oportunidades são poucas para relembrar àquele sujeito, e aos seus lacaios locais, o cerco que ele inflige à Madeira na tentativa de nos impor um Prof. Mentiras. Não acho que abrir Na seja o mais relevante, mas respeito à sua opinião. O que não podemos é pactuar com sessões de insulto à Autonomia e aos madeirenses como aconteceu na TVI.

Anónimo disse...

Dr. Prada não perca tempo! Do outro lado do Atlântico ninguém leva a sério o PSD Madeira , vá arrumando as coisinhas Setembro vem aí.....

Anónimo disse...

O Costa que responda às perguntas. E resolva o que é da sua competência.

Anónimo disse...

Mas, o Cafôfo não tinha resolvido estas contingências com o célebre murro na mesa.

Anónimo disse...

Grande Prada, vamos em frente. Nunca se viu a maquina laranja tão bem afinada, o melão do rui abreu nem passa na ponte do facil! Agora sim, temos partido, temos vitória. Viva o PPD, viva a nossa Madeira!

Anónimo disse...

Vota em quem ? No cafofo? Nos socialistas que tanto têm prejudicado a nossa região?
Muito bem Prada, eu voto Miguel Albuquerque, eu voto PPD/PSD-Madeira!

Anónimo disse...

Carissimo Calisto, quem o ouve até parece que não é madeirense e que voltou a ser empregado dos Blandy's como o ricardo Oliveira, pois perdeu uma bela opurtunidade de ficar calado.
Subscrevo todas as palavras do nosso secretário-geral, muito bom! Carrega PSD!

Anónimo disse...

E afinal custa mesmo a perceber o que é uma carta aberta.
Estamos entendidos.

Miguel Campos disse...

Certamente como indivíduo avisado já adquiriu um genuflexório para receber os seus chefes vindos do outro lado.

Miguel Campos disse...

Certamente como indivíduo avisado já adquiriu um genuflexório para receber os seus chefes vindos do outro lado.

Anónimo disse...

Em Santana, onde o drº Prada tem as suas raízes há uns cachorrinhos rafeiros, que quando vêem um cachorro de grande porte, tipo pastor alemão começam a barafustar e a ladrar com raiva como se pudessem fazer frente a um animal de grande porte! Só que geralmente os cães grandes nem lhes passam cartão, caso contrário o rafeirinho ficava num oito! Assim me parece o drº José Prada a mostrar os dentes ao António Costa! Sem desprimor para os cachorros penso que Costa nem lhe vai ligar nenhuma! É a vida!

Anónimo disse...

Ò raios, não são todos amigos e camaradas?

Anónimo disse...

E esta Calisto?
Uma opinião legítima do editor deste blog e já surgem estas aves de arribação a se insurgir.
E batem palmas quando há borrasca para os lados do Cafôfo, Barreto, JPP e outros.
Já agora, onde andavam estes antes de 2015, quando por aqui, se discutia os excessos do jardinismo e a passividade da oposição?
Se quiser ler notícias tendenciosa e de conotação política, vejo os matutinos regionais ou a RTP Sousa.

Anónimo disse...

Claro que sim, por isso que vamos ganhar. Mas o aziado/emproado do Rui abreu nao entra na equação por não ganhar nem um voto e por nem valer um voto ahahah

Anónimo disse...

Por acaso o Dr.Prada faz me lembrar o seu grande avô, o Sr. Alfredo Teixeira de Mendonça, um grande homem, humanista que cuidava de todos os santanenses como se fizesssem parte da família dele. Fico feliz, enquanto santanense, de ver que o Sr.Alfredo ensinou e bem os seus netos, grande homem, grande Dr Prada(o pai do CDS, a muhler D.Ana, o filho secretario geral do PSD e o seu filho- pessoas de bem)

Anónimo disse...

Em setembro o voto é PSD, quem vai afundar são os cubanos com o mentiroso, abaixo dos 20%

Anónimo disse...

Bom elogio de Prada! Prada é Prada! Até é um gajo porreiro! Só que lhe pedem umas "encomendas", e não sabe dizer não!E depois cai neste ridículo de querer estar ao mesmo patamar de António Costa! Se ao menos fosse o Albuquerque ou o Tranquada? Vá lá que não vá!

Anónimo disse...

Ó das 04:50, bem me parecia que eras um dos colonos da Madeira velha. Tanto falava da Madeira Velha e no entanto eram todos filhos de senhorios. Quem os ouve ainda pensa que os senhorios eram cubanos!

Anónimo disse...

Tranquada? Essa agr teve piada ahahahahahahha

Eu, O Santo disse...

A maioria dos comentadores (ou se calhar é só um, pois nestas coisas nunca se sabe) defende que Prada deve fazer mais do mesmo. Eu, como não gosto dos laranjas, até concordo com eles.

Anónimo disse...

Câncio,
Terás um partido em quem votar em setembro.
Todos os alucinados e desequilibrados estão-se reunindo à volta de um tal de PURP.

Anónimo disse...

O srº Alfredo Teixeira era o senhorio com muitas terras de uvas e vimes de Santana para São Jorge! A madeira velha no seu melhor com muitos colonos! Viva a Madeira Velha que AJJ tanto abominava!

Anónimo disse...

E o Sr José Prada será que foi disser ao Sr Costa que passados mais de 9 anos e que para o próximo mês bate o record dos Professores ultrapassando os 9A 4M 2D ainda não estão reconstruídos as Muralhas das Ribeiras junto ao Mercado e abaixo do Bazar do Povo tendo o Governo de Lisboa enviado o dinheiro para a sua reconstrução há... muito muito tempo e alguém ter papado o mesmo.
Será que é esta autonomia que estão a implementar aqui na Madeira em que apenas serve esta camarilha do PSD. Abaixo a corrupção e desvio de dinheiros públicos.

Anónimo disse...

O sr. Alfredo ganhou o seu dinheiro emigrado na Africa de Sul e em vez de ficar lá a enriquecer ainda mais , voltou e investiu em Santana, de louvar

Anónimo disse...

São assuntos que nunca serão repetitivos, enquanto não forem resolvidos. Parece haver uma agenda clara do António Costa para rebentar com a Madeira, e os murros na mesa dão-se agora e não depois das eleições, quando tudo são beijinhos e sorrisos.