Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de maio de 2019


Proteger a pesca contra os perigos da piscicultura


A candidatura do BE às Europeias 2019 realizou uma ação de campanha, na Ponta do Sol, destinada a alertar os madeirenses para os perigos da piscicultura e da necessidade de defender o ambiente, a segurança alimentar e o rendimento dos pescadores.

A piscicultura intensiva contamina e destrói os ecossistemas onde estão inseridos, prejudicando o desenvolvimento e a qualidade dos peixes selvagens, além de entrar em “conflito com a pesca local ao produzir peixe mais barato que o peixe selvagem capturado”. É necessário apoiar o emprego e o rendimento dos pescadores, pois ao contrário do apregoado, “o impacto na criação de emprego é muito reduzido, pelo contrário, levará à diminuição de emprego na sector da pesca”.


O que a Região necessita é de um produto saudável nas quantidades exigidas pelo mercado, num modelo de desenvolvimento sustentável, sem prejudicar o ambiente e a saúde humana. A piscicultura se não for informada e monitorizada cientificamente, não garante a segurança alimentar, sendo por isso fundamental a integração do setor acadêmico com o setor produtivo, por forma a combater esta ameaça ao ambiente e à saúde pública.

“A população local fica apenas com os efeitos negativos – o mar envenenado e perda de qualidade da paisagem.” 

Este tipo de empreendimento entra ainda em conflito com outras atividades económicas, como é o caso do sector turístico, dando um impacto claramente negativo aqueles que nos visitam, ao condicionarem o direito ao usufruto do mar e da paisagem local.

Por tudo isto, é necessário tomar medidas Europeias e o Bloco de Esquerda lá estará, para ir à luta lado a lado pelo que é de todos, ao fazer pressão para a criação de regras Europeias que evitem ou minimizem os efeitos adversos deste tipo de atividades, sempre na defesa do sector da pesca Regional e dos direitos de todos os que vivem do seu trabalho.

Apelamos assim à participação nas eleições europeias e ao voto no BE!

BE

4 comentários:

Anónimo disse...

Santa incongruêcia! Defende-se a pesca, destruido stocks e espécies, mas o problema é a aquacultura... Olhem, ide comer pedrinhas!

Anónimo disse...

Eu sei quem não come um único peixe de aquacultura, alimentados com rações que têm produtos que provocam cancro, como aconteceu com as "vacas loucas". Temos de ter uma alimentação natural. Assim como não come frangos injectados com hormonas, mas galinha caseira!

Anónimo disse...

Eu também conhecia quem comia tudo natural e morreu de cancro.

Anónimo disse...

São contra as explorações de aquicultura que são uma forma de salvaguardar a delapidação dos stocks pesqueiros, em risco, ameaçados pelo facto da pesca aos stocks existentes, ser insustentável. Serão os eleitores do BE todos vegetarianos?