Powered By Blogger

terça-feira, 21 de maio de 2019

Europeias 26-M




Rui Ferrão (BE) contra
a desertificação do Norte


A campanha do Bloco hoje deslocou-se a costa norte onde apontou as obras inúteis previstas para a frente mar de São Vicente, e a necessidade de combater o despovoamento é desertificação dos municípios do norte da ilha. 
Rui Ferrão afirmou que muitos milhões foram gastos em obras inúteis da responsabilidade do Governo Regional: marina do Lugar de Baixo, cota 500, Heliporto do porto Moniz, promenades marítimas. 
É desastroso o resultado destes investimentos, serviram para agravar a dívida e para enriquecer os de sempre; alimentou o caos urbanístico, sobretudo ao longo da orla costeira e dos cursos de água; deixou um pesado encargo financeiro na manutenção; destroi o ambiente e torna artificial a paisagem, o principal ativo do turismo; criam emprego de curto prazo, quando o que interessa é emprego duradouro.
O poder público regional fecha os olhos à ganância dos privados - especuladores imobiliários que ocupam todo o espaço disponível, enriquecendo-os, com prejuízo para a comunidade e ambiente. ‘ 
Há que defender o interesse público que está a acima dos lucros imediatos de alguns. 
Para combater a desertificação dos concelhos do Norte da ilha será necessário atrair investimento que crie emprego. 
Defendemos a concessão de benefícios fiscais às atividades que se instalem nestes concelhos e a manutenção dos serviços públicos (escolas, centros de saúde, CTT,...). 
É preciso diversificar as atividades económicas não aumentar ainda mais a nossa dependência do turismo - uma espécie de monocultura.
O exemplo do investimento (de mais 1,1 milhões), anunciado para o Parque Temático de Santana é insistir num falhanço deste projeto. Os turistas querem ver o original o que é autentico e não cópias descontextualizadas.
O Investimento a fazer é na criação de emprego e nos serviços públicos para reduzir a pobreza, e criar perspectivas de futuro para que os jovens não sejam forçados à emigração.
Votar no Bloco é estar na primeira linha da defesa do trabalho com direitos, dos serviços públicos, do Ambiente e no combate às alterações climáticas.

BE

Sem comentários: